Publicador de Conteúdos e Mídias

Relato do Henrique Hilleshein | Intercambista do Propicie 14

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 05 fev 2019 14:35 Data de Atualização: 05 fev 2019 14:42

Eu cheguei na Finlândia na metade de setembro e fui muito bem recebido por toda a equipe da HAMK Smart, a qual é a unidade de pesquisa da HAMK que trabalhei. Nos primeiros dias Kristiina e Joni foram muito atenciosos durante minha adaptação e acomodação, tornando bem tranquila a minha estadia desde o começo.

O projeto que trabalhei foi muito interessante, pois eu nunca havia trabalho com internet das coisas (tema do projeto). O projeto teve seus contra tempos, mas foi finalizado sem problemas com a coloboração da equipe e também com uma empresa que estava ligada ao projeto.

Enquanto eu trabalhava no projeto, também fui convidado a prover uma palestra sobre internet das coisas para alunos da HAMK. Essa experiência aumentou muito minha confiança com o inglês, pois fui capaz de palestrar normalmente e também de responder a dúvida dos alunos.

O intercâmbio foi uma ótima experiência, conheci pessoas de toda a europa e formei algumas amizades. Também fiz uma viagem para a Rússia, junto com um grupo de brasileiros da Paraíba que encontrei na Finlândia. Nós apanhamos juntos devido ao idioma, pois os russos em grande maioria não sabem falar inglês e nós muito menos russo, mas foi muito divertido. Após voltar para o Brasil, aproveitei para visitar alguns dos brasileiros, conhecendo assim um pouco do nordeste brasileiro.

O clima da Finlândia deixa um pouco a desejar se comparar com o clima daqui, mas mesmo com esse problema, é um ótimo lugar para se morar. Decidi retornar para lá, mas agora a trabalho e também para estudar um mestrado. Obviamente que vou aproveitar a oportunidade para visitar os Finlandeses que conheci por lá. 

BLOG DOS INTERCAMBISTAS BLOGS