Projeto Lapassion

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 17 dez 2021 15:25 Data de Atualização: 17 dez 2021 15:32

Enquanto nossos programas de intercâmbio ainda não voltam a acontecer de forma presencial em função da pandemia, seguimos proporcionando aos alunos a oportunidade de viver esta experiência de modo virtual. Vejam os relatos que recebemos de dois estudantes que participaram do projeto Lapassion (Latin-America Practices and Soft Skills for a Innovation Oriented Network).

____________________________________________________________________________________

Relato de Herbert Marçal Rodrigues | aluno do curso de Robótica Básica do Câmpus Itajaí

O projeto tinha como finalidade a apresentação de ideias inovadoras para criar produtos/processos/serviços. Os alunos foram separados em grupos, o meu continha 7 membros de 3 países distintos: Chile, Portugal e Espanha. A interação foi feita totalmente em inglês, e no meu caso foi a primeira vez que conversei em inglês fora do meu curso, no entanto tudo ocorreu bem e foi divertido.

Decidimos em grupo que pegaríamos o Projeto Santa Casa de Pelotas, que abordava o desenvolvimento de uma ferramenta digital para interatividade entre hospital e paciente, com objetivo de manter um canal de comunicação digital entre os servidores do hospital e os pacientes em tratamento de longa permanência.

Ao longo dos dias fomos tendo diversas reuniões do grupo e decidindo a divisão de tarefas. Eu fui responsável pelo desenvolvimento do design do aplicativo (App) e os resultados esperados foram atingidos com sucesso, principalmente no que se refere ao desenvolvimento do App.

Relato de Fellipe Carvalho Araújo Costa | aluno do curso de Engenharia Eletrônica do Câmpus Florianópolis.

O Lapassion é uma ótima oportunidade para se comunicar com diversas pessoas e culturas. Durante o curso foram propostos temas interessantes para debate e que depois se transformaram em projetos divididos em equipes. O que faz com que você desenvolva novas habilidades, com o auxílio de um mentor.

No projeto, havia estudantes do Brasil, Uruguai, Chile, Índia e outros países, todos conectados e trabalhando de forma remota. Encontramos algumas dificuldades de fuso horário, visto que tínhamos que de alguma forma estarmos presentes para desenvolver o projeto, e assim foram 2 meses de contato direto com o grupo.

Os pontos mais positivos foram: conhecer novas pessoas, continuar praticando o inglês e o espanhol e ter a mente aberta para ter novas inspirações e outra visão de mundo. Foi muito boa a experiência!

BLOG DOS INTERCAMBISTAS BLOGS