Voltar 25 anos do IFSC em Jaraguá do Sul

25 anos do IFSC em Jaraguá do Sul

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 31 mai 2019 17:17 Data de Atualização: 31 mai 2019 17:36

Olá!

Nesta semana, comemoramos os 25 anos da presença do IFSC em Jaraguá do Sul com o que hoje é o nosso Câmpus Jaraguá do Sul-Centro. Quando chegamos na cidade, ainda éramos Escola Técnica. Atualmente, temos dois câmpus no município - a unidade no Centro, que celebrou a data nesta semana, e o Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, federalizado em 2010.

O câmpus organizou uma cerimônia muito linda e emocionante com a apresentação da sua orquestra. Além de servidores e alunos, estiveram presentes ex-diretores do câmpus e ex-dirigentes do IFSC que receberam homenagens. O empresário Vicente Donini, dono da Marisol, também recebeu uma homenagem pelo seu apoio durante o processo de implantação do agora IFSC na cidade.

Como eu disse na ocasião, fazer parte dessa história nos enche de orgulho e gratidão! Muitas mãos, mentes, corações, almas e sonhos nos fizeram chegar até aqui e querer mais. Conseguimos reformar o câmpus, construir o ginásio de esportes e esperamos que possamos gerar ainda mais inclusão e transformação na região por meio dos nossos cursos e projetos.

É por isso que temos nos mobilizado contra o bloqueio orçamentário que, se mantido, impacta nosso funcionamento de modo drástico. Nesta quinta-feira, manifestações em todo o País, mais uma vez, representaram a defesa da educação pública.

Vejo a angústia dos nossos alunos em relação a este cenário incerto, mas, como tenho dito, tenho esperanças de que possamos reverter o quadro com a mobilização em toda a Rede Federal, que tem mostrado a importância dos institutos federais, além das universidades, para o desenvolvimento do Brasil.

Visitas aos câmpus

Nesta semana, visitei alguns de nossos câmpus. Na segunda-feira, estive no Câmpus Palhoça-Bilíngue, onde visitei o Núcleo de Produção Bilíngue. Passei nas salas de aula também e tive a oportunidade de conversar com vários alunos. Recentemente, o curso superior de tecnologia em Produção Multimídia recebeu o conceito máximo do MEC.
Este câmpus tem feito um trabalho referência em todo o País como o primeiro da Rede a focar no ensino bilíngue Libras-Português. Esta nota cinco representa todo o esforço e trabalho dos servidores e estudantes em prol de um País mais inclusivo.

Na terça-feira, fui a Joinville e, com a equipe da nossa Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas, participei do projeto Reitoria Itinerante no Câmpus Joinville, em que conversamos com alunos e servidores. Pude acompanhar algumas apresentações de projetos dos nossos estudantes e fiquei muito orgulhosa com os trabalhos desenvolvidos. Também passei em salas de aula e esclareci para os estudantes sobre o bloqueio orçamentário que estamos vivendo.

E na quarta, além de ir até Jaraguá do Sul para a cerimônia de 25 anos do câmpus, visitei tanto o câmpus no Centro como o Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, onde pude conhecer um projeto bem bacana para recuperação ambiental no entorno do câmpus.

Outros assuntos:

- Novos servidores: agora à tarde tivemos uma cerimônia de posse de 26 novos servidores no auditório da Reitoria. Os docentes e técnicos administrativos vão atuar em nossos câmpus e Reitoria. Desejo boas-vindas aos nossos novos servidores e espero que possam nos ajudar a seguir cumprindo nossa missão.

- Concurso: nesta semana, publicamos o edital para nosso concurso público. São 61 vagas para docentes e técnicos administrativos para reposição de vagas de servidores que se aposentaram ou se exoneraram. As inscrições estão abertas até 30 de junho e as informações podem ser lidas aqui.

- Ingresso: na segunda começaram as inscrições para nossos cursos técnicos e Proeja, com seleção por sorteio. São 2,3 mil vagas em 18 câmpus para cursos com início no segundo semestre. Vejam as informações no nosso site e nos ajudem a divulgar para quem mais precisa.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS