Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Codir e Eleições no IFSC

Codir e Eleições no IFSC

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 18 out 2019 17:35 Data de Atualização: 18 out 2019 18:28

Olá!

Comecei a semana participando da reunião do nosso Colégio de Dirigentes, que reúne nossos diretores-gerais de todos os câmpus. O orçamento foi um dos principais pontos de pauta.

Como eu já havia comentado no post da semana passada, o valor do orçamento para 2020 foi mantido com o mesmo valor de 2019 e foi decidida - pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - a não aplicação da matriz Conif, pois para os institutos que aumentaram matrículas haveria aumento de orçamento, mas, para isso, alguns teriam que diminuir seu valor para 2020, o que é contrário à diretriz que estamos aplicando, de que nenhum IF tenha valor menor do orçamento já praticado. Assim, decidimos no Codir que todos os câmpus do IFSC terão a garantia para pagamento dos contratos e despesas básicas, e que o restante dos recursos será distribuído entre os câmpus de acordo com o número de alunos matriculados. Com essa medida, buscamos garantir o funcionamento de todos os câmpus em uma decisão em rede de forma solidária.

Também tratamos do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI, para o período de 2020-2025, que está em processo de finalização para ser apreciado pelo Conselho Superior.

Na reunião, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) apresentou o Plano de Desenvolvimento de Pessoas, que foi enviado ao Ministério da Economia depois das novas regulamentações. Nesta semana, inclusive, foi publicada a resolução nº 11/2019 do nosso Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas – o CDP – que  normatiza os procedimentos para a concessão de licença para capacitação aos servidores em exercício no IFSC.

Em relação ao afastamento para pós-graduação, além do edital para docentes, teremos também um edital para técnicos administrativos. Mas ainda sairá uma resolução do CDP específica sobre esse ponto.

Estamos com uma restrição no nosso canal do YouTube e não estamos conseguindo fazer transmissões ao vivo, mas a reunião do Codir foi gravada e pode ser assistida aqui.

Eleições no IFSC

Começou na terça-feira o período de campanha eleitoral para os candidatos ao cargo de reitor e diretores-gerais em 21 câmpus. Esta é a maior eleição da nossa história. Pela primeira vez, há a possibilidade de termos dois turnos. A votação do primeiro turno será em 13 de novembro.

Convido nossos servidores e alunos a acompanharem o processo, conhecerem os planos de gestão dos candidatos, tirarem suas dúvidas, fazerem questionamentos e votarem. O voto não é obrigatório, mas é por meio dele que você tem a oportunidade de escolher o candidato que, na sua opinião, tem as melhores propostas para o IFSC. Também é uma forma de legitimar e consolidar a democracia em nossa instituição. 

Temos cerca de 21,8 mil alunos que podem votar – de todos os cursos, exceto os de cursos de qualificação – e 2,5 mil servidores. Podemos dizer que temos um “colégio eleitoral” maior do que muitos municípios. É um processo que mobiliza toda a instituição e que tem também um caráter, além de democrático, educativo.

Todas as informações do processo de consulta eleitoral podem ser conferidas na página das Eleições 2019.

Outros assuntos:

- IFC: Ontem participei da reunião do Conselho Superior do Instituto Federal Catarinense, onde sou conselheira. Na reunião, foi homologado o resultado das eleições para reitor e diretores-gerais do IFC. A professora Sônia Regina de Souza Fernandes foi reeleita. Consideramos o IFC um grande parceiro e é muito bom termos a chance de trocar experiências e aprender um com o outro. Esse foi mais um momento importante deles de que pudemos participar!

- Orçamento: Tivemos hoje a notícia do desbloqueio de 100% do orçamento que havia sido bloqueado no primeiro semestre. É importante esclarecer que somente os recursos para as despesas de custeio, que garantem o nosso funcionamento, serão totalmente desbloqueados, ficando retidos 80% dos recursos para investimento, sem expectativas para esse uso orçamentário. Depois de tantas dúvidas e incertezas, tivemos hoje no início da noite a confirmação do desbloqueio e liberação de 100% dos recursos no sistema. Com isso, vamos conseguir terminar o ano e, principalmente, atender às demandas dos estudantes e da sala de aula. E vamos solicitar, via Conif, a liberação de recursos de investimento para atender algumas urgências dos nossos câmpus.

- Dia dos Professores: Na terça-feira, dia 15, celebramos o Dia do Professor! Nem preciso dizer a importância dos docentes em uma instituição como a nossa. Mais do que importantes, são pessoas fundamentais para que possamos cumprir a nossa missão e contribuir para a transformação social de que tanto precisamos. Tenho muito orgulho de ser professora e me sinto honrada de dividir o trabalho com tantos profissionais bem qualificados da nossa instituição.

No domingo, teremos o Exame de Classificação para o nosso Ensino Médio Técnico com início em 2020. Cerca de 6,9 mil candidatos disputam 1.111 vagas. Teremos provas em 12 cidades de Santa Catarina. Desejo boa sorte a todos!

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS