Eleições no IFSC

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 14 nov 2019 16:28 Data de Atualização: 14 nov 2019 17:43

Olá!

Vivemos na última quarta-feira a primeira etapa deste importante momento para a nossa instituição que foi o primeiro turno das eleições para a Reitoria e direção-geral de 21 dos nossos câmpus. Para o cargo de reitor, vão disputar o segundo turno os candidatos Gariba e André, e a comunidade de servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes é chamada para retornar às urnas novamente no dia 5 de dezembro.

Parabenizo os diretores-gerais eleitos em todos os câmpus:
Adriano Antunes Rodrigues (Araranguá)
Danielle Regina Ullrich (Caçador)
Joel José de Souza (Canoinhas)
Sandra Aparecida Agne(Chapecó)
Daniel Comin da Silva (Criciúma)
Zízimo Moreira Filho (Florianópolis)
Jane Parisenti (FLN-continente)
Micheline Sartori (Garopaba)
Ana Paula K. da Silveira (Gaspar)
Luís Fernando Pozas (Itajaí)
José Roberto Machado (Jaraguá do Sul-Centro)
Délcio Luís Demarchi (Jaraguá do Sul-Rau)
Maick da Silveira Viana (Joinville)
Vilson Heck Júnior (Lages)
Eliana Cristina Bär (Palhoça Bilíngue)
Raimundo José de Castro (São Carlos)
Tiago Semprebom (São José)
Diego Albino Martins (São Miguel do Oeste)
Henri Carlo Belan (Tubarão)
 Evelise Zerger (Urupema)
Ricardo Zanchett (Xanxerê)

Desejo a todos muito sucesso na gestão dessa instituição maravilhosa que é o IFSC.

O dia da eleição transcorreu num clima de cordialidade e segurança. Agradeço o trabalho incansável da Comissão Eleitoral Central e das comissões locais, que desempenharam com muito rigor e dedicação essa tarefa técnica e complexa.

Destaco que a coleta dos votos foi feita com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que garantiu segurança e integridade ao processo e agilidade na apuração. Muitos dos nossos estudantes, inclusive, tiveram a oportunidade de exercitar seu voto com a urna eletrônica pela primeira vez, e esse é apenas mais um aspecto educativo do nosso processo.

Lembro que o voto não é obrigatório, mas é necessário. Para o segundo turno, convido servidores e, muito especialmente, estudantes a conhecerem as propostas dos candidatos e a exercerem esse seu direito de escolha, que é um momento muito importante do processo democrático institucional.

Reunião
Na segunda-feira, tive reunião com o secretário de Estado da Educação, Natalino Ugoni, para tratar da cessão e doação do prédio da Escola de Educação Básica Rui Barbosa, em São Lourenço do Oeste. Estavam comigo a nossa pró-reitora de Administração, Aline Heinz Belo, e o pró-reitor de Ensino, Luiz Otávio Cabral. O secretário se comprometeu em agilizar o processo de cessão, inicialmente, porque com isso poderemos iniciar a reforma prevista, investindo R$ 2 milhões que recebemos de emendas parlamentares, como já contei na semana passada. Após a cessão, que é um trâmite do Governo do Estado, será encaminhado o processo de doação, via Assembleia Legislativa. Com a ampliação vamos poder incrementar muito nosso atendimento naquele câmpus, sendo que já utilizamos algumas salas da escola no período noturno para nossos cursos em São Lourenço. Destaco que com a doação e reforma, poderemos pleitear a transformação do câmpus, de avançado para pleno.

Também dialogamos com o secretário Natalino Ugoni sobre novas parcerias entre o IFSC e o Governo do Estado para a oferta de cursos técnicos concomitantes - em que as escolas estaduais ofertam a formação do Ensino Médio e o IFSC a formação técnica. Os nossos diretores vão fazer articulações necessárias para atender às demandas dos alunos da rede estadual, em especial no interior.

Energias renováveis
Recebi na Reitoria, na quarta pela manhã, representantes da Sociedade Alemã de Cooperação Internacional - que tem a sigla GIZ  - acompanhada do professor Rubipiara Cavalcante Fernandes, diretor do nosso polo Embrapii. Eles nos apresentaram propostas que poderemos implementar a partir de 2020, como a oferta de mais cursos na área de energia elétrica, que envolvem inovação nos currículos, instalação e manutenção de usinas fotovoltaicas e outras ideias que intensifiquem as nossas ações conjuntas. A GIZ é uma entidade alemã que atua com foco em energias renováveis e eficiência energética, com representação no Brasil, e já tem parcerias com o IFSC.

Outra novidade na área de energias renováveis é a destinação de R$ 1,238 milhão para a instalação de kits fotovoltaicos no Câmpus Florianópolis-Continente e na Reitoria. O Termo de Execução Descentralizada (TED) vem da Setec e conseguimos negociar com as empresas que venceram o pregão do IF Sul de Minas para adquirir os nossos kits, que vão gerar uma economia importante de energia elétrica para todo o IFSC. Já temos usinas fotovoltaicas instaladas nos câmpus Criciúma, Jaraguá do Sul-Rau e Florianópolis e os resultados são muito expressivos.

Investimentos
Tivemos esta semana a confirmação da liberação do nosso Termo de Execução Descentralizado - TED, com os seguintes valores:

• R$ 69.800,59 para Araranguá
  • R$ 60.021,44 para Caçador
  • R$ 224.121,38 para Florianópolis-Continente
  • R$ 103.287,58 para Jaraguá do Sul-Rau
  • R$ 60.536,56 para São Lourenço do Oeste
  • R$ 55.738,87 para Tubarão
  • R$ 145.519,25 para Xanxerê
  • R$ 53.996,00 para a Reitoria

Totalizando mais de 770 mil de investimentos para o IFSC.

Estamos aguardando ainda a liberação, pelo MEC, de todo nosso orçamento de investimento, o que deve acontecer semana que vem, e estamos preparados para finalizar o ano com uma boa execução, apesar do contexto difícil que vivenciamos!

Como nesta sexta-feira será feriado da Proclamação da República, antecipamos a publicação do blog. Desejo a todos um ótimo fim de semana prolongado!

Até mais!

BLOG DA REITORA BLOGS