Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Codir, Frente Parlamentar e Reditec

Codir, Frente Parlamentar e Reditec

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 12 jul 2019 16:59 Data de Atualização: 12 jul 2019 17:09

Olá!

Começamos a semana com mais uma reunião do Colégio de Dirigentes, o Codir, que reúne nossos diretores-gerais de todos os câmpus. Na pauta, aprovamos o calendário de ingresso para 2020.2 e também o calendário acadêmico 2020, que segue para ajustes nos câmpus e depois para aprovação no Conselho Superior. Também tivemos apresentação do novo Edital para Credenciamento de Laboratórios Prestadores de Serviços Técnicos Especializados, importante atuação do IFSC em articulação com a comunidade.

Como sempre a reunião foi transmitida pela IFSCTV e outros assuntos importantes na pauta podem ser conferidos na gravação, disponível aqui. 

Frente Parlamentar

Na quarta-feira, estive na Assembléia Legislativa de SC, a Alesc, para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico e Profissionalizante. O objetivo da Frente é defender e fortalecer o ensino técnico e profissionalizante no Estado, bem como propor e analisar programas que disciplinem todas as questões referentes ao assunto. 

Trata-se de uma iniciativa muito importante do nosso estado! O secretário estadual da Educação, Natalino Uggioni, também esteve presente. 

Na minha fala, destaquei que precisamos nos unir para sermos mais fortes e, acima de tudo, valorizar o profissional que se forma no curso técnico. Defendemos tanto o ensino técnico, mas precisamos reconhecer o egresso do curso. Este profissional é fundamental para o desenvolvimento do nosso país e, atualmente, há muita demanda por técnicos. Só que é preciso pensar em cadeia, de forma que a remuneração do profissional esteja alinhada com o seu importante papel.

Reditec

Ontem e hoje estou envolvida em reuniões de organização da Reditec, a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Como já divulgamos, a 43ª edição do evento será realizada de 9 a 13 de setembro, aqui em Florianópolis, e o IFSC e o IFC são os responsáveis pela organização.

Recebemos o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, assim como o secretário executivo, Alexandre Bahia, e uma equipe de servidores do IFSC e IFC, para discutir a programação e outros detalhes importantes do evento. 

Diante da crise orçamentária que estamos enfrentando, o evento todo está sendo redimensionado. Ao invés de ser realizado em centro de eventos, utilizaremos os espaços da Reitoria e do nosso Câmpus Florianópolis-Continente. Também não devemos ter, desta vez, palestrantes que possam necessitar de muitos recursos em tradução e deslocamentos. O evento foi mantido, pois entendemos que é um importante momento de integração, mobilização e discussão, inclusive de estratégias para enfrentarmos juntos o atual contexto.

O evento é destinado aos reitores, pró-reitores, diretores-gerais de câmpus e membros dos órgãos de assessoramento das câmaras temáticas do Conif. As inscrições estão abertas até 16 de agosto.

Aproveitando o recesso escolar, nas próximas duas semanas estarei de férias e, por isso, não teremos publicações por aqui.

Até mais!

BLOG DA REITORA BLOGS