Publicador de Conteúdos e Mídias

Relato da Thaís Kouketsu | PROPICIE 15

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 03 mai 2019 16:18 Data de Atualização: 03 mai 2019 16:32

Relato da Thaís Kouketsu | PROPICIE 15

Falta apenas mais um mês para retornar ao Brasil e há bastante ainda a se fazer. Para reforçar, meu projeto é a elaboração de uma caixa para sensores. Foram feitos refinamentos na antiga versão da caixa para que realmente ficasse funcional e cumprisse com todas nossas expectativas como encaixe, dimensão, boa estética e assim por diante. O desenvolvimento 3D foi no Solid Works e a nova versão foi encaminhada para a Porto Design Factory que está colaborando com o Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão (GECAD) imprimindo os protótipos.

Dia 24/04 fui até a PDF para buscar a caixa nova. Houve um problema com a impressão e foi preciso imprimir novamente o mesmo modelo. O material extrudado para encaixe interno da caixa tinha se desprendido da tampa. Mas, a aparência já melhorou bastante com os ajustes feitos e com o filamento diferente, desta vez de cor preta.

Em seguida, comecei os testes no modelo correto. Fiz furos para testar os sensores de movimento (se encaixava apenas com o furo, por exemplo) e também testei o furo para a entrada USB. Alguns imãs encaixam perfeitamente e é preciso rever como os ímãs interagem entre as caixas. Quanto aos encaixes internos, estes deram um pouco de trabalho para limar e foi preciso insistir nos testes até encaixar. Uma coisa que, infelizmente, não foi possível testar foi o esquema proposto de conexão entre uma caixa e outra feita na superfície da caixa (de cima e de baixo) por causa da impressora 3D. Porém, já fui até a PDF para me informar o que estaria influenciando esses resultados. É preciso entender como surgem esses problemas para solucioná-los.

Está tudo encaminhado e faltam poucas coisas para aperfeiçoar. Desde já tem sido uma experiência sem igual em que aprendo na prática. Quando testei a primeira versão poderia ser um pretexto para desanimar mas, não dura muito tempo ao passo que eu começo a desenvolver outra vez e a prova disso é que a nova versão já está pronta e logo vou poder trabalhar nela também.

Para concluir, quero agradecer mais uma vez ao IFSC pela oportunidade. Todo aprendizado veio como um presente para mim que vou guardar com muito carinho para minha vida. Tanto eu quanto meus amigos aqui estamos completamente realizados e não poderíamos estar mais satisfeitos com tudo que estamos vivenciando.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS BLOGS