Voltar Você conhece o Protagonismo Discente?

Olá!

Esta semana a Diretoria de Extensão (Direx) traz à comunidade, aos alunos e servidores informações sobre o novo edital Proex 12/2022, “Protagonismo Discente”, lançado esta semana, e com inscrições abertas até 15 de junho. Você conhece este programa, ou alguém que já participou?

O Protagonismo Discente visa contribuir para a formação técnica e cidadã dos alunos extensionistas e ajudá-los a desenvolver habilidades muito além do currículo da sala de aula, como mediar conflitos em equipe, aprender a ouvir o outro, ética e criatividade. Ou seja, o estudante adquire, na prática, habilidades essenciais tanto para a vida profissional quanto pessoal.

O edital tem por objetivo apoiar os discentes por meio de fomentação de atividades extensionistas, no qual o estudante propõe as ações, que devem estar atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), atendendo a demandas específicas das comunidades em torno dos câmpus do IFSC.

Os projetos propostos deverão seguir as diretrizes da extensão e os prazos dispostos no edital. Serão contempladas até 18 propostas com um valor total previsto de R$149.400,00.

A Live de lançamento acontecerá no “Papo de Quinta”, dia 26 de maio, às 17h30, com transmissão pelo Facebook do IFSC e pelo canal do IFSC no YouTube.

Também contará com dois encontros tira-dúvidas, o primeiro no dia 2 de junho, às 14h, e outro em 7 de junho, às 19h, também pelo canal do IFSC no YouTube, onde será possível conversar sobre o edital, suas nuances e sua importância. Nestes encontros, teremos como convidado o professor João A. B. R. Moller, professor brasileiro que mora na Dinamarca, com experiência na orientação de equipes de estudantes em projetos de extensão atrelados aos ODS.

Os Editais do IFSC Protagonismo Discente são lançados desde 2018 e já alcançaram alunos de todos os câmpus. As ações extensionistas são de suma importância para a formação dos estudantes, pois vão ao encontro da Curricularização da Extensão, propiciando a interação do público interno com o externo e a reflexão sobre as demandas do seu município, do seu bairro, da sua rua, sob diversos olhares. O Protagonismo Discente é uma oportunidade para o aluno experienciar, na prática, o tripé ensino, pesquisa e extensão.

Quer saber mais sobre o Protagonismo Discente? Clique aqui.

Você também pode ver o vídeo: