Reunião do Codir

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 22 nov 2019 17:09 Data de Atualização: 22 nov 2019 17:23

Olá!

Nesta semana tivemos vários assuntos importantes na pauta da reunião do Codir, nosso Colégio de Dirigentes, que reúne todos os diretores-gerais de câmpus e os pró-reitores. Destaco a questão do atendimento educacional especializado, que é um tema bastante urgente e que resolvemos tratar como prioridade no Codir. Decidimos que todos os câmpus tenham pelo menos um docente dessa área e vamos dar prioridade a essa condição.

Nós hoje temos oito docentes em atuação nessa área, lotados em seis câmpus e mais dois no Centro de Referência em Formação e EaD, o Cerfead, e a atuação deles ocorre de forma regionalizada. Nós sabemos que isso implica algumas dificuldades, mas também é claro que esse atendimento já faz muita diferença no atendimento especial.

Tivemos a liberação de mais dez códigos de vaga pela Setec, dos quais quatro já decidimos direcionar para professores de Atendimento Educacional Especializado que iremos selecionar no próximo concurso público do ano que vem, priorizando a lotação nos câmpus que já têm cursos em andamento e que apresentam demanda mais forte.

Além desse tema que terá nossa atenção no ano que vem, outras pautas prioritárias para 2020 começaram a ser discutidas pelas Câmaras Temáticas e serão apresentadas na próxima reunião.

Acessibilidade

Outra prioridade discutida no Codir foi a aplicação dos R$ 5,5 milhões que teremos da emenda de bancada para 2020, para resolvermos questões de acessibilidade dos nossos câmpus, assim como a reforma de escola de São Lourenço do Oeste e para o Cerfead, como já comentei aqui. Já identificamos essa necessidade da acessibilidade e agora, com o recurso garantido, cada câmpus fará o diagnóstico mais detalhado e um trabalho com a equipe técnica e de engenharia para os projetos específicos. Esse recurso será utilizado apenas para reformas que permitam adaptar a estrutura física dos câmpus a equipamentos de acessibilidade. O que for preciso edificar vai exigir aplicação de recursos de investimento.

PDI

Na reunião do Codir discutimos também sobre nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI, está entrando em fase final de construção e irá para apreciação do Conselho Superior, o Consup, em 16 de dezembro. A etapa da consulta pública vai até a próxima quarta-feira, 27 de novembro - portanto, ainda há tempo de participar e colaborar com a construção desse documento que define as estratégias que serão adotadas pela gestão do IFSC nos próximos cinco anos. O trabalho de elaboração do PDI é muito complexo e destaco o esforço da equipe da Prodin com cada etapa do processo, que teve início no ano passado.

Vale lembrar que as gravações da reunião do Codir podem ser assistidas aqui (manhã) e aqui (tarde).

Outros assuntos:

- Intercâmbio: Muito orgulho da nossa aluna Nicole Citadin, do curso técnico em Mecatrônica do Câmpus Criciúma, que embarcou nesta sexta pela manhã para o Japão para um intercâmbio de curta duração. Ela foi selecionada no programa Sakura High School Experience, realizado pelo Conif, e terá oportunidade de conhecer centros de pesquisa e universidades de excelência naquele país.

- Movimento SC Pela Educação: Na quinta-feira participei da reunião do Conselho de Governança do Movimento Santa Catarina pela Educação, no qual represento o IFSC. Ficou definido que em 2020 a prioridade das ações dessa entidade, que reúne várias representações da sociedade civil, sistema S e órgãos do governo, será novamente para a educação profissional. Isso é muito relevante, pois se trata de mais um espaço onde se pode levantar temas como a inclusão, educação de jovens e adultos, elevação da escolaridade e melhores condições para o estudante trabalhador, a estudante mãe e vários outros perfis terem acesso à educação.

Para finalizar, lembro que nosso ingresso para cursos técnicos e Proeja está nos últimos dias de inscrições. Todos os nossos cursos são gratuitos e nesse ingresso a seleção é por sorteio. Veja todas as informações no nosso Portal e venha estudar no IFSC!

Até semana que vem!

BLOG DA REITORA BLOGS