Voltar Conif e mobilização em defesa da educação pública

Conif e mobilização em defesa da educação pública

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 10 mai 2019 17:37 Data de Atualização: 10 mai 2019 18:16

Olá!

Passei a maior parte da semana em Brasília, onde ocorreu a partir de terça-feira a reunião do  Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, órgão que reúne os reitores de todos os institutos federais. Dado o bloqueio de recursos anunciado no final de abril pelo Ministério da Educação, que já abordei aqui e que vem repercutindo muito nos últimos dias, todos estamos muito organizados e mobilizados com argumentações consistentes para reverter esse quadro.

Durante a reunião, tivemos a oportunidade de conversar duas vezes com o novo secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Antunes Culau, que está no cargo há menos de um mês. Ele foi diplomático e disse que o que eles chamam de "contingenciamento" de recursos pode ser revertido. Mas os reitores manifestaram sua preocupação de forma muito clara e veemente, pois os impactos para os nossos alunos serão muito fortes. Eu salientei que o volume de recursos cortados surpreendeu a todos - nós no IFSC estávamos trabalhando com uma previsão de 20% de recursos a menos. Entendemos a situação delicada da economia brasileira, mas na nossa visão essa medida atinge um dos pilares do desenvolvimento, que é a educação, e tira a oportunidade de o país melhorar.

Na terça-feira o ministro da Educação, Abraham Weintraub, esteve na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, e mesmo reunidos no Conif acompanhamos a reunião pela internet. Observamos que o ministro também afirmou que os cortes são reversíveis, o que nos motiva a fortalecer nossa mobilização.

A reunião do Conif trouxe dois resultados importantes. Participamos da reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que tem como prioridade reverter o corte de gastos. Uma frente parlamentar é algo muito significativo, já que esse tipo de organização pluripartidária costuma ser organizada no Congresso Nacional quando há necessidade de discussão de temas de interesse da sociedade. Na Frente Parlamentar de Defesa dos IFs estão participando também representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), do Sinasefe e da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet).

A outra ação importante na reunião do Conif foi a divulgação da nota oficial manifestando publicamente a posição do órgão em relação ao bloqueio do orçamento. A nota traz informações sobre a relevância social e os resultados de excelência dos institutos federais, reafirmando a necessidade de diálogo para que alunos, servidores e a sociedade não sejam prejudicados com a medida. Leia a íntegra aqui.

Abraço aos Institutos Federais e mobilizações

No Conif decidimos por uma agenda nacional, na próxima segunda-feira, dia 13, em defesa da Rede Federal. Todos os nossos alunos, servidores e comunidade são convidados a se reunir em um grande abraço nos nossos câmpus. Será um "abraçaço" pelos institutos no Brasil inteiro! Nossa orientação é que cada câmpus organize sua mobilização para os horários das 9h30, 15h20 e 19h. Será uma grande manifestação de carinho, união e força pelos nossos institutos!

Será a sequência de um estado de mobilização que já é presente desde o anúncio do corte. Na segunda-feira, dia 6 de maio, atendendo organização espontânea dos alunos, vários câmpus já tiveram momentos de manifestação em defesa dos IFs. Na Reitoria os servidores também externaram sua preocupação, vestindo preto em sinal de protesto.

Transparência

Como gestora, tenho procurado prestar informações à comunidade de forma transparente. Uma das maneiras de fazer isso é por meio das entrevistas. Tenho atendido muitos profissionais da nossa imprensa, tanto em Florianópolis quanto durante os dias em Brasília, já que o assunto dos cortes nos recursos da educação está tendo grande repercussão nacional. Sempre deixo muito claro nas minhas falas que esse corte abrupto vai prejudicar de forma mais direta os nossos alunos e vai também ter grande impacto na sociedade. O contato com a mídia é muito importante para que as informações de interesse público cheguem às pessoas de forma correta, clara e precisa e estamos sempre abertos para esses esclarecimentos.

Agenda no Congresso

Aproveitei minha presença em Brasília e fizemos, eu e a reitora do Instituto Federal Catarinense, Sônia Fernandes, uma agenda com deputados e senadores, para mobilizá-los em defesa dos Institutos do nosso Estado. Todos os parlamentares visitados foram sensíveis a nossa causa e se comprometeram também em trabalhar para que o governo federal reveja essa situação que é muito drástica para a educação pública federal.

Outros assuntos

Código do aluno - Representantes dos nossos estudantes estiveram na Reitoria na quinta e na sexta-feira propondo alterações ao Código de Conduta dos alunos, que está em elaboração. Conversei com eles e vejo como é fundamental a participação dos estudantes na vida e nos processos da instituição.

Quero concluir hoje dando um parabéns muito especial a todas as mães! A data dedicada a elas é cheia de simbolismos, mas principalmente de amor e carinho. O mundo precisa cada vez mais da ternura das mães!

Até semana que vem!

BLOG DA REITORA BLOGS