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Revisão da Política de Comunicação do IFSC

Olá!

Desde 2013, o IFSC conta com uma Política de Comunicação, que define os princípios, diretrizes e estratégias para orientar o relacionamento com seus públicos estratégicos. O lançamento da Política foi um grande marco, já que além de trazer diversos avanços para o trabalho da Diretoria de Comunicação (Dircom) e também para a qualificação da imagem do IFSC, foi uma iniciativa pioneira na Rede Federal, servindo de exemplo para diversas outras instituições construírem suas próprias políticas.

Desde seu lançamento, no entanto, o processo de comunicação mudou muito, com novas tecnologias, canais e formas de se comunicar. A equipe da Dircom, atenta a essas mudanças e ciente da necessidade de atualizar as diretrizes para as novas práticas e realidade de seu cotidiano, iniciou em abril de 2021 um processo de revisão desta Política.

Para isso, foi criado um grupo de trabalho com comunicadores da Reitoria e dos câmpus, que realizou um resgate histórico e um diagnóstico da atual situação da comunicação no IFSC, além de um trabalho de consulta às políticas de comunicação de outras instituições. Posteriormente, este grupo foi ampliado com a inclusão de uma representante do Conselho Superior do IFSC e servidores de outras áreas que se interessaram em participar das discussões.

Este grupo definiu então, com base nos levantamentos anteriores, os temas a serem abordados nesta nova edição da Política de Comunicação e fez discussões sobre cada um deles, contando com a participação de outros representantes da instituição quando pertinentes ao tema. Após esse processo amplo de discussão, o texto final foi fechado e validado pelo grupo, compondo a primeira minuta do documento, que ficou pronta esta semana.

Agora a validação da minuta desta nova edição da Política terá algumas etapas para contemplar a máxima participação da comunidade em sua elaboração: primeiro, ela passará pela análise de todos os comunicadores e responsáveis pela comunicação no IFSC, processo que inicia hoje e se encerra em 6 de julho; na sequência, ela será apresentada ao Colégio de Dirigentes e ao Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão; por fim, ela será colocada em consulta pública a partir do dia 15 de julho, estando aberta a contribuições de todos os públicos. Após a consulta pública ela irá para sua etapa final, que é a apreciação e aprovação pelo Conselho Superior.

É importante destacar que este processo de revisão foi feito inteiramente pelos nossos servidores, com um estudo dedicado de nossa história e trajetória em comunicação para aproximar a Política de nossas práticas e, ao mesmo tempo, permitir a inovação e o avanço necessários aos processos de comunicação. 

Aproveito para parabenizar os servidores pelo empenho e excelente trabalho desenvolvido, que certamente nos colocará novamente em um lugar de destaque na área de comunicação. Nesta semana ainda, nossa Diretora de Comunicação, Geisa Golin, e a Chefe do Departamento de Marketing e Jornalismo, Nadia Garlet, estiveram apresentando a estrutura e a experiência do IFSC em gestão da comunicação para os servidores do Instituto Federal Goiano.

Em breve todos poderão conhecer o novo documento e participar de sua construção. Contamos com vocês!

Até a próxima!