Voltar Audiência pública, Codir e reuniões

Audiência pública, Codir e reuniões

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 24 mai 2019 15:26 Data de Atualização: 24 mai 2019 15:51

Olá!

Comecei a semana participando de uma audiência pública, proposta pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O evento foi realizado na segunda-feira no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Junto comigo, estavam o reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, e, representando a reitora do IFC, o diretor-geral do Câmpus Camboriú, Rogério Luís Kerber.

O objetivo da audiência foi mostrar a situação das instituições federais de Santa Catarina diante do bloqueio orçamentário imposto pelo Governo Federal e levantar demandas a serem entregues para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em reunião da Comissão de Educação. Apresentamos um pouco de cada instituição e mostramos o impacto do bloqueio no nosso orçamento.

No caso do IFSC, como já divulgamos em nota oficial, R$ 23 milhões dos R$ 78 milhões do orçamento para este ano estão bloqueados, sendo que R$ 20 milhões são para gastos com ações de custeio como água, luz, contratos terceirizados de limpeza e vigilância, insumos para aulas práticas e demais necessidades básicas para funcionamento. Tenho dito que é uma situação drástica que, se concretizada, inviabiliza nosso funcionamento. Três parlamentares catarinenses que atuam no Congresso Nacional participaram do evento. O deputado Pedro Uczai mediou o evento por ser representante de Santa Catarina na Comissão de Educação e autor da proposta para a realização do seminário. Também compuseram a mesa o deputado Rodrigo Coelho e o senador Esperidião Amin.

A plateia também pôde se manifestar e, ao final do evento, o deputado Pedro Uczai levantou os pontos de comum acordo, que foram organizados num documento intitulado a Carta de Florianópolis, entregue ao ministro.

Codir

Na segunda-feira, tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, que reúne os diretores-gerais dos nossos câmpus. Tratamos dos cortes orçamentários, fizemos uma análise do contexto e discutimos nossa posição institucional de manter as atividades e não cortar o que tem impacto nas aulas e nos estudantes. Estamos analisando os cenários, mas com o cuidado de não tomar decisões que possam impactar negativamente na aprendizagem dos nossos estudantes.

Também tivemos a apreciação da resolução de capacitação, em que discutimos o planejamento das ações e a diferenciação entre capacitação e participação em eventos de pesquisa - em que são usados recursos de apoio ao pesquisador. As diretrizes discutidas no Codir agora vão ao Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) para encaminhamentos da regulamentação dessas ações. Importante destacar que essa organização é importante tanto para a isonomia entre os servidores como para o planejamento institucional.

Tratamos ainda do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional e aprovamos a última etapa do Plano de Oferta de Cursos e Vagas, onde as propostas de 11 câmpus foram analisadas para compor nosso planejamento 2020/2024.

Como sempre, a reunião foi transmitida pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.

Reditec

Tivemos uma reunião no nosso Câmpus Florianópolis-Continente para apresentar e discutir com a comunidade a possibilidade de realizar a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) com a participação do câmpus. Como já divulgamos, a organização do evento deste ano está sendo feita pelo IFSC e pelo IFC. A Reditec 2019 será realizada de 9 a 13 de setembro em Florianópolis.

Estamos trabalhando para conseguir viabilizar o evento com todos os desafios que o contexto atual apresenta. Para isso, fui a Brasília na quarta-feira para reunião com o secretário da Secretaria de Educação Profissional do MEC, a Setec, em que apresentei as necessidades que temos para a realização da Reditec.

Outros assuntos:

- Assistência Estudantil: Na quinta-feira, tivemos mas uma reunião do nosso Comitê Gestor de Assistência Estudantil em que foram apresentadas as prestações de contas de 2018, a execução de 2019 e a proposta de planejamento para 2020. Destaco a participação dos alunos e representantes dos núcleos pedagógicos dos câmpus, que sempre trazem importantes análises e demandas.

- Projetos: Nesta quinta, estive com alunos do Câmpus Florianópolis para tratar dos projetos em andamento - como os da robótica, do carro elétrico e do barco solar – e foi um momento muito legal para conhecer os projetos e as necessidades que eles têm para continuarmos avançando.

E hoje pela manhã participei das reuniões dos conselhos do Senai e da Fapesc. Na Fapesc foi a primeira reunião anual, com apresentação da nova equipe e novo Conselho Superior, no qual atuo agora como conselheira titular na representação das instituições federais de educação pública.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS