Voltar Primeira patente do IFSC e Quitação das contas

Primeira patente do IFSC e Quitação das contas

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 13 dez 2019 16:51 Data de Atualização: 13 dez 2019 17:07

Olá!

Esta semana começou com uma conquista importante para a nossa área da Inovação, que foi a entrega da primeira carta de patente pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI, ao IFSC. A invenção contemplada foi a "disposição construtiva de abraçadeira manual de aperto central", desenvolvida no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro pela equipe formada pelo professor Edson Sidnei Maciel Teixeira e os alunos Jairo Nunes dos Santos e Joacir Luiz Kreis, do curso de Fabricação Mecânica. É muito simbólico que nossa primeira patente tenha vindo de um câmpus do interior, já que a interiorização é um dos pilares da atuação dos institutos federais. E vale lembrar que além do reconhecimento do trabalho de excelência feito dentro da instituição, isso representa também um importante retorno à sociedade do trabalho que é feito no IFSC.

Contas

Foi divulgado esta semana o Acórdão nº 14187/2019 da 1ª Câmara do Tribunal de Contas da União, do julgamento das contas do IFSC relativas ao ano de 2017. As minhas contas foram julgadas regulares, com ressalva, dando quitação. Essa ressalva é relativa às irregularidades nos processos de flexibilização, apontadas pela Controladoria Geral da União (CGU) em auditorias realizadas no ano passado. As recomendações da CGU foram acatadas e sanamos as irregularidades, mas a ressalva fica registrada nesse acórdão. Ressalto que esse tema é complexo e difícil - tanto que, vale lembrar, a UFSC suspendeu os processos de flexibilização considerados irregulares, também em decorrência de nota técnica emitida pela mesma CGU.

No caso das nossas contas de 2017, os demais responsáveis do IFSC tiveram as contas julgadas regulares, dando-lhes quitação plena. Isso demonstra as responsabilidades de cada um nesse processo no ano passado, que foi bem crítico para o IFSC. Para o conhecimento de todos, compartilho aqui o acórdão.

Transição no Cerfead

Na terça-feira, eu e o pró-reitor de Ensino, professor Luiz Otávio Cabral, nos reunimos com todos os servidores do Cerfead, nosso Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, para tratar da transição na direção do órgão, dado o pedido de exoneração do professor Érico Madruga, a quem agradecemos o trabalho realizado. Destacamos que está na pauta da reunião do Conselho Superior, o Consup, da próxima segunda-feira, 16 de dezembro, a apreciação do regimento interno do Cerfead, construído coletivamente pelos servidores envolvidos com o tema e já apreciado no Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Cepe.

O regimento interno prevê uma consulta para escolha do diretor, mas como essa normativa ainda não está aprovada, discutimos a melhor forma de fazer essa transição, sugerindo também que os servidores discutam internamente os possíveis nomes para assumir a gestão do centro. Foi proposta a criação de uma comissão para essas articulações internas. Neste momento, a professora Gislene Miotto assume a direção, acumulando, por enquanto, essa função com a chefia do Departamento de EaD.

IFC

Na quinta, participei como representante do MEC na última reunião do ano do Conselho Superior do Instituto Federal Catarinense, o IFC. É importante essa articulação entre os institutos, pois podemos tanto contribuir com nossa instituição irmã aqui em Santa Catarina como aprender com suas propostas e projetos, trazendo para cá boas ideias. No caso do IFSC, o representante do Ministério da Educação é o professor Odacir Antonio Zanatta, do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Outros assuntos:

Formaturas: Hoje à tarde sigo para Garopaba, acompanhada da nossa Pró-Reitora de Administração, Aline Heinz Belo, para a formatura do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Trata-se da primeira formatura de curso superior desse câmpus, e o evento é ainda mais especial porque o curso teve nota máxima, 5, na sua primeira avaliação pelo Inep. Parabéns aos alunos e servidores que se dedicam para que o curso seja cada dia melhor! Também hoje teremos formaturas no Câmpus Caçador, onde o pró-reitor de Ensino, Luiz Otávio Cabral, vai me representar, e no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, que terá a presença do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Clodoaldo Machado. Amanhã é a vez de São Miguel do Oeste comemorar a formatura, com a presença do pró-reitor de Extensão e Relações Externas, André Dala Possa. Viva os formandos!

Intercâmbio: Hoje à tarde conversei com nossos estudantes selecionados pelo mais recente edital do Propicie, e da dupla titulação, que fizeram na Reitoria a reunião geral de preparação para as viagens de intercâmbio que serão realizadas no próximo semestre. Muito bom verificar o resultado e a expectativa dos alunos para aproveitar essa experiência tão rica de aprendizados. Parabéns aos selecionados!

Ingresso: Nosso edital de transferências e retornos para cursos técnicos e de graduação abriu esta semana e aceita inscrições até 20 de janeiro. São mais de 1.600 vagas. Veja a notícia no nosso Portal.

Até semana que vem!

BLOG DA REITORA BLOGS