Bloqueio orçamentário e Conif

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 16 ago 2019 18:21 Data de Atualização: 16 ago 2019 18:40

Olá!

Passei a maior parte de semana fora do IFSC, na reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, no Rio de Janeiro. Discutimos os temas que vêm nos preocupando nas últimas semanas, que são o bloqueio orçamentário – que permanece – e o programa Future-se.

Apesar das notícias que circularam de que o MEC iria desbloquear os recursos, continuamos com o bloqueio. Até o momento, só temos 5% do orçamento não bloqueado para utilizar neste ano, o que nos permite funcionar até setembro. Estamos bem angustiados com essa situação e, inclusive, na próxima semana, no nosso Colégio de Dirigentes, vamos tratar desse cenário, analisando impactos, prioridades e os encaminhamentos necessários para o IFSC, nesse cenário bem adverso. 

Conif

Na reunião do Conif, vemos que a questão orçamentária é uma preocupação em todas as instituições do País. Como já escrevi em posts anteriores, já debatemos a matriz orçamentária para 2020, mas, diante desse contexto, precisamos garantir e viabilizar nosso funcionamento ainda em 2019.

Na terça-feira, os integrantes do Grupo de Trabalho Educação Superior, criado no início deste ano pela Câmara dos Deputados, participaram da reunião. O GT, presidido pelo ex-reitor da Universidade Federal Fluminense Roberto de Souza Salles, foi feito para acompanhar e avaliar o sistema universitário brasileiro. Atualmente o grupo faz o diagnóstico do ensino superior no País.

Percebemos que o GT tem feito um trabalho bem consistente. Compartilho aqui o relatório apresentado pelo grupo.

Na semana passada, inclusive, o grupo entregou ao presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia, um documento sobre o Programa Future-se, questionando temas como autonomia das instituições e cobrança de mensalidades.

O Future-se é outro assunto que tem nos preocupado. Como eu disse na semana passada, estamos discutindo coletivamente dentro do que temos de informação do programa. Como a consulta pública sobre o Future-se foi prorrogada, a expectativa do Conif é que o programa não deve começar neste ano. Tudo vai depender da forma de tramitação no Congresso Nacional, mas nossa articulação é para que haja mais debate e que muitas questões possam ser mais esclarecidas.

A  análise da atual conjuntura da educação no País foi também ponto de pauta da reunião com a presença do convidado Roberto Leher, professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-reitor da instituição. Ele comentou sobre o cenário político interno do Brasil, a situação com os mercados externos e como isso afeta a realidade do cenário educacional.

Na quarta-feira, estivemos na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que concedeu ao Conif a mais importante honraria da cidade: a medalha Pedro Ernesto. Foi concedida aos dirigentes da Rede Federal uma Moção de louvor e reconhecimento. Participamos de uma solenidade muito bonita, dando destaque ao trabalho das nossas instituições que contribuem muito para o desenvolvimento social do nosso País. Esta valorização de quem somos e do que fazemos é importante e esperamos poder continuar atuando em prol de um Brasil melhor e mais igualitário.

Outros assuntos:

- Aula Inaugural: Na segunda-feira, participei da aula inaugural da terceira turma do IFSC do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Temos tido resultados muito bacanas com o programa, com trabalhos muito bons e que estão trazendo um retorno prático para nossa instituição. Destaquei a importância das pesquisas e da qualificação dos servidores para avanço da educação profissional!

E hoje pela manhã participei da reunião do conselho do Senai, do qual faço parte. 

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA

Programa de Bolsas Parciais na Europa

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 13 ago 2019 15:34 Data de Atualização: 13 ago 2019 15:42

Informamos aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos na Europa (Londres e Itália), ofertado pela Pearson College London e pela CUOA Business School .

O objetivo desses programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional - objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje.

Neste momento, são oferecidos os seguintes programas:

  • Contemporary Topics in Business Strategy* (Pearson College London)

  • International Management & Leadership** (CUOA Business School)

  • Business Strategy & Marketing Management** (CUOA Business School)

  • Operations, Logistics & Lean Management** (CUOA Business School)                     

  • Creativity, Innovation & Entrepreneurship** (CUOA Business School)

 

*Este programa oferece um módulo de inglês para negócios gratuitamente.

**Estes programas oferecem uma visita opcional à ONU e OMC, em Genebra – Suíça.

 

Os cursos têm as seguintes características:

- Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral.

- Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível a partir de intermediário na data da viagem para todos os programas.

- Requerimento para o processo seletivo: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um curso de inglês gratuito em Londres. As 45 primeiras solicitações aprovadas serão atendidas, sendo 15 para Londres e 30 para Itália, deixando as seguintes em lista de espera. Neste momento estamos acolhendo solicitações de bolsa para janeiro/julho de 2020 e janeiro de 2021.

Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail ricardo.feausp@profbritto.com ou preencher as informações no seguinte link:

https://international.ibs-americas.com/universidades-brasil-europa-13082019a

O prazo se encerrará no dia 01 de setembro. Aos interessados serão enviados folders com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Discussões sobre o Future-se e posse do Cepe

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 09 ago 2019 18:27 Data de Atualização: 09 ago 2019 21:52

Olá!

As discussões sobre o programa Future-se, projeto de lei do governo federal para universidades e institutos federais, mobilizou grande parte dos compromissos ao longo desta semana. Como comentei na semana passada, na nossa última reunião do Colégio de Dirigentes, o Codir, deliberamos por levar a discussão para a comunidade acadêmica, envolvendo servidores e alunos, e essa discussão já está sendo feita de forma muito intensa nos nossos câmpus e nos órgãos deliberativos institucionais.

Na segunda-feira o Future-se foi novamente pauta na reunião do Conselho Superior, o Consup, quando debatemos as dúvidas e preocupações que a proposta do governo federal enseja em um momento crítico de bloqueio orçamentário. Nossa posição é que não podemos discutir o futuro se temos, no presente, risco institucional de comprometer várias atividades essenciais.

Além disso, a proposta não esclarece questões cruciais de autonomia ao estabelecer um contrato com uma organização social que teria prerrogativas legais que hoje são dos nossos conselhos, colegiados e gestores. Somos uma instituição construída de modo coletivo e solidário, pautada na inclusão social e nas possibilidades de mudar a conjuntura de discrepâncias e diferenças que vivemos de modo forte em nosso país. Uma proposta de estabelecer parcerias público-privadas deve preservar e proteger o caráter público e gratuito das nossas atividades.

Todos consideram pontos muito obscuros na proposta que estabelece fundos de investimentos como forma de financiar muitas atividades institucionais. Juntamente com o Codir, o Consup vai acompanhar os debates e desdobramentos dessa proposta. Qualquer manifestação do IFSC será amplamente debatida com nossa comunidade!

A reunião foi transmitida pela IFSCTV e a gravação pode ser acessada aqui. 

Reuniões nos câmpus

Também tratando do Future-se, estive em alguns de nossos câmpus ao longo da semana, conversando e buscando responder questionamentos importantes feitos por nossos alunos e servidores. Para muitos desses questionamentos não temos respostas, pois também são nossos grandes motivos de dúvidas e preocupações. O projeto de lei não esclarece essas lacunas e não dirime nossas dúvidas quanto ao impacto de aderir a uma proposta frágil, incerta e estranha ao nosso fazer institucional no momento de colocar possibilidades de renda de fundos de investimento sobre os quais não teremos gestão, e, além disso, com interesse focado na rentabilidade e lucro. Fizemos essa conversa com o Câmpus Gaspar, na quarta-feira, e em Itajaí e São José, na quinta.

Hoje fizemos uma reunião integrada da Reitoria com o Câmpus Florianópolis-Continente, no Centro de Eventos do câmpus. Abri minha fala retomando um pouco o histórico do contingenciamento de recursos, que nos pegou de surpresa no primeiro semestre, e sobre o qual viemos negociando com o MEC e a Setec desde então, sob o risco de inviabilizar nossas atividades. Nós já vínhamos desde 2015 com uma redução de orçamento, em contraste com um crescimento institucional, mas os contingenciamentos são uma realidade que vêm causando muita preocupação.

Nesse cenário de tratativas para sensibilizar o governo para o problema do contingenciamento fomos pegos de surpresa com o anúncio do Future-se, na metade de julho, quando a maioria das instituições estava em recesso. Na reunião, lemos conjuntamente a nota oficial do Conif a respeito, sobre a qual já falei aqui, que reflete nosso posicionamento institucional: é temerário fazer um plano dessa natureza sem a participação das instituições envolvidas e sem discutir os problemas que as próprias instituições consideram prioritários. Além disso, é fato que muitas das ações que são previstas no projeto nós já desenvolvemos nos institutos federais, com pioneirismo, inovação e excelência. Na conversa com os servidores da Reitoria e do Câmpus Florianópolis-Continente, que teve também a participação de estudantes, ficou claro que ainda há muitos pontos obscuros e que a expectativa é de ampliação do diálogo, resistência e garantia da autonomia institucional.

Na semana que vem teremos mais uma reunião Conif com essa pauta e, na sequência, pretendo continuar a maratona de visitas aos câmpus para falar sobre o projeto do Future-se. O debate deve ser feito em todos os colegiados de câmpus e em todas as instâncias da instituição, e sempre que possível quero estar presente para contribuir com o máximo possível.

Posse do Cepe

Na quinta-feira ocorreu a posse dos novos membros do Cepe, o nosso Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Esse colegiado tem um papel muito importante  no estudo e aprovação das diretrizes que norteiam nossas atividades nas três áreas que devem funcionar de forma indissociável. A composição que se encerrou deixa um legado importante construído com a secretaria e pró-reitorias: melhoraram os processos, limparam a pauta de apreciações e garantiram ao IFSC dar passos importantes em direção à qualificação dos registros docentes, da transparência na apreciação das propostas de cursos. Os resultados desse conjunto de ações é imediato: temos muitos cursos com nota máxima no Inep; somos referência na curricularização da extensão; temos resultados bastante expressivos na EaD; inovamos na certificação de saberes e competências. Parabenizei os novos conselheiros e agradeci por sua disposição por trabalharem nesse órgão tão vital para o funcionamento da nossa instituição.

Outros assuntos:

Formatura - No fim da tarde desta sexta ocorreu a colação de grau de alunos dos cursos superiores de tecnologia em Gastronomia e em Hotelaria do Câmpus Florianópolis-Continente. Oito formandos receberam seus diplomas e foi uma alegria participar desse momento de suas vidas ao lado de seus amigos e familiares. Parabéns aos novos tecnólogos! 

Até semana que vem!

BLOG DA REITORA

Sepei, inauguração, Codir e Conif

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 02 ago 2019 17:23 Data de Atualização: 02 ago 2019 17:44

Olá!

Retornei das férias e já com uma semana de agenda cheia com eventos e reuniões.

Quero começar falando do nosso Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação – o Sepei -, que, neste ano, foi realizado na região oeste pela primeira vez. De terça a quinta-feira, cerca de 1,7 mil alunos e servidores estiveram em Chapecó participando do nosso maior evento científico.

Tivemos apresentação de trabalhos, palestras, oficinas, workshops, festival de bandas, hackathon, feira tecnológica, torneio de robótica e muito mais. Infelizmente, em função da minha agenda em Brasília, só pude estar presente no primeiro dia do evento.

Na cerimônia de abertura, destaquei como a dimensão do evento mostra a grandiosidade da nossa instituição – isso que é só uma mostra do que temos e do que fazemos. Em alguns momentos fomos questionados em manter um evento desse diante do contexto que estamos vivendo, mas defendo que nós não podemos nos diminuir e aceitar a diminuição do que fazemos. 

Só teremos desenvolvimento econômico e tecnológico se tivermos desenvolvimento social e essa transformação só é possível por meio da educação. O Sepei tem uma simbologia por resumir um pouco de tudo o que fazemos e de disseminar o conhecimento aqui aprendido e aqui produzido para a sociedade. 

Compartilho aqui a gravação da cerimônia de abertura com a minha fala e vocês podem conferir outros vídeos do evento no nosso canal do YouTube, assim como mais notícias no nosso portal e mídias sociais.

Acompanhei a distância toda a programação e fiquei muito feliz por ver tantos projetos bacanas. O Sepei 2019 foi um sucesso e só reforça a importância da nossa existência enquanto instituição de educação pública.

Parabéns a todos os envolvidos na organização!

Codir  

Na segunda-feira, foi realizada uma reunião do Colégio de Dirigentes, que reúne os diretores-gerais de todos os câmpus, com pauta única: Future-se - análises e contexto.

Estamos todos com muitas dúvidas e incertezas sobre o funcionamento do programa anunciado pelo Ministério da Educação em julho, seus impactos e a consequências da adesão. Após muitas discussões, fizemos os seguintes encaminhamentos: ouvir nossa comunidade acadêmica, por meio de um debate coletivo institucional nos colegiados, inclusive nos câmpus; elaborar uma nota do Codir e do Conselho Superior sobre o posicionamento do IFSC em relação ao Future-se e fazer um vídeo explicativo sobre nossa posição frente ao que está publicizado do programa.

Conif

Na quarta-feira, viajei para Brasília para participar da reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, em que a pauta também foi o programa Future-se. Tivemos a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau. Percebemos que as mesmas dúvidas e incertezas sobre o programa estão por todo o Brasil.

O secretário destacou as vantagens da proposta, como ter acesso a recursos para pesquisa e inovação. Ele disse que isso não substituirá o orçamento público, mas que pode ser uma forma da instituição crescer e atuar em parcerias privadas. Não ficou claro como são esses fundos e como será a gestão disso pelas organizações sociais e ressaltamos para o secretário nossa preocupação pelo fato de questões tão sérias sobre o programa ainda serem tão superficiais.

O Conif, inclusive, divulgou ontem uma nota oficial sobre o programa externando essa preocupação sobre o Future-se e tornando públicos pontos reflexivos sobre essa ação governamental.

Como a nota deixa claro e como também colocamos para o secretário na reunião, entendemos que não adianta propor um programa se temos uma situação drástica no presentenotapara resolver que é o bloqueio orçamentário. Divulgamos uma nota, na semana passada, do nosso Conselho Superior sobre isso.


Na quinta-feira, o tema da reunião do Conif foi orçamento. A informação que temos é que ainda estão tentando redirecionar recursos dentro do MEC para diminuir o bloqueio orçamentários dos institutos federais para chegar em 22 ou 23 % de orçamento bloqueado. Sobre a liberação de cotas de empenho, só deveremos ter definição de uma liberação na próxima semana. Relatamos ao secretário que esse percentual compromete muitas atividades e teremos que deixar de pagar contas desse ano.

O secretário informou que o MEC está buscando outras alternativas de recurso como os fundos da Petrobras, por exemplo. Sobre o orçamento para 2020, a Setec disse que podemos ter boas perspectivas com a capitalização do Governo em relação à Eletrobrás e também com os leilões do pré-sal, mas ainda não sabemos os valores que serão considerados na proposta do MEC para a matriz do próximo ano.

Saímos da reunião com os sentimentos que têm predominados neste ano até o momento: de preocupação e incertezas. Estamos trabalhando intensamente buscando ao máximo reverter a situação, garantir a continuidade da nossa atuação e procurando esclarecer as dúvidas, mas seguimos sem muitas respostas ainda.

Estou à disposição para ir aos câmpus tratar desse tema. Estive com servidores do Câmpus Florianópolis, no dia 26/7, na abertura do semestre letivo, colocando nossa posição e as principais dúvidas em relação ao programa.

Inauguração de bloco

Na terça-feira, estive em Xanxerê para a inauguração do novo bloco do câmpus. Foi muito emocionante! Por ser um câmpus federalizado, Xanxerê herdou uma estrutura antiga e esta foi a primeira estrutura física construída. O novo bloco conta com salas de aula, biblioteca, mini-auditório e salas para os setores administrativos.

Agradeço a todos os envolvidos na concretização dessa obra. Durante a cerimônia de inauguração destaquei que queremos que o Câmpus Xanxerê, que já mostrou a que veio, possa crescer ainda mais.

Outros assuntos

- SLO: Na segunda-feira, estive no Câmpus São Lourenço do Oeste, assinando termo de cessão do uso compartilhado de uma escola do estado, onde são desenvolvidos nossos cursos, e conversei com os servidores sobre as dificuldades e desafios que temos na implantação do câmpus.

- Meu IFSC: Lançamos durante o Sepei o aplicativo para nossos alunos, o Meu IFSC, que era um pedido antigo. Convido todos os estudantes a fazerem o download e já usufruírem das facilidades do nosso app. Com o tempo, nossa ideia é aprimorar com mais funcionalidades.

E neste domingo, temos concurso público do IFSC para preenchimento de 61 vagas para docentes e técnicos administrativos. Desejo boa sorte aos candidatos e bom trabalho aos nossos servidores que irão trabalhar na prova!

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA

Codir, Frente Parlamentar e Reditec

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 12 jul 2019 16:59 Data de Atualização: 12 jul 2019 17:09

Olá!

Começamos a semana com mais uma reunião do Colégio de Dirigentes, o Codir, que reúne nossos diretores-gerais de todos os câmpus. Na pauta, aprovamos o calendário de ingresso para 2020.2 e também o calendário acadêmico 2020, que segue para ajustes nos câmpus e depois para aprovação no Conselho Superior. Também tivemos apresentação do novo Edital para Credenciamento de Laboratórios Prestadores de Serviços Técnicos Especializados, importante atuação do IFSC em articulação com a comunidade.

Como sempre a reunião foi transmitida pela IFSCTV e outros assuntos importantes na pauta podem ser conferidos na gravação, disponível aqui. 

Frente Parlamentar

Na quarta-feira, estive na Assembléia Legislativa de SC, a Alesc, para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico e Profissionalizante. O objetivo da Frente é defender e fortalecer o ensino técnico e profissionalizante no Estado, bem como propor e analisar programas que disciplinem todas as questões referentes ao assunto. 

Trata-se de uma iniciativa muito importante do nosso estado! O secretário estadual da Educação, Natalino Uggioni, também esteve presente. 

Na minha fala, destaquei que precisamos nos unir para sermos mais fortes e, acima de tudo, valorizar o profissional que se forma no curso técnico. Defendemos tanto o ensino técnico, mas precisamos reconhecer o egresso do curso. Este profissional é fundamental para o desenvolvimento do nosso país e, atualmente, há muita demanda por técnicos. Só que é preciso pensar em cadeia, de forma que a remuneração do profissional esteja alinhada com o seu importante papel.

Reditec

Ontem e hoje estou envolvida em reuniões de organização da Reditec, a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Como já divulgamos, a 43ª edição do evento será realizada de 9 a 13 de setembro, aqui em Florianópolis, e o IFSC e o IFC são os responsáveis pela organização.

Recebemos o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, assim como o secretário executivo, Alexandre Bahia, e uma equipe de servidores do IFSC e IFC, para discutir a programação e outros detalhes importantes do evento. 

Diante da crise orçamentária que estamos enfrentando, o evento todo está sendo redimensionado. Ao invés de ser realizado em centro de eventos, utilizaremos os espaços da Reitoria e do nosso Câmpus Florianópolis-Continente. Também não devemos ter, desta vez, palestrantes que possam necessitar de muitos recursos em tradução e deslocamentos. O evento foi mantido, pois entendemos que é um importante momento de integração, mobilização e discussão, inclusive de estratégias para enfrentarmos juntos o atual contexto.

O evento é destinado aos reitores, pró-reitores, diretores-gerais de câmpus e membros dos órgãos de assessoramento das câmaras temáticas do Conif. As inscrições estão abertas até 16 de agosto.

Aproveitando o recesso escolar, nas próximas duas semanas estarei de férias e, por isso, não teremos publicações por aqui.

Até mais!

BLOG DA REITORA

Conif e Orçamento

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 05 jul 2019 16:06 Data de Atualização: 06 jul 2019 09:06

Olá!

Passei a semana em Brasília participando de mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif.

Logo na abertura da reunião, tivemos a assinatura do acordo de cooperação entre o Conif e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. A intenção é democratizar e ampliar o acesso de estudantes e produtores rurais a pesquisas, publicações e tecnologias.

Além do acesso às plataformas de conhecimento da Embrapa, os estudantes e professores da Rede Federal também poderão conhecer e estudar quase 200 espécies vegetais que foram melhoradas geneticamente. A parceria prevê ainda a instalação de 10 Unidades de Referência Tecnológica em instituições associadas ao Conif.

Na reunião, tivemos também a presença do diretor substituto da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, a Setec, Weber Tavares da Silva Júnior, que anunciou que serão disponibilizados cerca de R$ 100 milhões para que as obras em andamento da Rede Federal sejam concluídas nos próximos meses. Para o IFSC, isso é um sinal positivo para que possamos retomar a construção dos novos blocos dos câmpus Criciúma e Jaraguá do Sul-Rau.

As obras estão paradas desde que a empresa que ganhou a licitação abandonou os trabalhos, o que já está sendo resolvido em termos legais. De toda forma, só tínhamos uma parte de recursos liberados para essas obras e agora, com este anúncio, esperamos poder receber o que falta para retomar as construções com a segunda empresa colocada no processo.

Orçamento

Em relação ao orçamento, solicitamos à Setec a liberação de mais cota de empenho, em julho ainda, para que possamos garantir o funcionamento do segundo semestre, uma vez que só temos até o momento 48% da cota liberada. Como já mencionei anteriormente, nossa expectativa é que, no máximo em agosto, o Governo Federal faça uma análise e comece a desbloquear os recursos orçamentários das instituições.

Aprovamos a proposta de matriz orçamentária do Conif para 2020 que agora será negociada com o MEC. A matriz está pautada no número de matrículas e no reajuste pela inflação. Conseguimos incluir a assistência estudantil também para os cursos de qualificação, o que será bom para nossos alunos.

Em relação aos Jogos Nacionais dos Institutos Federais, o JIF Nacional, foi decidido que, diante do cenário de bloqueio orçamentário, serão reduzidos os números de alunos participantes e de dias de competição. Os jogos serão em outubro, no Espírito Santo, e a Comissão Nacional que está organizando o evento irá estabelecer os critérios para a participação das delegações dos institutos considerando esse novo cenário.

Reunião na Setec

Na Setec também tivemos uma reunião com o diretor substituto da DDR Weber Tavares da Silva Júnior, a diretora do Câmpus Palhoça Bilíngue Carmem Beck e a chefe Depe Simone Lima da Silva para apresentar os resultados do Núcleo de Produção Bilíngue e pedir apoio para continuar o projeto de produção de aulas e materiais para alunos surdos. Tivemos a garantia de que a Setec vai apoiar o projeto!

Reunião com parlamentar

Aproveitei que estaria em Brasília para solicitar uma agenda com o deputado federal Rodrigo Coelho, representante de Santa Catarina na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. Solicitamos apoio do deputado à emenda parlamentar que garante um orçamento mínimo para o MEC no projeto de Lei Orçamentária 2020 igual ao deste ano. Felizmente, a emenda foi incluída pela comissão.

Também solicitamos ao deputado o apoio por meio de emendas parlamentares de bancada e individuais para projetos e obras do IFSC que possam melhorar nossa infraestrutura.

Outros assuntos:

- Polo Embrapii: Hoje de manhã estive no Câmpus Florianópolis, pois a direção da Embrapii veio até o IFSC para fazer uma auditoria no nosso polo - que está em processo de implantação. A auditoria faz parte do processo e é uma atividade de trabalho em que se verifica como está o andamento. Nosso polo está em seu segundo ano de implantação e até janeiro de 2021 deve ser finalizado esse período para entrar no período de consolidação. Foi muito boa a reunião e estamos focados nas metas que temos que atingir ainda esse ano. Coloquei à direção da Embrappi que o polo tem todo apoio do IFSC para sua institucionalização.

- Prêmio ODS: No último post, contei que ia participar do Prêmio ODS SC 2019 na categoria instituição de ensino, promovido pelo “Movimento Nacional ODS SC – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nosso projeto “Acolhimento e inclusão social a refugiados e imigrantes”, do Câmpus Gaspar, foi o grande vencedor, na categoria instituição de ensino, que nos deixou muito orgulhosos!

- Transferências e Retornos: Nesta semana, abrimos o processo de transferência e retorno para nossos cursos. São 1,6 mil vagas em 21 câmpus. Vejam as informações no nosso site.

E neste final de semana teremos a segunda parte dos nossos jogos, o JIFSC. Agora será a vez dos alunos dos nossos cursos gerais. O evento será no Câmpus Florianópolis. Desejo a todos boas partidas e que o espírito esportivo pautado na colaboração, no coletivo e na diversão contagie a todos.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA

Relato do Lucas Tinoco | PROPICIE 15

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 05 jul 2019 11:55 Data de Atualização: 05 jul 2019 12:00
Relato do Lucas Tinoco | PROPICIE 15

E meu período aqui em Portugal vem cada vez mais se aproximando do fim. Já é “chover no molhado” dizer que está experiência tem sido sensacional pra minha formação profissional e cultural.

O dia a dia com pessoas de diferentes culturas e a convivência no ambiente de pesquisa são aspectos que vou levar para o resto da minha vida. Recebi na última semana a resposta positiva da comissão do SEPEI quanto a minha participação no seminário. Vejo o evento como uma excelente oportunidade de divulgar o que aprendo aqui e também de rever os meus amigos intercambistas, visto que também estarão em Chapecó Para que tudo corra bem no evento, já venho esboçando a minha apresentação oral.

Quanto ao final do projeto, pretendo nas duas próximas semanas desenvolver uma rota com o outro módulo e assim concluir uma proposta final de dispositivo de geração de rotas para o simulador de bicicleta elétrica.

Novamente agradeço ao IFSC, à ASSINT, meus orientadores, à minha família, meus amigos e a Deus! Sem vocês não estaria aqui!

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Consup, Caminho Aberto e inauguração em Tubarão!

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 28 jun 2019 18:35 Data de Atualização: 28 jun 2019 19:15
Olá!

A semana foi de agenda cheia e iniciou com mais uma reunião do nosso Conselho Superior, o órgão máximo e deliberativo do IFSC. Na pauta, tivemos proposta e criação de um Comitê Especial para a escolha das comissões eleitorais que irão regulamentar e acompanhar o processo de consulta para reitor(a) e diretores(as)-gerais. 

Em função do processo eleitoral, ajustamos o calendário das reuniões do Consup e nossas próximas reuniões serão em 5 de agosto, 16 de setembro, 4 de novembro e 16 de dezembro.

Na reunião também foram apreciados e aprovados cursos técnicos, especializações e uma proposta de mestrado profissional dos câmpus da região Sul, que será submetida a avaliação da Capes! A gravação da reunião está disponível neste link no nosso canal da IFSCTV.
 
Caminho Aberto

Na terça-feira de tarde, participei do lançamento da 10ª edição da Caminho Aberto, a revista de extensão do IFSC, em um coquetel delicioso no restaurante do nosso Câmpus Florianópolis-Continente. Com a temática árabe, os pratos foram preparados e servidos pelos alunos e professores dos cursos do campus.
 
Nossa revista teve sua primeira publicação em 2014 e, desde então, mantém periodicidade semestral, publicando artigos e relatos de experiência sobre ações e projetos extensionistas desenvolvidos em instituições de todo o país. É um orgulho perceber que o IFSC está consolidando esse trabalho tão importante.
 
Vejo que a Caminho Aberto tem um papel importante para aprimorar a compreensão sobre a Extensão no IFSC e em outras instituições. Parabenizo à equipe pelo trabalho recente, mas com grandes resultados.
 
Há dez anos, a Extensão era um desafio, e hoje nós podemos dizer que esse desafio está sendo cumprido. E a revista Caminho Aberto permite registrar todo esse trabalho, fazendo com que possamos avançar, atendendo a comunidade.
 
A publicação está disponível on-line.
 
Inauguração do bloco de Tubarão

Ontem fui ao Câmpus Tubarão participar da solenidade de entrega do Bloco B, que conta com 7 laboratórios e mais um espaço administrativo. A obra foi possível graças a uma emenda parlamentar do ex-deputado Jorge Boeira, a quem registro aqui também nosso agradecimento.

Aproveito para solicitar apoio de outros parlamentares para que possam destinar emendas ao IFSC. É uma forma de podermos seguir melhorando nossa estrutura e oferecendo mais educação de excelência à sociedade.

Sabemos que ainda temos muito a fazer, inclusive em Tubarão, mas, considerando os tempos difíceis que estamos vivendo em questão orçamentária, é uma conquista poder finalizar a obra e entregar o espaço – que ficou muito bom – para os servidores, alunos e a comunidade do município.

Outros assuntos:

- IFSC pelo Mundo: Nesta semana, recebemos a notícia de que uma equipe de alunas do nosso Câmpus Xanxerê é finalista do Technovation, uma competição internacional de tecnologia apenas para meninas. As nossas estudantes desenvolveram um aplicativo de celular para auxiliar no combate ao suicídio e agora representam o Brasil na disputa pelo primeiro lugar. Também de Xanxerê, temos alunos e servidores, neste momento, nos Estados Unidos, por terem conquistado o primeiro lugar na Garatéa-ISS. Eles vão conhecer a Nasae apresentar o experimento que desenvolveram. E de Criciúma um grupo de alunos viajou para a Austrália para participar de uma competição mundial de robótica. Ficamos muito orgulhosos dessas conquistas! Parabéns aos estudantes e servidores envolvidos. Acreditamos que a educação pode levá-los para longe e vocês estão nos mostrando isso.

- E hoje à noite participo da entrega do Prêmio ODS SC 2019, promovido pelo “Movimento Nacional ODS SC – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Estamos muito felizes, pois o projeto “Acolhimento e inclusão social a refugiados e imigrantes”, do nosso Câmpus Gaspar, é um dos finalistas na categoria instituição de ensino. O IFSC é signatário do Movimento ODS- Santa Catarina, assumindo compromissos com a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, movimento importante de transformação e inclusão!

Até a próxima semana!
BLOG DA REITORA

Eventos e reuniões

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 19 jun 2019 14:56 Data de Atualização: 19 jun 2019 16:37

Olá!

Esta semana está sendo mais curta por causa do feriado e por isso estou publicando o blog hoje.

Queria começar falando de uma reunião que tivemos na sexta passada, no final do dia, e que acabou não entrando no post anterior. Conseguimos uma agenda com o deputado federal Hélio Costa para solicitar apoio na construção de um novo prédio no Câmpus Florianópolis para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. Hoje temos um grande número de projetos em andamento com espaço físico reduzido para todos eles.

O deputado nos sinalizou de maneira bem positiva e disse ser possível destinar uma emenda parlamentar no ano que vem para este projeto que beneficiará nossos alunos, servidores e, principalmente, a comunidade. Já estamos fazendo os encaminhamentos para formalizar o compromisso na expectativa de podermos ampliar nossa estrutura e melhorar ainda mais nossa atuação na pesquisa e na extensão.

Eventos

Na segunda-feira, participei da abertura do Fórum dos Mestrados e Doutorados Profissionais da Região Sul, que foi realizado no nosso Câmpus Florianópolis-Continente. Os participantes discutiram sobre formas de financiamento e de avaliação para os programas. No IFSC, só temos no momento mestrados profissionais, até pela nossa identidade.

Na minha fala, destaquei a necessidade de termos critérios de avaliação diferenciados para os mestrados profissionais em relação aos mestrados acadêmicos. Precisamos enaltecer nossos resultados que são mais práticos e vão além de um artigo acadêmico, por exemplo, com aplicações e retornos mais imediatos para a sociedade.

Na terça-feira, participei da abertura do Seminário Gastronomia e Sustentabilidade: Perspectivas e Desafios da utilização de alimentos agroecológicos e da biodiversidade brasileira na gastronomia, realizado pela turma da quinta fase do curso de Gastronomia do Câmpus Florianópolis - Continente e pelo Núcleo de Estudos de Gastronomia. É uma temática muito importante em nível global e é muito bacana saber que estamos contribuindo para essas discussões e, com certeza, avançando na sustentabilidade e contribuindo para o desenvolvimento regional. Foi muito legal também perceber a articulação entre os câmpus Florianópolis - Continente, Lages e Urupema.

Outros assuntos:

- Carro Elétrico: Na segunda de tarde, estive no Tribunal de Contas do Estado com professores do Câmpus Florianópolis envolvidos no projeto de carro elétrico. A ideia é estabelecer parcerias com órgãos públicos para, a partir do projeto de pesquisa, converter carros tradicionais, com motor por combustão, em carros elétricos, para pesquisar a viabilidade financeira e técnica desse projeto. Fizemos este contato para estabelecermos um convênio com o TCE e também conversar sobre as possibilidades de financiamento do projeto.

- Arraiá da Reitoria: Ontem de tarde, tivemos um momento de integração entre os servidores da Reitoria com a realização do nosso tradicional arraiá. Vários câmpus também já estão fazendo suas festas juninas. Foi um momento muito legal de confraternizar entre colegas e amigos e de fortalecer esses laços.

-Reunião UCES: Na segunda, recebemos para uma reunião com a diretora de Assuntos Estudantis, Girlane Bondan, os representantes da União Catarinense dos Estudantes Secundaristas, Ketheryn Nathally Fistarol e Luiz Otavio Barandina da Silva, para tratar da organização estudantil, os eventos e a importância da mobilização deles em defesa da educação pública.

- Cursos de Qualificação: Na segunda-feira, abrimos mais um período de inscrições para nossos cursos de qualificação. Desta vez, temos mais de 5 mil vagas em 24 cidades de SC, além de opções de cursos a distância por meio do nosso Cerfead. As inscrições terminam em 14 de julho e todas as informações estão no nosso site. Nos ajudem a divulgar, pois são muitas oportunidades abertas!

Um bom feriado e até a próxima semana!

BLOG DA REITORA

Codir, Jifsc e Conif

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 14 jun 2019 14:52 Data de Atualização: 14 jun 2019 15:55

Olá!
Tivemos uma semana movimentada com a realização dos nossos jogos, o Jifsc, e de reuniões.

Começamos a semana com mais uma reunião do nosso Colégio de Dirigentes, o Codir, que reúne os diretores-gerais dos nossos 22 câmpus. Fizemos a reunião no Câmpus Gaspar em função da realização dos jogos em Blumenau.

Aprovamos o calendário de ingresso 2020.1. Portanto, quem quiser estudar em nosso instituto no ano que vem já pode se programar com os períodos de inscrições disponibilizados aqui.

A nossa Diretoria de Assuntos Estudantis também fez a prestação de contas do recurso da assistência estudantil em 2018 e apresentou a execução de 2019. Destaco o uso do recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Ano passado, conseguimos avançar com 15 câmpus implantando o programa e, em 2019, todos devem implantar e oferecer lanche para os estudantes dos cursos técnicos. Um grande avanço para o IFSC a implantação do PNAE, com incremento de recursos da assistência estudantil.

Como sempre, a reunião do Codir foi transmitida ao vivo pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.

JIFSC

Na segunda de tarde, participei da abertura da oitava edição dos Jogos do IFSC, conhecido como Jifsc. Até quarta-feira, foram realizados os jogos para nossos alunos dos cursos técnicos integrados no Complexo Esportivo do Sesi de Blumenau.

Os jogos são um momento de grande integração para os nossos estudantes! É muito contagiante ver a alegria e a animação deles.

Parabenizo a toda equipe de servidores que trabalhou muito para viabilizar esse momento que os alunos amam e a gente também. Entendemos que a prática de esporte, além de ser muito benéfica para a saúde, traz muitos ensinamentos sobre persistência e espírito de equipe e que nos ajudam na formação cidadã dos nossos estudantes.

Nos dias 6 e 7 de julho, teremos os jogos para os cursos gerais no Câmpus Florianópolis. Estaremos lá junto com o mascote do Jifsc, o Jifscão.

Conif

Na terça viajei para Brasília onde permaneci até ontem para mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Na pauta, discutimos a situação da Rede Federal perante o bloqueio orçamentário e o orçamento para 2020.

Participamos da audiência pública “Contingenciamento dos recursos das Universidades Brasileiras e dos Institutos Federais de Ensino e suas consequências”, promovida por comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha os trabalhos do Ministério da Educação. Defendemos mais uma vez a reversão do contexto atual de limitação orçamentária.

Acompanhamos o anúncio do desbloqueio de R$ 1 bilhão para a educação pública e de R$ 330 milhões para bolsas de pesquisa científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Seguimos na expectativa de que o bloqueio seja revertido para nos permitir seguir com as ofertas de cursos e a realização dos projetos que temos.

Tivemos a presença de dirigentes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a Setec, na reunião, onde foi divulgado que, até o fim deste mês, será emitida portaria que tratará do remanejamento de códigos de vagas nas unidades. O documento que estabelece as diretrizes gerais para a regulamentação das atividades docentes na Rede Federal, portaria 17/2016, está em análise pela secretaria, mas ainda não temos sinalização para alterações. O IFSC está no processo de adequação à portaria que já foi analisada pelo CEPE e deve seguir para apreciação no Consup.

Também falamos sobre a Reditec 2019, que é a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Neste ano, o evento está sendo organizado pelo IFSC e pelo IFC, os dois institutos federais de SC, e será realizado de 9 a 13 de setembro em Florianópolis.

O evento é destinado aos reitores, pró-reitores, diretores-gerais de câmpus e membros dos órgãos de assessoramento das câmaras temáticas do Conif. As inscrições serão abertas na próxima semana.

Outros assuntos:

- Posse: hoje de manhã tivemos a posse em Gabinete de três novos servidores. Desejo boas-vindas ao Alisson, Daniel e Guilherme, que vão atuar nos câmpus São Carlos, São Lourenço do Oeste e Itajaí.

- Jornada de Radiologia: estive hoje pela manhã na abertura da 7ª Jornada Catarinense de Radiologia e 1º Simpósio de Enfermagem Radiológica, importante evento organizado por servidores e alunos do Câmpus Florianópolis. Parabéns a todos que organizaram esse momento importante de debates e aprendizados.

E só queria lembrar que, na segunda, terminam as inscrições para nossos cursos técnicos e voltados à educação de jovens e adultos. Temos 2,3 mil vagas em 18 câmpus. Todas as informações estão no nosso site.

Até mais!

BLOG DA REITORA

Eventos e visita aos câmpus

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 07 jun 2019 14:06 Data de Atualização: 07 jun 2019 14:21

Olá!

Nesta semana, viajei para o Sul do Estado para participar da abertura do III Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais em Araranguá, o Sited 2019. O evento foi promovido pela UFSC e pelo nosso Câmpus Araranguá.

Pesquisadores do Brasil, da Argentina, do Canadá e de Portugal, que são referência na área de tecnologias para educação, estiveram em Araranguá para o evento, que foi realizado de 4 a 6 de junho.

Participei da primeira mesa-redonda do simpósio com João Vianey, da Hoper Group Consultoria, e José Moran, da Universidade de São Paulo, e falamos sobre a “Integração de tecnologias no ensino EAD e presencial".

Destaquei na minha apresentação as necessidades e possibilidades que temos em inovar nos currículos por meio da tecnologia e os desafios que temos na formação para o trabalho em tempos de conectividade e acesso à informação ilimitada. Criatividade e inspiração nos trazem os novos tempos. A escola precisa se reinventar com urgência!

Visita aos câmpus

Aproveitei que estava na cidade para o evento e visitei o Câmpus Araranguá, onde conversei com alunos e servidores. Fizemos uma agenda de visita também nos outros câmpus da região Sul, o Câmpus Criciúma e o Câmpus Tubarão.

Nas conversas com estudantes e servidores, tratamos dos desafios do IFSC. É sempre motivador estar nos câmpus e ver como o que fazemos, planejamos e executados, tem impacto na vida das pessoas. Também falamos sobre nossa preocupação em relação aos bloqueios em nosso orçamento, que estamos na luta para reverter e os impactos no IFSC.

Na quinta-feira, estive na solenidade de comemoração dos 10 anos do curso técnico integrado em Química do Câmpus Florianópolis. Os alunos construíram uma tabela periódica com caixas de leite para marcar os 150 anos da tabela periódica.

Parabenizo por aqui também todos os servidores que atuam para o sucesso desse curso!

Audiência Pública

Nesta sexta estou em Porto Alegre participando de uma audiência pública convocada pela Procuradoria Regional da República da 4ª Região para tratar do bloqueio de verbas imposto às instituições federais. Não temos novidades em relação a esta questão e seguimos na luta de que o bloqueio seja revertido.

E neste domingo, cerca de 2,1 mil candidatos vão prestar nosso exame de classificação nas cidades de Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, Joinville e São José, buscando uma vaga em nosso Ensino Médio Técnico com início no segundo semestre. Desejo boa sorte a todos!

Até mais!

BLOG DA REITORA

Relato da Isabele Dal Pont | PROPICIE 15

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 07 jun 2019 12:11 Data de Atualização: 07 jun 2019 12:57

Muitas coisas aconteceram nos últimos 15 dias, a mais importante delas foi a participação no Portugal SmartCities, feira que ocorreu em Lisboa entre os dias 21 até 23/05, expondo o projeto de pesquisa que eu e o colega André fizemos parte durante os três meses de intercâmbio, foi uma experiência única, nunca imaginaria antes que teria um trabalho com meu nome em uma feira em Lisboa. Nessa feira também tivemos contato com muitas Startups aqui de Portugal, e aprendemos sobre novas tecnologias que estão sendo vendidas que contribuem com a preservação do meio ambiente, isso mostra a engenharia sendo aliada a preservação dos recursos naturais.

Também visitei um dos lugares mais incríveis de Portugal, que é a região do Algarve que fica no sul do País. Foi um passeio maravilhoso, onde tive a oportunidade de ver paisagens deslumbrantes feitas pela natureza, com um litoral de águas cristalinas.

Como essa é a minha última semana de projeto no IPS, estamos em processo de finalização do artigo e gerando conclusões finais sobre o projeto, também submetemos o artigo para uma apresentação oral no SEPEI, por ser um tema diferente e original, e que deve ser difundido aos estudantes no Brasil.

Na semana que vem embarco de volta para o Brasil, e sinto que esses meses de intercâmbio tiveram um grande significado na minha vida, me fizeram ser mais independente, pensar alto, acreditar que todos os sonhos podem ser realizados se você se esforçar para isso, hoje tenho muito mais segurança para conversação em Inglês devido ao convívio com pessoas de outros países, também aprendi muito com o orientador do projeto sobre o tema que estudamos durante o intercâmbio. Fiz amigos que vou levar para a vida toda comigo, que me ajudaram quando cheguei aqui ainda meio “perdida” com dicas muito úteis, foram vários choques de cultura que fizeram a gente aprender um com o outro.

Agradeço muito ao IFSC por essa oportunidade, pois voltarei para o Brasil com uma bagagem de conhecimento enorme.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

25 anos do IFSC em Jaraguá do Sul

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 31 mai 2019 17:17 Data de Atualização: 31 mai 2019 17:36

Olá!

Nesta semana, comemoramos os 25 anos da presença do IFSC em Jaraguá do Sul com o que hoje é o nosso Câmpus Jaraguá do Sul-Centro. Quando chegamos na cidade, ainda éramos Escola Técnica. Atualmente, temos dois câmpus no município - a unidade no Centro, que celebrou a data nesta semana, e o Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, federalizado em 2010.

O câmpus organizou uma cerimônia muito linda e emocionante com a apresentação da sua orquestra. Além de servidores e alunos, estiveram presentes ex-diretores do câmpus e ex-dirigentes do IFSC que receberam homenagens. O empresário Vicente Donini, dono da Marisol, também recebeu uma homenagem pelo seu apoio durante o processo de implantação do agora IFSC na cidade.

Como eu disse na ocasião, fazer parte dessa história nos enche de orgulho e gratidão! Muitas mãos, mentes, corações, almas e sonhos nos fizeram chegar até aqui e querer mais. Conseguimos reformar o câmpus, construir o ginásio de esportes e esperamos que possamos gerar ainda mais inclusão e transformação na região por meio dos nossos cursos e projetos.

É por isso que temos nos mobilizado contra o bloqueio orçamentário que, se mantido, impacta nosso funcionamento de modo drástico. Nesta quinta-feira, manifestações em todo o País, mais uma vez, representaram a defesa da educação pública.

Vejo a angústia dos nossos alunos em relação a este cenário incerto, mas, como tenho dito, tenho esperanças de que possamos reverter o quadro com a mobilização em toda a Rede Federal, que tem mostrado a importância dos institutos federais, além das universidades, para o desenvolvimento do Brasil.

Visitas aos câmpus

Nesta semana, visitei alguns de nossos câmpus. Na segunda-feira, estive no Câmpus Palhoça-Bilíngue, onde visitei o Núcleo de Produção Bilíngue. Passei nas salas de aula também e tive a oportunidade de conversar com vários alunos. Recentemente, o curso superior de tecnologia em Produção Multimídia recebeu o conceito máximo do MEC.
Este câmpus tem feito um trabalho referência em todo o País como o primeiro da Rede a focar no ensino bilíngue Libras-Português. Esta nota cinco representa todo o esforço e trabalho dos servidores e estudantes em prol de um País mais inclusivo.

Na terça-feira, fui a Joinville e, com a equipe da nossa Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas, participei do projeto Reitoria Itinerante no Câmpus Joinville, em que conversamos com alunos e servidores. Pude acompanhar algumas apresentações de projetos dos nossos estudantes e fiquei muito orgulhosa com os trabalhos desenvolvidos. Também passei em salas de aula e esclareci para os estudantes sobre o bloqueio orçamentário que estamos vivendo.

E na quarta, além de ir até Jaraguá do Sul para a cerimônia de 25 anos do câmpus, visitei tanto o câmpus no Centro como o Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, onde pude conhecer um projeto bem bacana para recuperação ambiental no entorno do câmpus.

Outros assuntos:

- Novos servidores: agora à tarde tivemos uma cerimônia de posse de 26 novos servidores no auditório da Reitoria. Os docentes e técnicos administrativos vão atuar em nossos câmpus e Reitoria. Desejo boas-vindas aos nossos novos servidores e espero que possam nos ajudar a seguir cumprindo nossa missão.

- Concurso: nesta semana, publicamos o edital para nosso concurso público. São 61 vagas para docentes e técnicos administrativos para reposição de vagas de servidores que se aposentaram ou se exoneraram. As inscrições estão abertas até 30 de junho e as informações podem ser lidas aqui.

- Ingresso: na segunda começaram as inscrições para nossos cursos técnicos e Proeja, com seleção por sorteio. São 2,3 mil vagas em 18 câmpus para cursos com início no segundo semestre. Vejam as informações no nosso site e nos ajudem a divulgar para quem mais precisa.


Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA

Relato da Larissa Rosa | PROPICIE 15

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 29 mai 2019 13:56 Data de Atualização: 29 mai 2019 14:08

Foram três meses incríveis que passei aqui. Três meses cheios de aprendizado, amizade, decepções, vitórias e principalmente desafios. Meses que nunca irei esquecer. É claro que passei os últimos dias me despedindo dos amigos que fiz aqui (que embarcaram hoje para conhecer Berlim), dos lugares fantásticos que pude visitar (como o Rio Douro e sua linda Ribeira) e da instituição que me acolheu com tanto carinho.

Além desse clima de despedida e saudade também aproveitei o tempo que ainda me cabia em Porto para adiantar os últimos itens que precisam ser cumpridos no edital do PROPICIE. Nesse tempo, eu e o Elias definimos bem o escopo da pesquisa que vamos entregar, sendo que dividimos ela em duas partes, onde a primeira (uma pesquisa com caráter bibliográfico e comparativo) será submetida no SEPEI, o seminário do anual do próprio IFSC.

Pretendemos terminar a segunda parte, onde entregamos uma equação/algoritmo que resolva de vez o problema proposto pelo nosso coordenador do ISEP (avaliar a opinião do usuário sobre as rotas geradas e levar isso em consideração na hora de gerar novas rotas para usuários semelhantes ou iguais ao primeiro) nas próximas semanas.

O código que trabalhamos durante a primeira metade do período de intercâmbio está sendo entregue já está semana, pelo Elias, já que o responsável por dar Commit no sistema não estava no ISEP durante estes dias. O que não é problema pois fizemos todos os códigos juntos e possuímos tudo em ambos os ambientes de trabalho.

Hoje passei na Assessoria de relações internacionais do ISEP para dar entrada no processo de finalização do estágio, que me será enviado assim que o coordenador local (Carlos Ramos) enviar a avaliação final, de caráter qualitativo (ou caso não tenha: assinar a ausência dela). Peguei também um documento afirmando minha presença no ISEP/IPP durante o período indicado, para entregar no IFSC e na escola estadual que estudo o ensino médio regular.

Por fim, agradeço a tudo que o IFSC me proporcionou, principalmente a esta oportunidade. No próximo semestre me formo no ensino médio, e posso afirmar que ter vivenciado o que vivenciei será determinante para começar a próxima fase da minha vida. Me sinto muito mais preparada e, de certa forma, madura.

Agora é só entrar no avião.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Audiência pública, Codir e reuniões

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 24 mai 2019 15:26 Data de Atualização: 24 mai 2019 15:51

Olá!

Comecei a semana participando de uma audiência pública, proposta pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O evento foi realizado na segunda-feira no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Junto comigo, estavam o reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, e, representando a reitora do IFC, o diretor-geral do Câmpus Camboriú, Rogério Luís Kerber. 

O objetivo da audiência foi mostrar a situação das instituições federais de Santa Catarina diante do bloqueio orçamentário imposto pelo Governo Federal e levantar demandas a serem entregues para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em reunião da Comissão de Educação. Apresentamos um pouco de cada instituição e mostramos o impacto do bloqueio no nosso orçamento. 

No caso do IFSC, como já divulgamos em nota oficial, R$ 23 milhões dos R$ 78 milhões do orçamento para este ano estão bloqueados, sendo que R$ 20 milhões são para gastos com ações de custeio como água, luz, contratos terceirizados de limpeza e vigilância, insumos para aulas práticas e demais necessidades básicas para funcionamento. Tenho dito que é uma situação drástica que, se concretizada, inviabiliza nosso funcionamento. Três parlamentares catarinenses que atuam no Congresso Nacional participaram do evento. O deputado Pedro Uczai mediou o evento por ser representante de Santa Catarina na Comissão de Educação e autor da proposta para a realização do seminário. Também compuseram a mesa o deputado Rodrigo Coelho e o senador Esperidião Amin.

A plateia também pôde se manifestar e, ao final do evento, o deputado Pedro Uczai levantou os pontos de comum acordo, que foram organizados num documento intitulado a Carta de Florianópolis, entregue ao ministro. 

Codir

Na segunda-feira, tivemos mais uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFSC, que reúne os diretores-gerais dos nossos câmpus. Tratamos dos cortes orçamentários, fizemos uma análise do contexto e discutimos nossa posição institucional de manter as atividades e não cortar o que tem impacto nas aulas e nos estudantes. Estamos analisando os cenários, mas com o cuidado de não tomar decisões que possam impactar negativamente na aprendizagem dos nossos estudantes.

Também tivemos a apreciação da resolução de capacitação, em que discutimos o planejamento das ações e a diferenciação entre capacitação e participação em eventos de pesquisa - em que são usados recursos de apoio ao pesquisador. As diretrizes discutidas no Codir agora vão ao Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) para encaminhamentos da regulamentação dessas ações. Importante destacar que essa organização é importante tanto para a isonomia entre os servidores como para o planejamento institucional.

Tratamos ainda do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional e aprovamos a última etapa do Plano de Oferta de Cursos e Vagas, onde as propostas de 11 câmpus foram analisadas para compor nosso planejamento 2020/2024.

Como sempre, a reunião foi transmitida pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.

Reditec

Tivemos uma reunião no nosso Câmpus Florianópolis-Continente para apresentar e discutir com a comunidade a possibilidade de realizar a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) com a participação do câmpus. Como já divulgamos, a organização do evento deste ano está sendo feita pelo IFSC e pelo IFC. A Reditec 2019 será realizada de 9 a 13 de setembro em Florianópolis.

Estamos trabalhando para conseguir viabilizar o evento com todos os desafios que o contexto atual apresenta. Para isso, fui a Brasília na quarta-feira para reunião com o secretário da Secretaria de Educação Profissional do MEC, a Setec, em que apresentei as necessidades que temos para a realização da Reditec.

Outros assuntos:

- Assistência Estudantil: Na quinta-feira, tivemos mas uma reunião do nosso Comitê Gestor de Assistência Estudantil em que foram apresentadas as prestações de contas de 2018, a execução de 2019 e a proposta de planejamento para 2020. Destaco a participação dos alunos e representantes dos núcleos pedagógicos dos câmpus, que sempre trazem importantes análises e demandas.

- Projetos: Nesta quinta, estive com alunos do Câmpus Florianópolis para tratar dos projetos em andamento - como os da robótica, do carro elétrico e do barco solar – e foi um momento muito legal para conhecer os projetos e as necessidades que eles têm para continuarmos avançando. 

E hoje pela manhã participei das reuniões dos conselhos do Senai e da Fapesc. Na Fapesc foi a primeira reunião anual, com apresentação da nova equipe e novo Conselho Superior, no qual atuo agora como conselheira titular na representação das instituições federais de educação pública.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA

Reditec Sul e manifestações

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 17 mai 2019 16:04 Data de Atualização: 17 mai 2019 16:19

Olá!

Passei a maior parte da semana na cidade de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, participando da segunda edição da Reditec Sul 2019, organizada pelo Instituto Federal Farroupilha. O evento reuniu reitores, pró-reitores, diretores-gerais e diretores sistêmicos dos institutos federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

Durante três dias, tivemos discussões e atividades orientadas a partir do tema “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da educação profissional no Brasil”, que é o tema da Reditec nacional, que será organizada pelo IFSC de 9 a 13 de setembro em Florianópolis. 

Foi um momento importante de capacitação, com palestras, mesas-redondas e oficinas para refletirmos sobre os desafios para o desenvolvimento e consolidação da Rede Federal. Também tivemos um espaço para compartilhar experiências exitosas, em que podemos aprender com as boas práticas das outras instituições e também dividir projetos bacanas que fizemos. Tivemos quatro experiências exitosas selecionadas: a experiência de consolidação da curricularização da extensão nos cursos superiores de tecnologia do Câmpus Gaspar, o projeto de busca ativa, acolhimento e inclusão social de imigrantes e refugiados, também de Gaspar, a elaboração da cadeia de valor da Prodin e o edital de youtuber para alunos da Proex.

A Reditec Sul também foi uma oportunidade de reforçar nossa mobilização em defesa dos Institutos Federais. Inclusive, acompanhamos de lá as manifestações contra os bloqueios orçamentários e em defesa da Educação Pública, organizadas pelas representações de alunos e servidores na quarta-feira, em todo o País. Entendemos que a mobilização é legítima por ser a luta de todos contra os cortes na educação. 

Enquanto as manifestações ocorriam por todo o país, fizemos um abraço simbólico no evento demonstrando a nossa união em prol da educação brasileira. A nossa luta enquanto instituição federal de educação tem sido mostrar à população que, ao diminuir a educação pública federal, diminuem-se as possibilidades de uma país menos desigual e menos violento. O vídeo completo da mobilização pode ser assistido aqui.

Tivemos uma semana marcada por manifestações nacionais em defesa da educação pública. Na segunda-feira, tivemos o Abraço pela Educação, um ato organizado por toda a a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em nossos câmpus e na Reitoria, nossos servidores e alunos abraçaram, literalmente, a causa demonstrando seu apoio contra o bloqueio orçamentário que foi divulgado pelo Governo Federal há duas semanas.

Nesta semana, divulgamos uma nova nota oficial em nosso Portal, em que detalhamos o impacto do bloqueio no nosso orçamento e atualizamos informações sobre o que temos feito para tentar reverter a situação. Temos visto circular muitas informações falsas e confusas sobre o assunto e sugiro que leiam a nossa nota, na qual buscamos esclarecer a atual situação.

Audiência pública

Temos sido bem transparentes em nossos canais e com a imprensa sobre o bloqueio. Para explicar ainda mais para a comunidade, vou participar, nesta segunda, de uma audiência pública juntamente com o reitor da UFSC, o professor Ubaldo Balthazar, com parlamentares catarinenses. O evento é aberto a todos e será às 8h30, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis. Deixo o convite para quem puder comparecer. 

Além de nós, reitores, demais gestores das instituições também irão – no nosso caso, pró-reitores e diretores-gerais dos câmpus já estão organizados para estarem presentes. Esta audiência é resultado de uma proposta aprovada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e tem como tema “A Situação das Universidades e Institutos Federais a partir do Bloqueio do Orçamento proposto pelo Ministério da Educação”. Nossa intenção é que tanto os parlamentares quanto a comunidade em geral conheçam a realidade orçamentária das instituições.

E hoje é o Dia Internacional contra a Homofobia e compartilho com vocês nosso cartão institucional, reforçando que não toleramos nenhum tipo de preconceito na nossa instituição.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA

Assista ao Webinar sobre o PROPICIE 16!

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 13 mai 2019 14:26 Data de Atualização: 14 mai 2019 13:11

Realizamos hoje, ao meio dia, um Webinar para falar mais sobre o edital do Propicie 16, programa de intercâmbio de pesquisa do IFSC, ressaltando alguns pontos importantes sobre as inscrições (documentação necessária para inscrição), da seleção, e de alguns requisitos que devem ser cumpridos pelos alunos, bem como o que o IFSC espera deles em contrapartida. Algumas dúvidas também foram esclarecidas e claro, o reforço de que a equipe da ASSINT, bem como a Comissão Gestora do Edital do Propicie 16 estão à disposição para outros questionamentos.

Dentro de nossas possibilidades, buscamos atender o máximo de alunos possível, apesar de saber que existem muitos além da quantidade que conseguimos auxiliar na realização de uma experiência tão rica, como é um intercâmbio. Esperamos que possamos fazer cada vez mais nesse trabalho de educar e capacitar nossos alunos, promovendo esse tipo de experiência internacional.

Nosso recado é: não desistam e se mantenham dedicados e atentos à todas as oportunidades!

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Conif e mobilização em defesa da educação pública

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 10 mai 2019 17:37 Data de Atualização: 10 mai 2019 18:16

Olá!

Passei a maior parte da semana em Brasília, onde ocorreu a partir de terça-feira a reunião do  Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, órgão que reúne os reitores de todos os institutos federais. Dado o bloqueio de recursos anunciado no final de abril pelo Ministério da Educação, que já abordei aqui e que vem repercutindo muito nos últimos dias, todos estamos muito organizados e mobilizados com argumentações consistentes para reverter esse quadro.

Durante a reunião, tivemos a oportunidade de conversar duas vezes com o novo secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Antunes Culau, que está no cargo há menos de um mês. Ele foi diplomático e disse que o que eles chamam de "contingenciamento" de recursos pode ser revertido. Mas os reitores manifestaram sua preocupação de forma muito clara e veemente, pois os impactos para os nossos alunos serão muito fortes. Eu salientei que o volume de recursos cortados surpreendeu a todos - nós no IFSC estávamos trabalhando com uma previsão de 20% de recursos a menos. Entendemos a situação delicada da economia brasileira, mas na nossa visão essa medida atinge um dos pilares do desenvolvimento, que é a educação, e tira a oportunidade de o país melhorar.

Na terça-feira o ministro da Educação, Abraham Weintraub, esteve na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, e mesmo reunidos no Conif acompanhamos a reunião pela internet. Observamos que o ministro também afirmou que os cortes são reversíveis, o que nos motiva a fortalecer nossa mobilização.

A reunião do Conif trouxe dois resultados importantes. Participamos da reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que tem como prioridade reverter o corte de gastos. Uma frente parlamentar é algo muito significativo, já que esse tipo de organização pluripartidária costuma ser organizada no Congresso Nacional quando há necessidade de discussão de temas de interesse da sociedade. Na Frente Parlamentar de Defesa dos IFs estão participando também representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), do Sinasefe e da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet).

A outra ação importante na reunião do Conif foi a divulgação da nota oficial manifestando publicamente a posição do órgão em relação ao bloqueio do orçamento. A nota traz informações sobre a relevância social e os resultados de excelência dos institutos federais, reafirmando a necessidade de diálogo para que alunos, servidores e a sociedade não sejam prejudicados com a medida. Leia a íntegra aqui.

Abraço aos Institutos Federais e mobilizações

No Conif decidimos por uma agenda nacional, na próxima segunda-feira, dia 13, em defesa da Rede Federal. Todos os nossos alunos, servidores e comunidade são convidados a se reunir em um grande abraço nos nossos câmpus. Será um "abraçaço" pelos institutos no Brasil inteiro! Nossa orientação é que cada câmpus organize sua mobilização para os horários das 9h30, 15h20 e 19h. Será uma grande manifestação de carinho, união e força pelos nossos institutos!

Será a sequência de um estado de mobilização que já é presente desde o anúncio do corte. Na segunda-feira, dia 6 de maio, atendendo organização espontânea dos alunos, vários câmpus já tiveram momentos de manifestação em defesa dos IFs. Na Reitoria os servidores também externaram sua preocupação, vestindo preto em sinal de protesto.

Transparência

Como gestora, tenho procurado prestar informações à comunidade de forma transparente. Uma das maneiras de fazer isso é por meio das entrevistas. Tenho atendido muitos profissionais da nossa imprensa, tanto em Florianópolis quanto durante os dias em Brasília, já que o assunto dos cortes nos recursos da educação está tendo grande repercussão nacional. Sempre deixo muito claro nas minhas falas que esse corte abrupto vai prejudicar de forma mais direta os nossos alunos e vai também ter grande impacto na sociedade. O contato com a mídia é muito importante para que as informações de interesse público cheguem às pessoas de forma correta, clara e precisa e estamos sempre abertos para esses esclarecimentos.

Agenda no Congresso

Aproveitei minha presença em Brasília e fizemos, eu e a reitora do Instituto Federal Catarinense, Sônia Fernandes, uma agenda com deputados e senadores, para mobilizá-los em defesa dos Institutos do nosso Estado. Todos os parlamentares visitados foram sensíveis a nossa causa e se comprometeram também em trabalhar para que o governo federal reveja essa situação que é muito drástica para a educação pública federal. 

Outros assuntos

Código do aluno - Representantes dos nossos estudantes estiveram na Reitoria na quinta e na sexta-feira propondo alterações ao Código de Conduta dos alunos, que está em elaboração. Conversei com eles e vejo como é fundamental a participação dos estudantes na vida e nos processos da instituição.

Quero concluir hoje dando um parabéns muito especial a todas as mães! A data dedicada a elas é cheia de simbolismos, mas principalmente de amor e carinho. O mundo precisa cada vez mais da ternura das mães!
 
Até semana que vem!

BLOG DA REITORA

Visitas Internacionais | IPViseu e Universidade de Joanesburgo

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 19 abr 2019 08:00 Data de Atualização: 10 mai 2019 10:30

Recebemos nos dias 3, e 4 de Abril o pró-presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Paulo Costeira Silva, e o professor Samuel Oluwatobi Oluwafemi, da Universidade de Joanesburgo.

Ambos estiveram visitando o IFSC para formalizar uma intenção de parceria.

Em visita à Reitoria e ao Campus Florianópolis e Florianópolis-Continente, o Paulo pôde conhecer um pouco mais sobre o IFSC como instituição.

No caso do IPViseu, a intenção é firmar parcerias para a realização de projetos de pesquisa, programas de dupla titulação e intercâmbio de servidores. O IPV possui cursos que vão desde as Engenharias até Turismo, Marketing, etc. Possui também pontos em comum com o IFSC nas áreas de produção de vinhos e produção multimídia.

Já o professor Samuel, já estava há alguns dias participando de algumas atividades no Campus Florianópolis, juntamente com os alunos dos cursos de Química, Engenharia Elétrica, Radiologia, e do mestrado em Proteção Radiológica.

Em sua visita à reitoria entendemos um pouco sobre a sua área de interesse: a nanotecnologia aplicada a ciências biomédicas.

A intenção é de estabelecer parceria para futuras missões de envio de pesquisadores e de intercâmbios bilaterais para produções técnicas em conjunto.

Nossos agradecimentos aos dois ilustres visitantes, e o desejo de que possamos formalizar essas parcerias, para promover ainda mais a imagem do IFSC internacionalmente.

Continuamos em nossos esforços no processo de internacionalização do IFSC, para fortalecer essa cultura de troca, onde podemos mostrar o bom trabalho de nossos alunos e servidores lá fora, e também receber aqui no Brasil tantos outros alunos e servidores que estejam dispostos a contribuir com seus conhecimentos, buscando o crescimento e aprimoramento de todos.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS

Bloqueio no orçamento

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 03 mai 2019 14:46 Data de Atualização: 03 mai 2019 17:57

Olá!

Começamos a semana sendo surpreendidos pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, que anunciou, na terça-feira, o bloqueio de aproximadamente 30% do orçamento de universidades e institutos federais. Conforme divulgamos em nota oficial publicada ontem no nosso Portal, o bloqueio de recursos no IFSC soma R$ 23,5 milhões e fará com que a nossa instituição paralise algumas atividades fundamentais à formação a partir do segundo semestre se o bloqueio se mantiver . 

Temos uma preocupação extrema com este cenário, pois com o recurso que será disponibilizado não conseguiremos finalizar o ano letivo e muitas atividades ligadas aos alunos - como ensino, pesquisa e extensão - terão que ser paralisadas. Desde ontem, tenho dado várias entrevistas para a imprensa demonstrando nossa preocupação diante da gravidade da situação.

Irei a Brasília na semana que vem e, por meio do Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, teremos reuniões no Congresso Nacional e também com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC para tentarmos reverter a situação. Temos a esperança de que o Governo se sensibilize e mude esta decisão catastrófica para a educação brasileira.  

Com a confirmação do bloqueio, teremos um efeito nefasto. As primeiras consequências serão a não continuidade dos pagamentos de contratos terceirizados de limpeza e segurança, água, luz, insumos para aulas práticas, manutenção para equipamentos laboratoriais, cancelamento de visitas técnicas e assim por diante. Será um efeito em cadeia que prejudicará não só nossos alunos, mas também a sociedade em geral.

Conforme destacamos na nossa nota oficial, a partir desse bloqueio anunciado pelo MEC, precisaremos atuar com mais aulas expositivas e menos práticas e esta precarização não forma na perspectiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Teremos um impacto muito negativo na formação dos trabalhadores, enfraquecendo o mercado de trabalho e a economia.

Vemos esta medida como um retrocesso a tudo o que já conquistamos e ao desenvolvimento do País. No caso dos institutos federais, estamos presentes em municípios em que somos a única oportunidade de qualificação, de ensino técnico e superior público para a população. É por isso que este corte orçamentário impacta não só na vida das 50 mil pessoas diretamente atendidas nas salas de aula, mas também em outras 500 mil indiretamente atendidas pela extensão e centenas de parcerias que temos pela pesquisa aplicada. 

Compartilho abaixo um pronunciamento que gravei com a IFSCTV para nossos alunos e comunidade sobre o assunto:


Nossa expectativa é reverter este bloqueio, mas só na semana que vem, após as reuniões em Brasília, devemos ter um posicionamento do Governo e aí sim veremos como proceder, priorizando sempre a formação dos nossos alunos.

É muito importante salientar que sempre tivemos rigor com a transparência prevista na Lei de Acesso à informação. Nosso orçamento é público, bem como as respectivas prestações de contas, que podem ser acessadas no Portal do IFSC e no Portal da Transparência. Também nossos Relatórios de Gestão anuais são documentos públicos disponibilizados em nosso Portal. Todas as nossas ações cumprem as legislações sobre licitação, contratos, etc. e os documentos de prestações de contas relativos a elas podem ser consultados por qualquer cidadão interessado.
 
Outros assuntos:

- Codir: Na segunda-feira, tivemos mais uma reunião do nosso Colégio de Dirigentes, o Codir, que reúne os diretores-gerais dos câmpus. Na pauta, tivemos uma aprovação prévia do orçamento do IFSC Rede, que é a parte do orçamento que garante as atividades comuns a todos os câmpus para o ano que vem. Estamos iniciando o planejamento de 2020 e estamos preocupados com esse contexto do bloqueio, que pode impactar até o orçamento futuro. Como sempre, a reunião foi transmitida ao vivo pela IFSCTV e a gravação pode ser assistida aqui.

Espero ter boas notícias na próxima semana. Até lá!
 

BLOG DA REITORA