Voltar Consup, eventos e reuniões

Consup, eventos e reuniões

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 29 mar 2019 17:13 Data de Atualização: 29 mar 2019 17:32

Olá!

Começamos a semana com mais uma reunião do Conselho Superior, o Consup, que é nosso órgão máximo e deliberativo, realizada na segunda.

Ficou decidido que o processo eleitoral para escolha dos membros do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão, nosso Cepe, e do Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas, o CDP, terá edital conjunto a ser lançado em 22 de abril. O período de inscrições de candidatos será de 29 de abril a 10 de maio e a eleição está prevista para os dias 10 e 11 de junho.

Na pauta, também tratamos do nosso plano anual de trabalho, do regimento do Comitê Gestor de Assistência Estudantil e do Regulamento Didático-Pedagógico dos cursos de pós-graduação lato sensu - tema que não foi finalizado, ficando sua aprovação final para próxima reunião, que será dia 22 de abril. Outros pontos também não foram abordados por falta de tempo.

Como sempre, a reunião do Consup foi transmitida pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.

Reditec

Na terça-feira, a Comissão Organizadora da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, a Reditec, fez mais uma reunião. O evento será de 9 a 13 de setembro em Florianópolis e está sendo organizado pelo IFSC junto com o IFC.

Na próxima semana, eu e a reitora do IFC, a professora Sônia Fernandes, temos uma reunião na Secretaria de Educação Profissional do MEC, a Setec, para tratar do evento. A previsão é que na próxima reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – o Conif -, que será realizada de 9 a 11 de abril em Maceió, a programação da Reditec 2019 seja lançada.

Reuniões no Norte

Na quarta e na quinta-feira, estive na região Norte do nosso estado. Realizei reuniões com grandes empresas, como a WEG e a Whirlpool, para tratar de possíveis parcerias com nosso polo de inovação da Embrapii.

Também participei de reuniões com alunos e servidores dos câmpus Jaraguá do Sul-Centro e Jaraguá do Sul-Rau. Falei sobre os desafios da instituição para este ano, abordei questões econômicas e de funcionamento da instituição, como a participação dos alunos nos diversos órgãos colegiados.

Na reunião no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, comentei sobre a realização de obras e a cessão do Cedup - em Guaramirim - para o IFSC, que depende da análise do novo governo estadual. No Câmpus Jaraguá do Sul - Rau o andamento das obras do novo bloco também foi um assunto abordado. Também tratamos sobre os recursos da assistência estudantil e alimentação escolar.

Outros assuntos

- Encontro EPE: Na quarta e na quinta-feira, tivemos mais um encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão no IFSC, em que os servidores que atuam nas áreas em todos os câmpus e na Reitoria se reúnem para compartilhar experiências e refletir sobre o que temos feito e como melhorar. Na abertura do evento, comentei sobre a alteração que teremos que fazer na resolução que trata das atividades docentes – conforme já comentei aqui no blog – e mais uma vez reforcei a necessidade de pensarmos na flexibilidade de nossos currículos. Não queremos ser apenas um título para os trabalhadores, mas sim transformar a sua vida por meio de uma formação completa em que a integração de ensino, pesquisa e extensão é fundamental. Na programação do evento também teve o encontro dos nossos Núcleos de Educação a Distância, os Neads, um importante momento para nossa EaD, que neste ano completa 20 anos de atividades no nosso Instituto, sendo que nosso Centro de Referência em Formação e Educação a Distância – o Cerfead – completa cinco anos. A data foi lembrada na abertura com a exibição de um vídeo produzido pela IFSCTV.

- Inauguração do LabTa: Agora de tarde tivemos a inauguração oficial do Laboratório de Tecnologia Assistiva do IFSC, o Labta, que funciona dentro do nosso Câmpus Palhoça Bilíngue e tem como objetivo atender estudantes do IFSC que tenham deficiências múltiplas. É uma grande conquista, uma vez que promover a inclusão faz parte da nossa missão e este laboratório é um grande passo nesse sentido. Compartilho aqui um vídeo da IFSCTV sobre o projeto.

E hoje no final do dia ainda vou participar das formaturas do Câmpus Florianópolis-Continente, celebrando com nossos formandos mais esta etapa vencida e desejando sucesso em suas trajetórias, feliz por termos feito parte de suas histórias.

Até mais!

BLOG DA REITORA BLOGS