Voltar Manutenção do calendário do IFSC e reunião do Conif

Manutenção do calendário do IFSC e reunião do Conif

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 27 mar 2020 17:10 Data de Atualização: 27 mar 2020 17:23

Olá!

Tivemos mais uma semana de distanciamento social. No IFSC, seguimos com as aulas presenciais suspensas até 16 de abril, mas o Comitê de Gestão de Crises – em reunião por webconferência, na última terça-feira – reafirmou a manutenção do calendário acadêmico com a realização de atividades não presenciais, remotas.

Nossos professores estão sendo orientados a passar essas atividades pelas mais diversas formas, usando a tecnologia para aproximar nossos alunos, registrando as atividades no sistema acadêmico. Assim, os alunos devem ficar atentos e em contato com a coordenação do seu curso e com seus professores. Aqueles estudantes que, porventura, tenham dificuldades de falta de estrutura e não estejam conseguindo acompanhar as atividades, podem ficar tranquilos, pois não serão prejudicados.

Quando retornarmos às aulas presenciais, iremos avaliar os casos e ver como fazer para repor o conteúdo e as aulas práticas.

Também estamos buscando formas de resolver as dificuldades dos alunos em acessar a internet. Creio que na semana que vem teremos formas de viabilizar essa condição de acesso. Fiquem atentos às informações!

Buscando esclarecer ainda mais nossa comunidade acadêmica, gravei um vídeo sobre este momento que estamos vivendo, que já foi divulgado nesta semana em nossos canais de comunicação. Compartilho aqui também:

Reunião do Conif

Nesta semana, tivemos reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, também por webconferência, já que estamos todos em nossas casas fazendo a nossa parte para evitar o contágio do coronavírus. Três encaminhamentos em forma de ofício foram feitos.

No ofício nº 86/2020, respondemos um pedido do Ministério da Economia explicando que, diante da velocidade incomum dos fatos, a Rede Federal não conseguiu programar o afastamento das pessoas e determinou essa operação no curso instantâneo da realidade. Destacamos ainda que a volubilidade desse retrato situacional impede a Rede de mensurar, com segurança, seus dados de distribuição e composição de pessoal.

Um segundo ofício – nº 87/2020 – foi encaminhado para o secretário Ariosto Antunes Culau, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, buscando uma análise sucinta das questões legais, técnicas e pedagógicas da portaria do MEC nº 343/2020 (Retificada pela Portaria MEC nº 345/2020), que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus.

Por fim, o Conif enviou um ofício para todos os dirigentes da Rede Federal – nº 88/2020 – adiando para setembro de 2021 a 44ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Reditec, que será realizada em Belém, no Pará. A. 45ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, que será em Campo Grande (MT), também foi adiada para setembro de 2022.

A 11ª edição dos Jogos dos Institutos Federais – JIF, que será em São José do Rio Preto (SP), foi adiada para 2021, assim como o XIII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação – Connepi, que será em Porto Velho (RO).

Peço que nossos alunos e servidores sigam acompanhando nossos canais de comunicação oficiais e permaneçam em suas casas realizando as suas atividades.

Estamos acompanhando as orientações e os encaminhamentos de nossos governantes, bem como da Organização Mundial de Saúde (OMS). Na próxima semana, teremos mais uma reunião do nosso Comitê de Gestão de Crises e novas medidas poderão ser anunciadas.

Outros assuntos:

- Cursos de qualificação: Decidimos suspender as inscrições de cursos de qualificação presenciais que estavam abertas, mantendo apenas as inscrições para os cursos ofertados a distância pelo nosso Cerfead. Para quem quiser se inscrever, as informações estão no nosso site.

- Produção de máscaras: Como muitos devem ter visto na imprensa, estamos auxiliando na produção de máscaras para proteção das equipes da área de Saúde por meio de impressoras 3D que temos no Câmpus Florianópolis. Estamos muito orgulhosos do empenho de nossos alunos e servidores nesta missão de ajudar quem precisa e quem está cuidando da gente. Outros câmpus também estão produzindo as máscaras para ajudar no enfrentamento da pandemia.

Estamos separados, mas fazendo o que podemos para ficarmos perto, ainda que virtualmente. Continuem com a gente! #IFSCemcasa

Até mais!

BLOG DA REITORA BLOGS