Eventos e reuniões

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 19 jun 2019 14:56 Data de Atualização: 19 jun 2019 15:04

Olá!

Esta semana está sendo mais curta por causa do feriado e por isso estou publicando o blog hoje.

Queria começar falando de uma reunião que tivemos na sexta passada, no final do dia, e que acabou não entrando no post anterior. Conseguimos uma agenda com o deputado federal Hélio Costa para solicitar apoio na construção de um novo prédio no Câmpus Florianópolis para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. Hoje temos um grande número de projetos em andamento com espaço físico reduzido para todos eles.

O deputado nos sinalizou de maneira bem positiva e disse ser possível destinar uma emenda parlamentar no ano que vem para este projeto que beneficiará nossos alunos, servidores e, principalmente, a comunidade. Já estamos fazendo os encaminhamentos para formalizar o compromisso na expectativa de podermos ampliar nossa estrutura e melhorar ainda mais nossa atuação na pesquisa e na extensão.

Eventos

Na segunda-feira, participei da abertura do Fórum dos Mestrados e Doutorados Profissionais da Região Sul, que foi realizado no nosso Câmpus Florianópolis-Continente. Os participantes discutiram sobre formas de financiamento e de avaliação para os programas. No IFSC, só temos no momento mestrados profissionais, até pela nossa identidade.

Na minha fala, destaquei a necessidade de termos critérios de avaliação diferenciados para os mestrados profissionais em relação aos mestrados acadêmicos. Precisamos enaltecer nossos resultados que são mais práticos e vão além de um artigo acadêmico, por exemplo, com aplicações e retornos mais imediatos para a sociedade.

Na terça-feira, participei da abertura do Seminário Gastronomia e Sustentabilidade: Perspectivas e Desafios da utilização de alimentos agroecológicos e da biodiversidade brasileira na gastronomia, realizado pela turma da quinta fase do curso de Gastronomia do Câmpus Florianópolis - Continente e pelo Núcleo de Estudos de Gastronomia. É uma temática muito importante em nível global e é muito bacana saber que estamos contribuindo para essas discussões e, com certeza, avançando na sustentabilidade e contribuindo para o desenvolvimento regional. Foi muito legal também perceber a articulação entre os câmpus Florianópolis - Continente, Lages e Urupema.

Outros assuntos:

- Carro Elétrico: Na segunda de tarde, estive no Tribunal de Contas do Estado com professores do Câmpus Florianópolis envolvidos no projeto de carro elétrico. A ideia é estabelecer parcerias com órgãos públicos para, a partir do projeto de pesquisa, converter carros tradicionais, com motor por combustão, em carros elétricos, para pesquisar a viabilidade financeira e técnica desse projeto. Fizemos este contato para estabelecermos um convênio com o TCE e também conversar sobre as possibilidades de financiamento do projeto.

- Arraiá da Reitoria: Ontem de tarde, tivemos um momento de integração entre os servidores da Reitoria com a realização do nosso tradicional arraiá. Vários câmpus também já estão fazendo suas festas juninas. Foi um momento muito legal de confraternizar entre colegas e amigos e de fortalecer esses laços.

-Reunião UCES: Na segunda, recebemos para uma reunião com a diretora de Assuntos Estudantis, Girlane Bondan, os representantes da União Catarinense dos Estudantes Secundaristas, Ketheryn Nathally Fistarol e Luiz Otavio Barandina da Silva, para tratar da organização estudantil, os eventos e a importância da mobilização deles em defesa da educação pública.

- Cursos de Qualificação: Na segunda-feira, abrimos mais um período de inscrições para nossos cursos de qualificação. Desta vez, temos mais de 5 mil vagas em 24 cidades de SC, além de opções de cursos a distância por meio do nosso Cerfead. As inscrições terminam em 14 de julho e todas as informações estão no nosso site. Nos ajudem a divulgar, pois são muitas oportunidades abertas!

Um bom feriado e até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS