Publicador de Conteúdos e Mídias

Relato da Isabele Dal Pont | PROPICIE 15

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 07 jun 2019 12:11 Data de Atualização: 07 jun 2019 12:57

Muitas coisas aconteceram nos últimos 15 dias, a mais importante delas foi a participação no Portugal SmartCities, feira que ocorreu em Lisboa entre os dias 21 até 23/05, expondo o projeto de pesquisa que eu e o colega André fizemos parte durante os três meses de intercâmbio, foi uma experiência única, nunca imaginaria antes que teria um trabalho com meu nome em uma feira em Lisboa. Nessa feira também tivemos contato com muitas Startups aqui de Portugal, e aprendemos sobre novas tecnologias que estão sendo vendidas que contribuem com a preservação do meio ambiente, isso mostra a engenharia sendo aliada a preservação dos recursos naturais.

Também visitei um dos lugares mais incríveis de Portugal, que é a região do Algarve que fica no sul do País. Foi um passeio maravilhoso, onde tive a oportunidade de ver paisagens deslumbrantes feitas pela natureza, com um litoral de águas cristalinas.

Como essa é a minha última semana de projeto no IPS, estamos em processo de finalização do artigo e gerando conclusões finais sobre o projeto, também submetemos o artigo para uma apresentação oral no SEPEI, por ser um tema diferente e original, e que deve ser difundido aos estudantes no Brasil.

Na semana que vem embarco de volta para o Brasil, e sinto que esses meses de intercâmbio tiveram um grande significado na minha vida, me fizeram ser mais independente, pensar alto, acreditar que todos os sonhos podem ser realizados se você se esforçar para isso, hoje tenho muito mais segurança para conversação em Inglês devido ao convívio com pessoas de outros países, também aprendi muito com o orientador do projeto sobre o tema que estudamos durante o intercâmbio. Fiz amigos que vou levar para a vida toda comigo, que me ajudaram quando cheguei aqui ainda meio “perdida” com dicas muito úteis, foram vários choques de cultura que fizeram a gente aprender um com o outro.

Agradeço muito ao IFSC por essa oportunidade, pois voltarei para o Brasil com uma bagagem de conhecimento enorme.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS BLOGS