Entenda o que é um projeto pedagógico institucional

BLOG DO IFSC Data de Publicação: 18 nov 2020 09:09 Data de Atualização: 24 jan 2023 10:29

Conhecido pelos mais próximos como PPI, o Projeto Pedagógico Institucional é um dos capítulos centrais do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI - uma das siglas que quem trabalha no IFSC mais convive. Sabemos que este não é o assunto mais divertido do mundo e que tem gente que só ao ouvir uma dessas siglas já vai saindo de fininho…

Apresentador Raul Gil e a frase: Pegue seu banquinho e saia de mansinho

É nesse capítulo, do PPI, que a instituição trata dos projetos de cursos que ofertamos, da política de egressos e dos assuntos estudantis, por exemplo. Parece algo relevante pra quem é nosso aluno (ou pretende estudar aqui), não é mesmo?

E a gente não se cansa de usar este nosso espaço mais descontraído para falar do PDI e do que ele representa até como uma forma de prestação de contas para a sociedade. Quando alguém fala que estuda no IFSC ou que quer fazer um curso aqui talvez não se dê conta de tudo que é pensado, planejado e refletido para que o conteúdo chegue até você em formato de aula (neste momento, a distância ainda pra todo mundo).

-> Já fizemos este post detalhando o que é o PDI

Não esperamos que todo mundo coloque o PDI na sua lista de leitura, mas é importante saber que ele existe e está disponível no nosso site. Saber os capítulos que o compõem também é fundamental para saber onde buscar as informações quando precisar.

Detalhando o PPI do IFSC

O PPI é o terceiro capítulo do nosso atual PDI, o instrumento de planejamento e gestão do IFSC a partir do qual traçamos nossos objetivos, metas e estratégias para ações que vamos fazer até 2024. Conforme o Decreto 5.773/2006, ele é uma parte obrigatória do PDI.

Este vídeo, divulgado no ano passado quando estávamos elaborando nosso atual PDI, explica um pouco mais sobre o que é o projeto pedagógico institucional:

Como é exibido no vídeo, o PPI orienta a prática educativa do IFSC. É a partir dele que definimos o processo formativo em ensino, pesquisa e extensão.

Ao ler o nosso PPI, a sociedade conhece a concepção de educação e educação profissional, científica e tecnológica que são buscadas pelo IFSC, além das nossas diretrizes, políticas, pressupostos de currículo e de avaliação.

O IFSC adotou a concepção histórico-crítica de educação. Entende-se assim que a educação é um espaço fundamental para a formação integral do cidadão, sujeito consciente, com visão crítica. Mobilizar-se nessa direção significa materializar nos programas, projetos e ações institucionais a concepção educativa expressa no PPI.

Para quem quiser entender melhor uma frase muito repetida no ambiente acadêmico - indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão -, é no PPI que está a resposta. Aliás, a caracterização de cada uma dessas áreas encontra-se neste capítulo do PDI.

PPC: A elaboração dos projetos pedagógicos de cursos

Se tivéssemos que escolher uma parte do PPI que tem mais chance de atrair audiência de maneira geral, poderíamos dizer que é essa que trata dos PPCs, a sigla para projetos pedagógicos de cursos.

Quem escolheu algum curso nosso, provavelmente, se interessou pela área e viu perspectivas profissionais. Por trás de cada curso que você encontra nos nossos editais de Ingresso, tem todo um estudo para justificar a existência desse curso. Por que um curso superior de Gastronomia no Câmpus Florianópolis-Continente e não no Câmpus Caçador?

Este estudo é apresentado no que chamamos de Projeto Pedagógico do Curso, seu PPC. Ao acessar os nossos cursos, no Guia de Cursos, vocês vão encontrar o PPC de cada um deles. As principais informações tiramos do PPC e colocamos na própria página de divulgação do curso, como por exemplo nesta sobre nosso curso superior de tecnologia em Design de Moda do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro.

Outros temas do PPI

Tem uma parte do PPI que engloba o que chamamos de Assuntos Estudantis, que trata de programas e ações de inclusão do IFSC, desde o acesso até sua permanência e êxito na nossa instituição.

Também tem um ponto dedicado aos nossos egressos com ações a serem desenvolvidas para esse público. Falando nisso, você já viu a nossa série #EgressosIFSC no Instagram?

E o PPI vai além, se aprofundando nas concepções de gestão e nos princípios para termos uma gestão pautada na democracia participativa, na perspectiva da inclusão e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Inclusive, elencamos neste documento as temáticas para as quais precisamos ter políticas formalmente constituídas, que são: Inclusão, Tecnologia da Informação, Segurança da Informação, Comunicação, Internacionalização, Sustentabilidade, Compras e Contratações, Gestão de Pessoas, Gestão da Informação e do Conhecimento, Governança Institucional e Gestão de Riscos.

Para quem quiser saber mais, basta ler o capítulo 3 do PDI que traz o nosso PPI completo.

Ficou com alguma dúvida? Gostaria que a gente detalhasse melhor algum ponto? Escreva para blog@ifsc.edu.br e nos conte.

Receba os posts do blog

Para receber uma mensagem sempre que um novo post do blog for publicado, cadastre-se aqui

Para ver tudo o que já publicamos no Blog do IFSC é só clicar aqui.

BLOG DO IFSC BLOG DO IFSC BLOGS