Publicador de Conteúdos e Mídias

10 motivos para você não dizer que não sabia

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 12 fev 2020 09:11 Data de Atualização: 24 jan 2023 12:23

O IFSC é uma instituição complexa. Pensem que temos uma reitoria, 22 câmpus, 50 mil alunos, 2,5 mil servidores, mais de 700 cursos, diversos processos seletivos que têm cronograma e forma diferentes de ingresso e por aí vai…

Criança coloca a cabeça na mesa demonstrando cansaço


E o que dizer quando temos mais de 110 anos e, ao longo de tanto tempo, mudamos de nome algumas vezes como explicamos neste outro post? Imaginem comunicar tudo isso?

Sim, porque de nada adianta fazermos tudo isso se as pessoas não sabem o que fazemos ou o que temos. Já diz o ditado: “Quem não é visto não é lembrado”.

olho piscando

Por isso, nos esforçamos muito para divulgar tudo o que temos. Pra gente, comunicação é tão importante que fomos a primeira instituição da Rede Federal a possuir uma Política de Comunicação construída coletivamente.

Para nos comunicar com tanta gente, temos diversos canais. Ainda assim, de vez em quando, aparece um aluno desligado dizendo que não se inscreveu num edital porque não ficou sabendo. Ou alguém que queria fazer um curso aqui e perdeu o prazo de inscrição, dizendo que não foi divulgado.

Mulher fazendo uma cara de não acredito

 

Poxa, isso nos deixa #chateado. Afinal, por trás desta marca, bate um coração e tem um sentimento.

Para tentar minimizar esse discurso de que vocês não ficaram sabendo, reunimos neste post os 10 principais canais de comunicação do IFSC:

Menino feliz comemorando


1) Portal do IFSC

Este é o nosso principal canal. Se você está lendo este post, é porque já está nele, obviamente. O endereço é www.ifsc.edu.br. Sabemos que temos muitas informações neste site, mas é porque fazemos muita coisa. Para os estudantes, temos um menu especial em que concentramos o que vocês mais precisam saber. Mas não deixem de acompanhar nossas notícias também.

Se você quer estudar no IFSC, fique de olho também nas vagas que abrimos e que estão sempre em destaque na nossa página principal ou na página de editais abertos (aliás, se você não sabe o que é um edital, clique aqui). Para conhecer nossos cursos, vá no menu Cursos.

Tela do site indicando o menu Cursos

Pelo portal do IFSC, você chega em vários outros canais que temos, mas vamos detalhar mais cada um na sequência.

2) Sites dos câmpus

Para saber informações específicas de um câmpus, aí o melhor caminho é acessar o site de cada câmpus. Cada câmpus nosso tem um site – a maioria já está no mesmo modelo do nosso portal e, por isso, talvez você nem perceba quando está nele ou no portal sistêmico, como chamamos. E tudo bem, porque você vai encontrar a informação de todo o jeito.

Se você ainda não sabe o endereço do site do seu câmpus ou do câmpus que tem interesse em estudar, clique aqui.

3) Páginas do Facebook

Estamos presentes nas mídias sociais e sabemos que muitos de vocês acabam indo pro nosso site a partir de um post que compartilhamos no Facebook.

Assim como nos sites, temos uma página geral do IFSC e páginas para cada câmpus. Recomendamos sempre seguir nossa página geral e a página do câmpus que você estuda ou quer estudar, assim você saberá as informações de oportunidades que valem para todos os alunos – como edital de intercâmbio, por exemplo – e também de assuntos específicos do câmpus, como um evento.

A nossa página geral é facebook.com/ifsantacatarina. Para achar a do câmpus, é só procurar na busca do próprio Facebook.

Tela do Facebook do IFSC


4) Perfil no Instagram

Se você não segue o @ifsc, já clica aqui e comece a nos seguir. No feed, compartilhamos fotos bem bacanas de nossos alunos. Temos também algumas hashtags temáticas:

#ifscpelomundo – para compartilhar as experiências de nossos intercambistas

#olharifsc – em que mostramos algum detalhe dos nossos câmpus ou da Reitoria

#tonoifsc – pra vocês usarem quando publicarem fotos por aqui

Aliás, adoramos quando vocês nos marcam nas fotos ou usam as hashtags. <3 Gostamos de repostar algumas fotos bacanas que mostram a relação de vocês com a gente.

Tela do perfil do IFSC no Instagram

 

Nos stories, vocês podem acompanhar chamadas para nossas notícias, divulgação de cursos e, claro, compartilhamentos dos stories que nossos alunos nos marcam. Como recebemos muitas marcações, não conseguimos compartilhar todos, então selecionamos os que achamos que sejam mais interessantes para todo mundo. Nos destaques do nosso perfil, explicamos como fazemos esta seleção. Então, lembrem-se também de marcar @ifsc quando publicarem nos seus stories.

5) Twitter

Esta foi a primeira rede social que entramos e seguimos nela. No dia a dia, compartilhamos nossas notícias, principalmente. Agora nosso Twitter bomba mesmo é nos jogos do IFSC, o #JIFSC, quando fazemos as transmissões “ao vivo” das partidas e também na apuração das nossas eleições para reitor e diretores-gerais.

Tela da página inicial do twitter do IFSC

 

6) Canal do IFSC no YouTube

No nosso canal do YouTube, vocês encontram centenas de vídeos que já produzimos. Temos diversas playlist de acordo com o conteúdo.

Canal do IFSC no YouTube

 

Além disso, é pelo nosso canal no YouTube que fazemos as transmissões ao vivo dos nossos colegiados, como o Conselho Superior e o Colégio de Dirigentes, e também de eventos, como o #SEPEI e o #JIFSC – que é quando temos a maior audiência do ano.

Você tem ideia de quais foram nossos vídeos mais acessados no ano passado? A gente contou neste post (nele você também encontra uma explicação sobre cada uma de nossas playlists).

7) Sigaa

O Sigaa é o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, utilizado pelos alunos de todos os cursos do IFSC. O Sigaa serve para fazer rematrículas, solicitar trancamento de matrículas e cancelamentos em componentes curriculares, além de gerar boletim e histórico escolar detalhado.

Tela inicial do Sigaa do IFSC

 

Esse sistema é fundamental para sua vida acadêmica. Se você ainda fica meio perdido nele, veja nosso tutorial → https://www.ifsc.edu.br/sistemas-academicos.

A gente sabe que o Sigaa não é uma unanimidade e, como todo o sistema, nem sempre colabora. Mas estamos trabalhando constantemente para deixá-lo mais amigável, viu? Tenham paciência com a gente, vai!

8) E-mail

Quando vocês fazem a matricula no IFSC, cadastram um e-mail. Quem se cadastra no Sigaa, também cria uma conta de aluno do IFSC @aluno.ifsc.edu.br – que, aliás, dá direito a várias coisas bacanas (veja aqui).

É importante que vocês acessem este e-mail, pois é mais um canal que temos para nos comunicar com vocês.

9) Aplicativo Meu IFSC

E, para vocês nunca morrerem de saudades da gente, inventamos mais um canal para vocês nos carregarem no bolso. Rsrs Sim, temos o aplicativo Meu IFSC, porque, afinal, somos é de vocês.

Tela exibindo a página para baixar o aplicativo do IFSC

Nosso app permite aos alunos verificarem suas notas e horários de aula, além de mostrar informações sobre oportunidades do IFSC para a comunidade acadêmica. Se você ainda não baixou, faça o download no seu celular.

10) Murais dos câmpus

No meio dos canais digitais, resta um analógico, mas muito eficiente: o bom e velho mural que vocês devem encontrar pelos corredores dos seus câmpus.

E muito mais...

Acharam muita coisa? Isso que nem mencionamos nosso Blog dos Intercambistas e alguns canais específicos de projetos e outros perfis de cursos… Mas, atenção: nem todos os canais são oficiais e esta é uma observação bem importante.

Não é que o canal por não ser oficial não seja relevante, mas as informações institucionais só podem ser consideradas válidas quando são publicadas nos nossos canais institucionais, administrados pela área de comunicação da instituição e respeitando ainda a Política de Comunicação do IFSC.

Estamos até pensando em fazer um post revelando alguns desses canais não-oficiais... Que tal? Se quiserem nos ajudar, já podem mandar e-mail para blog@ifsc.edu.br contando pra gente algum perfil ou alguma página que vocês conhecem e que é bem bacana. Ou então deixem nos comentários aí abaixo.

De toda forma, os canais que mencionamos acima, obviamente, são oficiais. E mais um comentário óbvio: este blog é um ótimo canal para vocês se informarem (tentando não ser parcial :P).

Coelho mexendo a cabeça se achando


Agora é com vocês! Sigam a gente, curtam os posts, compartilhem e deixem seus comentários. E antes de dizer que não sabiam ou que não ficaram sabendo, deem uma olhada nos nossos canais. O melhor conselho que podemos dar é: fiquem ligados na gente! ;)

Assine o blog

Se você quiser receber nossos posts por e-mail sempre que publicarmos, deixe seu e-mail no nosso cadastro.
BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS