Conif e Consup

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 21 fev 2020 17:54 Data de Atualização: 21 fev 2020 18:07

Olá!

Passei a semana em Brasília, onde participei de mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif.

Tivemos a posse da nova diretoria executiva. Quem assumiu a presidência foi o professor Jadir José Pela, reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Pela primeira vez, duas mulheres compõem a diretoria: a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC) e nossa parceira de estado, Sônia Regina de Souza Fernandes, e a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos.

Discutimos muito sobre os efeitos do Ofício Circular nº 08/2020/GAB/SPO-MEC, que trata do Orçamento de Pessoal para 2020 e que surpreendeu as instituições públicas de educação. Como já devem ter visto, o Conif publicou uma nota oficial sobre as despesas de pessoal na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica comunicando que os atos oficiais de progressão e promoção funcional e benefícios obrigatórios ocorrerão normalmente na Rede Federal.

Em relação aos novos provimentos e contratações de substitutos, cada instituição fará as avaliações necessárias de modo a não prejudicar o funcionamento das atividades acadêmicas e evitando prejuízos à formação dos estudantes. A nota na íntegra pode ser lida aqui.

Na reunião, também tivemos a assinatura de um acordo com a Embaixada da Espanha, que abrirá novas oportunidades de parcerias para nossas instituições e alunos. Nesse sentido também, tivemos ainda um relato da missão do Conif para a Colômbia, da qual participei, e teremos, como resultado, um edital para jovens pesquisadores em parceria com o Tecnológico de Antioquia, do qual nossos estudantes poderão participar.

Tivemos a presença de integrantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a Setec – inclusive, do secretário Ariosto Antunes Culau. Tratamos com eles sobre a questão orçamentária, as prioridades para a Rede Federal e sobre editais de inovação que serão lançados a partir de março.

Sobre a MP 914/2019, que dispõe sobre o processo de escolha dos dirigentes das universidades federais, dos institutos federais e do Colégio Pedro II, estamos – via Conif – fazendo articulações no Congresso Nacional solicitando a retirada dos IFs da medida, considerando que temos uma legislação já consolidada e um processo democrático que respeita a paridade da comunidade acadêmica.

Prêmio Conif de Jornalismo

Durante a reunião desta semana, tivemos o anúncio dos vencedores do Prêmio Conif de Jornalismo, e um contemplado foi de Santa Catarina. O jornalista Marcos Andrei Meller, da Rádio Pepperi de São Miguel do Oeste, foi o vencedor da categoria Rádio com a reportagem “Além da sala de aula”, que mostra iniciativas do nosso Câmpus São Miguel do Oeste na inclusão de pessoas e grupos que estão fora da escola.

Parabéns ao profissional que nos ajudou a mostrar a importância de trazer essas pessoas para nossa instituição e de permitir que elas mudem suas vidas por meio da educação. Temos na imprensa uma grande parceira para divulgar nossas oportunidades e o que fazemos para a população. Ficamos orgulhosos de termos um profissional do nosso estado reconhecido por isso. Em breve, faremos a entrega da premiação.

Consup

Na segunda-feira, tivemos a primeira reunião do Conselho Superior do IFSC deste ano, nosso órgão máximo e deliberativo. Como destaque da pauta, tivemos a aprovação do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024, que é o instrumento que nos dá base para atuar em prol de uma sociedade que tanto carece de educação pública de excelência.

Com a característica de construção coletiva que faz parte dos nossos processos, o PDI 2020-2024 do IFSC foi desenvolvido a partir de uma profunda análise do que temos feito enquanto Instituto e do quanto precisamos e podemos avançar. Nesse sentido, tivemos avanços como a integração da cadeia de valor, a apresentação de um projeto pedagógico institucional mais coeso, um plano estratégico mais consistente e sistematizado e um plano de oferta de cursos e vagas com otimização do quadro docente e critérios de priorização de novas vagas.

O documento será disponibilizado em março. Todo o processo de construção está disponível no nosso site.

Também tivemos a aprovação do regimento interno do nosso Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, o Cerfead. Isso é um reconhecimento da importância do Cerfead que terá, inclusive, um(a) diretor(a) escolhido pelos servidores e alunos de lá.

A reunião não foi transmitida ao vivo por um problema técnico, mas a gravação está disponível aqui.

Até a próxima semana e um bom carnaval a todos!

BLOG DA REITORA BLOGS