Publicador de Conteúdos e Mídias

Relato do Lucas Varela | PROPICIE 15

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 05 abr 2019 11:52 Data de Atualização: 16 abr 2019 12:39

Este é um trecho do relatório quinzenal e algumas imagens que recebemos do aluno Lucas dos Anjos Varela, aluno do curso de Ciência da Computação do Campus Lages:

 

"A viagem de Florianópolis até Madrid levou 22 horas, porém haviam conexões entre os vôos, sendo a maior de São Paulo para Madrid, que levou 7 horas de espera, tempo mais do que suficiente para conhecer todo o aeroporto. Ao chegar em Bilbao no dia 9 de março, dia posterior ao primeiro vôo pego, foi entrado em contato com o dono do alojamento para saber qual seria o horário de minha chegada até a residência. Para chegar à residência decidiu-se pegar um táxi o qual levou-me ao alojamento, no qual o Sr. Imanol -o dono da residência-, estava esperando de prontidão.

O projeto apresentado e definido para a minha pessoa envolve mineração de dados, deve ser determinado e avaliado um conjunto de dados de um hospital mexicano chamado Medica Norte , o intuito é fazer a avaliação de variáveis em casos de problemas cardiovasculares para assim, determinar a variável de mais influência e importância para esta patologia.

O projeto, a princípio será desenvolvido apenas por mim, entretanto possui um pesquisador de Deusto, espanhol, que está trabalhando em outro banco muito semelhante, portanto ajuda-me em caso de dúvidas.

Para a realização do desenvolvimento do projeto uso o jupyter na distribuição Anaconda, pois é a forma mais fácil desempenhar atividades de data science e machine learning . Até o presente momento, foi desenvolvido análises básicas do banco, levantou estatísticas e demonstrou-se em gráficos as variáveis do conjunto.

As primeiras impressões, nessas primeiras semanas, em Bilbau estão sendo excelentes e com muitas novidades. Nunca havia viajado internacionalmente antes, mas estava muito animado e cheio de entusiasmo para conhecer outro país, por isso não houve dificuldade de adaptação, tão pouco reconsideração de voltar.

Posto isso, acredito que nada irá impossibilitar meu estudo e assimilação de novas aprendizagens. E mesmo na possibilidade de problemas, vou conseguir resolver, pois, tenho os melhores professores das duas instituições orientando-me.

Em suma, estar em outro país é uma experiência incrível, sempre há novidades a ver, novas pessoas a conhecer, maior aperfeiçoamento de outro idioma e, também, não esquecer a possibilidade de aprender com os melhores profissionais de pesquisa.

Nada disso seria possível sem o programa de intercâmbio e apoio financeiro do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Portanto, obrigado pela oportunidade de realizar este trabalho e que futuramente mais alunos possam aproveitar essa oportunidade."

BLOG DOS INTERCAMBISTAS BLOGS