Como se preparar para o Exame de Classificação do IFSC?

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 02 out 2019 10:16 Data de Atualização: 16 out 2023 16:58

Se inscreveu para o nosso Ensino Médio Técnico e agora está desesperado porque descobriu que tem que fazer uma prova de seleção?

Meme Chjco Buarque Feliz e Triste

Calma! Montamos esse post pra te ajudar a se preparar para nosso Exame de Classificação.

Vamos começar por uma informação básica, que não é exatamente sobre o conteúdo da prova, mas que é muito importante que vocês conheçam: o calendário com as etapas do processo seletivo!

Todas as etapas estarão listadas no edital de abertura de inscrições, então abre o edital, confere as informações e anota na agenda! Listamos abaixo as principais datas que você deve prestar atenção:

- Período de inscrições
- Publicação da lista com as inscrições válidas
- Divulgação do resultado da solicitação de atendimento especial para realização da prova
- Divulgação do local de prova e confirmação da inscrição
- Divulgação da relação de cursos que não terão aplicação de prova (aqueles que tiveram menos de 1 inscrito para cada vaga, todos são aprovados automaticamente sem prova)
- Realização do Exame de Classificação
- Divulgação do gabarito preliminar da prova
- Período de solicitação de recursos, caso você ache que algum resultado do gabarito está incorreto
- Divulgação do gabarito definitivo após análise dos recursos
- Divulgação dos candidatos aprovados
- Matrícula dos candidatos aprovados

-> Não sabe o que é um edital? Confere esse outro post aqui.

Ok, já tô ciente das datas. E agora, como preparo para o dia da prova? Temos algumas dicas logo abaixo pra você.

1) Conheça a prova que você vai fazer

Antes de se preparar para um jogo, precisamos conhecer nosso adversário, certo?! Mas calma, a prova não será uma adversária se você conhecer como ela funciona antes.

Nossa prova é dividida em 24 questões de múltipla escolha (que são aquelas que você precisa assinalar A, B, C, D ou E), abrangendo conteúdos do Ensino Fundamental. São oito questões de Ciências Humanas, oito de Linguagens e oito de Matemática.

Fácil, né? Aí temos a dica 2, logo abaixo.

Meme "Estou vendo você com dúvidas sobre o processo seletivo e nem leu o edital"

2) Informe-se sobre os conteúdos que podem ser cobrados na prova

Antes de começar, você precisa saber para que estudar pra não ficar perdido vendo um monte de coisas que talvez nem sejam conteúdo da prova.

Todas as nossas provas têm um conteúdo programático pré-definido, que é disponibilizado junto com o edital de abertura de vagas. Esse conteúdo está sempre disponível no Edital de Ingresso. Clique aqui para consultar.

3) Consultar as provas antigas que foram realizadas pelo IFSC

Ok, já conheço os conteúdos que podem cair na prova, mas e se eu pudesse dar uma olhadinha nas provas anteriores para ter uma ideia de como funciona uma prova dessas? Fácil, no site do IFSC você encontras as provas dos exames de seleção realizados pelo IFSC nos últimos ingressos. É só acessar https://www.ifsc.edu.br/provas-e-gabaritos e escolher as que você quer consultar.

Elas podem te ajudar a testar os conhecimentos nos conteúdos que são possíveis de serem cobrados nas próximas provas, além de servirem como material de apoio para você estudar. E claro, se essa é a primeira prova de seleção que você está fazendo, vai te ajudar a ter uma ideia de como funciona.

4) Leia as instruções para o dia da prova

Mas não adianta você estudar, testar seus conhecimentos, se sentir preparado para o exame de seleção, e dar bobeira no dia da prova! Então, no dia da prova, lembre-se de chegar com antecedência de pelo menos 30 minutos no local de realização da prova. Você terá três horas para realizar a sua prova.

Leve caneta esferográfica transparente com tinta preta ou azul e tenha em mãos um documento original oficial de identificação com foto (no edital estão listados os documentos aceitos e também o que fazer caso você não tenha seu documento original por algum motivo, como perda ou roubo).

No dia da prova, não é permitido consultar qualquer material nem usar calculadoras, relógio, boné, óculos escuros, celulares, smartphones, tablets ou qualquer outro tipo de recurso eletrônico, exceto o uso de aparelhos de surdez e outros, mediante atestado médico.

Imagem com dicas para a prova

Depois da prova, é só acompanhar a divulgação do gabarito e do resultado. E se tudo der certo, você será nosso aluno! Aí não deixe de fazer a matrícula. Já estamos ansiosos pra receber vocês por aqui!

imagem com, menino abanando dentro de uma escola

Se você gostou, compartilhe este post.

Receba os posts do Blog

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro.

BLOG DO IFSC BLOGS BLOG DO IFSC