Publicador de Conteúdos e Mídias

Cursos a distância? Temos!

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 09 out 2019 10:10 Data de Atualização: 24 jan 2023 12:39

Para início de conversa, temos sim cursos a distância e não cursos à distância. Se vamos escrever sobre isso, já vamos começar indicando a forma correta de ortografia. 

Homem chateado quando alguém escreve educação a distância com crase

Diante da palavra “distância”, emprega-se crase se a mesma estiver especificada. Por exemplo: o prédio de Reitoria do IFSC fica  à distância de 100 metros do Câmpus Florianópolis-Continente. Quando não não há especificação da distância, não se usa o acento indicador de crase e, portanto, o correto é educação a distância.

Dito isso, temos que admitir: somos que nem coração de mãe, sempre cabe mais um. <3 

Sim, porque a gente não se contenta em ter “apenas” 22 câmpus e ultrapassa nossas fronteiras físicas ofertando cursos a distância – que, assim como nossos cursos presenciais, são totalmente gratuitos. Você sabia disso?

As primeiras iniciativas nessa modalidade aqui no IFSC tiveram espaço na então Unidade São José da Escola Técnica Federal, em 1999. Os programas de fomento como Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec) foram os grandes impulsionadores para a oferta de cursos a distância a partir de 2008, mas hoje a lógica foi invertida e temos mais ofertas próprias.

Em 2014, o IFSC passou a contar com um Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead), com o desafio de institucionalizar e expandir a EaD, com a implantação dos Núcleos de Educação a Distância (Nead) nos câmpus e com a articulação para a oferta de cursos na modalidade EaD e unidades curriculares EaD em cursos presenciais. 

Em junho de 2022, uma resolução ad referendum do Conselho Superior do IFSC alterou a estrutura do Cerfead para atender à Portaria 713/2021 do MEC. Com isso, o Cerfead mantém uma estrutura vinculada à Pró-Reitoria de Ensino para subsidiar a Educação a Distância (Ead) de toda a instituição, mas a oferta de cursos passa a ser organizada pelo Câmpus Florianópolis, por meio do recém-criado Departamento de Desenvolvimento Educacional.

Curso a distância e curso presencial têm o mesmo valor?

Existe um preconceito em relação a cursos a distância. Há quem ache que são mais fáceis de entrar, de fazer e, por isso, valem menos do que um curso presencial.

Homem incrédulo

Mas isso não é verdade. Os diplomas oferecidos por cursos a distância em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação – como é o nosso caso - têm o mesmo peso e valor daqueles obtidos em cursos presencial.

O que muda então?

A diferença de um curso a distância é óbvia: você não precisa ir todos os dias presencialmente à instituição para assistir às aulas. Isso dá ao aluno flexibilidade para estudar a hora que quiser e puder; e a comodidade de poder assistir às aulas de casa ou de qualquer lugar que tenha computador com acesso à internet, evitando também perder tempo com deslocamento.

Esses benefícios possíveis por meio de toda tecnologia que tem surgido permitem várias formas de interação. Inclusive, a legislação prevê que mesmo cursos presenciais possam ter uma parte de sua carga horária a distância. No IFSC, isso já faz parte do Projeto Pedagógico (PPC) de vários cursos. Você já pensou sobre isso? Se você é nosso(a) aluno(a), converse com seus professores a respeito e participe da revisão do Plano Pedagógico do seu curso. 

Todos os cursos a distância são iguais?

No caso do IFSC, temos algumas diferenças dentro dos cursos a distância que precisamos destacar. Temos alguns cursos que são 100% a distância e outros em que o aluno precisa, em algum momento, ir presencialmente ao polo de EaD em que o curso é ofertado.

Menina confusa passando a mão na cabeça

Calma que a gente explica. Mas, para isso, precisamos falar dos cursos que temos a distância.

Cursos a distância do IFSC

Os nossos únicos cursos que são totalmente on-line, ou seja, em que o aluno faz tudo pela internet e não precisa ir ao IFSC ou a um polo de EaD nenhuma vez, são os de qualificação profissional.

Já os cursos técnicos e de graduação têm aulas e avaliações presenciais, mas, claro, a maior parte do curso é a distância.

No caso dos cursos de pós-graduação, apenas a avaliação é presencial e as demais atividades são realizadas com uso das tecnologias, em especial, webconferências com os professores do IFSC.

Todas essas informações ficam claras no edital de cada curso, que é o documento divulgado sempre que um curso abre inscrições, com todas as regras do processo. Já falamos antes, mas vamos repetir: leia T-O-D-O o edital.

Em nosso Guia de Cursos você encontra todos os cursos que temos na modalidade a distância. Clique aqui para acessar.

Qualquer um pode fazer um curso a distância?

Sim, qualquer pessoa pode se inscrever em um curso desde que cumpra os pré-requisitos. Por exemplo, no caso dos cursos de especialização, é preciso ter uma graduação completa. Essas condições são apresentadas no edital de cada curso.

Mas aqui cabe uma observação: assim como tem gente que prefere correr e outros que gostam de andar, há quem se adapte melhor a cursos presenciais do que a distância e vice-versa.

Se você quer fazer um curso a distância porque não tem tempo, nem adianta se inscrever. 

Isso porque, apesar de você não precisar ir até uma sala de aula presencial, será preciso reservar uma carga horária semanal de dedicação aos estudos e às atividades avaliativas. Recomendamos que você se programe para ter, no mínimo, de 10 a 12 horas por semana, dependendo do nível do curso, destinadas para isso.

O curso a distância exige do aluno uma autogestão de estudo, ou seja, você que escolhe o horário e o local para estudar. Mas, nesta liberdade, organização, foco e concentração serão elementos-chaves.

Saber organizar sua rotina para fazer um curso a distância é fundamental. Parte da dedicação semanal será para participar de webconferências ao vivo com professores. Na outra parte do tempo, você terá que acessar o ambiente virtual do curso para assistir às aulas, ler os materiais e realizar as atividades propostas.

E só porque o curso é a distância não significa que você não vai interagir com os coleguinhas, viu? O ambiente virtual conta com um espaço para essa troca de ideias tanto com os demais alunos da turma como com o professor.

Existem alguns testes na internet para saber se você tem perfil para fazer um curso a distância. Se tiverem curiosidade, façam este quiz, por exemplo.

Quero me inscrever

Falamos tanto de cursos EaD que você ficou empolgado(a) e quer se inscrever? Que bom!

Se você quer fazer um curso EaD, acompanhe nosso calendário de ingresso para saber quando teremos inscrições abertas. Se preferir, deixe seu e-mail no nosso Cadastro de Interesse que mandamos mensagem quando tivermos vagas. Somos queridos, né? <3

Ah! E seja querido também com aquele(a) amigo(a) que talvez queira fazer um curso e não sabe que temos esta opção a distância por aqui. Compartilhe este post e nos ajude a informar o maior número de pessoas.

Afinal, a educação a distância existe justamente para podermos ampliar nossa atuação e dar oportunidades para quem não dispõe de tempo para cursos presenciais com horários e modelos tradicionais. Fazer com que as pessoas conheçam nossas oportunidades e venham estudar aqui é o que mais queremos!

Receba os posts do Blog

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS