Conif e Orçamento

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 05 jul 2019 16:06 Data de Atualização: 06 jul 2019 09:06

Olá!

Passei a semana em Brasília participando de mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif.

Logo na abertura da reunião, tivemos a assinatura do acordo de cooperação entre o Conif e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. A intenção é democratizar e ampliar o acesso de estudantes e produtores rurais a pesquisas, publicações e tecnologias.

Além do acesso às plataformas de conhecimento da Embrapa, os estudantes e professores da Rede Federal também poderão conhecer e estudar quase 200 espécies vegetais que foram melhoradas geneticamente. A parceria prevê ainda a instalação de 10 Unidades de Referência Tecnológica em instituições associadas ao Conif.

Na reunião, tivemos também a presença do diretor substituto da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, a Setec, Weber Tavares da Silva Júnior, que anunciou que serão disponibilizados cerca de R$ 100 milhões para que as obras em andamento da Rede Federal sejam concluídas nos próximos meses. Para o IFSC, isso é um sinal positivo para que possamos retomar a construção dos novos blocos dos câmpus Criciúma e Jaraguá do Sul-Rau.

As obras estão paradas desde que a empresa que ganhou a licitação abandonou os trabalhos, o que já está sendo resolvido em termos legais. De toda forma, só tínhamos uma parte de recursos liberados para essas obras e agora, com este anúncio, esperamos poder receber o que falta para retomar as construções com a segunda empresa colocada no processo.

Orçamento

Em relação ao orçamento, solicitamos à Setec a liberação de mais cota de empenho, em julho ainda, para que possamos garantir o funcionamento do segundo semestre, uma vez que só temos até o momento 48% da cota liberada. Como já mencionei anteriormente, nossa expectativa é que, no máximo em agosto, o Governo Federal faça uma análise e comece a desbloquear os recursos orçamentários das instituições.

Aprovamos a proposta de matriz orçamentária do Conif para 2020 que agora será negociada com o MEC. A matriz está pautada no número de matrículas e no reajuste pela inflação. Conseguimos incluir a assistência estudantil também para os cursos de qualificação, o que será bom para nossos alunos.

Em relação aos Jogos Nacionais dos Institutos Federais, o JIF Nacional, foi decidido que, diante do cenário de bloqueio orçamentário, serão reduzidos os números de alunos participantes e de dias de competição. Os jogos serão em outubro, no Espírito Santo, e a Comissão Nacional que está organizando o evento irá estabelecer os critérios para a participação das delegações dos institutos considerando esse novo cenário.

Reunião na Setec

Na Setec também tivemos uma reunião com o diretor substituto da DDR Weber Tavares da Silva Júnior, a diretora do Câmpus Palhoça Bilíngue Carmem Beck e a chefe Depe Simone Lima da Silva para apresentar os resultados do Núcleo de Produção Bilíngue e pedir apoio para continuar o projeto de produção de aulas e materiais para alunos surdos. Tivemos a garantia de que a Setec vai apoiar o projeto!

Reunião com parlamentar

Aproveitei que estaria em Brasília para solicitar uma agenda com o deputado federal Rodrigo Coelho, representante de Santa Catarina na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. Solicitamos apoio do deputado à emenda parlamentar que garante um orçamento mínimo para o MEC no projeto de Lei Orçamentária 2020 igual ao deste ano. Felizmente, a emenda foi incluída pela comissão.

Também solicitamos ao deputado o apoio por meio de emendas parlamentares de bancada e individuais para projetos e obras do IFSC que possam melhorar nossa infraestrutura.

Outros assuntos:

- Polo Embrapii: Hoje de manhã estive no Câmpus Florianópolis, pois a direção da Embrapii veio até o IFSC para fazer uma auditoria no nosso polo - que está em processo de implantação. A auditoria faz parte do processo e é uma atividade de trabalho em que se verifica como está o andamento. Nosso polo está em seu segundo ano de implantação e até janeiro de 2021 deve ser finalizado esse período para entrar no período de consolidação. Foi muito boa a reunião e estamos focados nas metas que temos que atingir ainda esse ano. Coloquei à direção da Embrappi que o polo tem todo apoio do IFSC para sua institucionalização.

- Prêmio ODS: No último post, contei que ia participar do Prêmio ODS SC 2019 na categoria instituição de ensino, promovido pelo “Movimento Nacional ODS SC – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nosso projeto “Acolhimento e inclusão social a refugiados e imigrantes”, do Câmpus Gaspar, foi o grande vencedor, na categoria instituição de ensino, que nos deixou muito orgulhosos!

- Transferências e Retornos: Nesta semana, abrimos o processo de transferência e retorno para nossos cursos. São 1,6 mil vagas em 21 câmpus. Vejam as informações no nosso site.

E neste final de semana teremos a segunda parte dos nossos jogos, o JIFSC. Agora será a vez dos alunos dos nossos cursos gerais. O evento será no Câmpus Florianópolis. Desejo a todos boas partidas e que o espírito esportivo pautado na colaboração, no coletivo e na diversão contagie a todos.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS