Voltar Internacionalização e início das aulas

Internacionalização e início das aulas

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 07 fev 2020 14:53 Data de Atualização: 07 fev 2020 15:38

Olá!

Estou de volta com nossos posts semanais e já começo compartilhando muitas novidades para este ano, resultado de uma missão que o IFSC realizou na Europa.

Em janeiro, viajei a Portugal junto com a assessora de Assuntos Internacionais do IFSC, Fernanda Emanuela Ferreira; com o diretor-geral do Câmpus Lages, Thiago Meneghel; e com o diretor do nosso Polo de Inovação, Rubipiara Cavalcante Fernandes. Nossa intenção foi estreitar relações com as instituições portuguesas com que já temos parcerias e abrir novas oportunidades, assim como acompanhar o desempenho dos nossos alunos da dupla titulação e intercambistas.

Portugal é o País para o qual mais enviamos estudantes por meio do nosso programa de intercâmbio, o Propicie, e pelo programa de Dupla Titulação. Ficamos muito orgulhosos com o retorno dos professores e gestores daquelas instituições, que muito elogiaram nossos alunos pelo desempenho nas aulas e nos projetos de pesquisa dos quais eles participam.

Nos reunimos com gestores de instituições onde já temos parcerias firmadas, como foi o caso dos institutos politécnicos do Porto e de Setúbal e Beja. Avaliamos que os projetos estão sendo bem realizados pelos nossos estudantes e ficamos felizes com o resultado. Aproveitamos a visita para buscar ampliar nosso programa de Dupla Titulação, que hoje desenvolvemos com o Instituto Superior de Engenharia do Porto, o ISEP, contemplando os cursos de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis e Engenharia Mecânica do Câmpus Lages.

Visitamos ainda instituições com as quais não tínhamos parceria e ampliamos assim as oportunidades de intercâmbio para nossos alunos. Assinamos um memorando de entendimento com o Instituto Politécnico de Coimbra, que será mais um destino possível para nossos alunos realizarem projetos de pesquisa por meio do Propicie a partir deste ano. Além disso, vamos amadurecer a possibilidade de termos Dupla Titulação com cursos de engenharia, Ciências da Computação, Processos Industriais e da área agrícola. Professores do Câmpus Lages devem ir até Portugal para alinhar as questões de ensino e avançar nas tratativas.

Fizemos uma nova reunião na Universidade de Évora. No ano passado, tínhamos visitado a instituição e gestores do Câmpus Urupema também viajaram pra lá para buscar parcerias com os cursos oferecidos pelo câmpus. Avançamos na discussão de ter Dupla Titulação com essa instituição para os cursos superiores de tecnologia em Viticultura e Enologia e de Hotelaria, além de alinharmos o entendimento para nossos alunos dos cursos superiores de Gastronomia, Enologia e Turismo terem a possibilidade de cursar o mestrado na universidade com aceite das nossas graduações.

No Instituto Politécnico de Viseu, abrimos a possibilidade de termos Dupla Titulação com os cursos de Engenharia Civil do IFSC. Vamos reunir os coordenadores para alinharmos currículos. Conhecemos a Escola de Saúde da instituição e vislumbramos uma possibilidade de mestrado em Enfermagem. Vamos ver se é possível fazer esta parceria tendo como foco nosso curso de Enfermagem do Câmpus Joinville.

Além de nos reunirmos com os gestores dessas seis instituições, em Porto, nos encontramos com nossos alunos que estão participando do programa de Dupla Titulação no ISEP. Foi muito bom ver que estão bem e aproveitando esta oportunidade única.

A partir dessa viagem, devemos avançar na ampliação de nossas parcerias internacionais, certos de que experiências assim são muito enriquecedoras para nossos estudantes, servidores e para nossa instituição.

Missão à Colômbia

Nesta semana, viajei à Colômbia numa missão internacional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. A Colômbia foi escolhida por ser um país da América do Sul, onde temos ainda poucas parcerias e intercâmbios. Começamos com uma reunião no Instituto de Cultura Brasil Colômbia, com a presença do embaixador do Brasil na Colômbia. Na sequência fomos a uma visita técnica na Área Andina, onde além de reunião com gestores da instituição tivemos uma rodada de conversa e articulações com várias instituições da Colômbia.

No dia seguinte conhecemos Sena, que é uma entidade pública e gratuita responsável pela formação de trabalhadores na Colômbia. Também estivemos na Teinco, Corporación Tecnológica Industrial Colombiana, onde vislumbramos muitas possibilidades de mobilidade acadêmica e já deixamos alguns encaminhamentos organizados para viabilizarmos a parceria.

Na sequência fomos a Medellín, onde visitamos o Instituto Tecnológico Metropolitano e o Tecnológico de Antioquia. E já encaminhamos uma parceria entre o Conif e o tecnológico de Antioquia para um intercâmbio interinstitucional, na Escola de Verão para jovens investigadores, programa de sete semanas em Medellín. O Conif irá lançar um edital com uma vaga para cada instituto federal.

Hoje, sexta-feira, estivemos na Ruta N, um centro de Inovação e Negócios de Medellín, onde buscamos parcerias considerando o trabalho dos polos de inovação da Rede Federal. Conhecemos também a Tecnnova, uma instituição que gerencia conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Foi uma viagem muito proveitosa, com resultados concretos e com mais possibilidades  de firmarmos novas parcerias para a Rede.

Início das aulas

Depois das nossas férias acadêmicas, na próxima semana, iniciamos o ano letivo 2020. Nos últimos dias, tivemos as semanas pedagógicas dos câmpus, que reúnem os servidores para refletirem sobre o semestre que irá começar e também os prepara para receberem nossos alunos.

Desejo um ótimo início de aulas para todos nós e que seja um bom ano para nosso instituto!

Até mais!

BLOG DA REITORA BLOGS