Voltar Codir, Jifsc e Conif

Codir, Jifsc e Conif

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 14 jun 2019 14:52 Data de Atualização: 14 jun 2019 15:55

Olá!
Tivemos uma semana movimentada com a realização dos nossos jogos, o Jifsc, e de reuniões.

Começamos a semana com mais uma reunião do nosso Colégio de Dirigentes, o Codir, que reúne os diretores-gerais dos nossos 22 câmpus. Fizemos a reunião no Câmpus Gaspar em função da realização dos jogos em Blumenau.

Aprovamos o calendário de ingresso 2020.1. Portanto, quem quiser estudar em nosso instituto no ano que vem já pode se programar com os períodos de inscrições disponibilizados aqui.

A nossa Diretoria de Assuntos Estudantis também fez a prestação de contas do recurso da assistência estudantil em 2018 e apresentou a execução de 2019. Destaco o uso do recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Ano passado, conseguimos avançar com 15 câmpus implantando o programa e, em 2019, todos devem implantar e oferecer lanche para os estudantes dos cursos técnicos. Um grande avanço para o IFSC a implantação do PNAE, com incremento de recursos da assistência estudantil.

Como sempre, a reunião do Codir foi transmitida ao vivo pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.

JIFSC

Na segunda de tarde, participei da abertura da oitava edição dos Jogos do IFSC, conhecido como Jifsc. Até quarta-feira, foram realizados os jogos para nossos alunos dos cursos técnicos integrados no Complexo Esportivo do Sesi de Blumenau.

Os jogos são um momento de grande integração para os nossos estudantes! É muito contagiante ver a alegria e a animação deles.

Parabenizo a toda equipe de servidores que trabalhou muito para viabilizar esse momento que os alunos amam e a gente também. Entendemos que a prática de esporte, além de ser muito benéfica para a saúde, traz muitos ensinamentos sobre persistência e espírito de equipe e que nos ajudam na formação cidadã dos nossos estudantes.

Nos dias 6 e 7 de julho, teremos os jogos para os cursos gerais no Câmpus Florianópolis. Estaremos lá junto com o mascote do Jifsc, o Jifscão.

Conif

Na terça viajei para Brasília onde permaneci até ontem para mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Na pauta, discutimos a situação da Rede Federal perante o bloqueio orçamentário e o orçamento para 2020.

Participamos da audiência pública “Contingenciamento dos recursos das Universidades Brasileiras e dos Institutos Federais de Ensino e suas consequências”, promovida por comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha os trabalhos do Ministério da Educação. Defendemos mais uma vez a reversão do contexto atual de limitação orçamentária.

Acompanhamos o anúncio do desbloqueio de R$ 1 bilhão para a educação pública e de R$ 330 milhões para bolsas de pesquisa científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Seguimos na expectativa de que o bloqueio seja revertido para nos permitir seguir com as ofertas de cursos e a realização dos projetos que temos.

Tivemos a presença de dirigentes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a Setec, na reunião, onde foi divulgado que, até o fim deste mês, será emitida portaria que tratará do remanejamento de códigos de vagas nas unidades. O documento que estabelece as diretrizes gerais para a regulamentação das atividades docentes na Rede Federal, portaria 17/2016, está em análise pela secretaria, mas ainda não temos sinalização para alterações. O IFSC está no processo de adequação à portaria que já foi analisada pelo CEPE e deve seguir para apreciação no Consup.

Também falamos sobre a Reditec 2019, que é a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Neste ano, o evento está sendo organizado pelo IFSC e pelo IFC, os dois institutos federais de SC, e será realizado de 9 a 13 de setembro em Florianópolis.

O evento é destinado aos reitores, pró-reitores, diretores-gerais de câmpus e membros dos órgãos de assessoramento das câmaras temáticas do Conif. As inscrições serão abertas na próxima semana.

Outros assuntos:

- Posse: hoje de manhã tivemos a posse em Gabinete de três novos servidores. Desejo boas-vindas ao Alisson, Daniel e Guilherme, que vão atuar nos câmpus São Carlos, São Lourenço do Oeste e Itajaí.

- Jornada de Radiologia: estive hoje pela manhã na abertura da 7ª Jornada Catarinense de Radiologia e 1º Simpósio de Enfermagem Radiológica, importante evento organizado por servidores e alunos do Câmpus Florianópolis. Parabéns a todos que organizaram esse momento importante de debates e aprendizados.

E só queria lembrar que, na segunda, terminam as inscrições para nossos cursos técnicos e voltados à educação de jovens e adultos. Temos 2,3 mil vagas em 18 câmpus. Todas as informações estão no nosso site.

Até mais!

BLOG DA REITORA BLOGS