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Fases da Política de Segurança Sanitária do IFSC

Conheça as fases da Política de Segurança Sanitária do IFSC

Cada fase tem características, restrições e pré-requisitos específicos

A Política de Segurança Sanitária do IFSC prevê o retorno das atividades presenciais de forma gradual, por fases. 

Veja aqui como é feito o acionamento de fases

É importante ressaltar que o processo de autorização de fases pode não ser feito apenas em ordem crescente, ou seja, a partir do acionamento de uma fase, iremos acionar sempre as fases seguintes, com liberação de mais atividades presenciais. Conforme a avaliação da situação sanitária em cada momento, é possível que seja necessário o retorno das fases, com diminuição de atividades presenciais, em algum momento.

Veja aqui a situação das atividades em cada câmpus do IFSC

O retorno presencial deve ser organizado sempre levando-se em conta, primeiro, aqueles que voluntariamente se propuserem a comparecer ao seu local de trabalho; depois, a volta daqueles que não dependam de transporte público para se locomover; e, por fim, aqueles que apresentem condições de saúde não previstas em lei como fator de risco, mas que apresentam maior risco de contágio se expostos ao vírus.

A Política de Segurança Sanitária prevê a existência de 6 fases (0 a 5). Abaixo detalhamos as atividades presenciais e o funcionamento previsto para as fases 0, 1 e 2. As atividades passíveis de autorização e o funcionamento das fases seguintes (3, 4 e 5) ainda aguardam aprovação pelo Conselho Superior.

Fase Zero

Período de suspensão das atividades administrativas e acadêmicas presenciais

Atividades presenciais permitidas

Somente atividades essenciais e excepcionais serão realizadas presencialmente neste período, conforme portaria nº 3.825/2020.

Avaliação/monitoramento

  • Acompanhamento da disseminação das informações contidas na Política e nas diretrizes para a realização de atividades remotas, atividades essenciais presenciais e atividades presenciais (a partir da Fase 1);
  • Monitoramento de sintomáticos de Covid-19 entre a comunidade escolar;
  • Monitoramento de sintomáticos de Covid-19 entre os familiares.

Fase 1

Período de suspensão parcial de atividades administrativas presenciais e de suspensão total de atividades acadêmicas presenciais

Atividades presenciais permitidas

Possibilidade de retorno de estudantes formandos de cursos superiores e de pós-graduação, bem como de seus professores, para a realização de experimentos indispensáveis para a conclusão de TCCs ou cumprimento de prazos de projetos de pesquisa caso haja garantia de obediência a todas as normas de segurança e protocolos biossanitários contidos na Política e no plano de contingência da unidade (câmpus ou Reitoria).

Avaliação/monitoramento

  • Conhecimento dos protocolos de biossegurança;
  • Monitoramento de sintomáticos de Covid-19 entre a comunidade escolar;
  • Monitoramento de sintomáticos de Covid-19 entre os familiares; 

Para acionamento da fase seguinte (Fase 2), caso autorizado pelo Conselho Superior, é necessário que o câmpus se mantenha por pelo menos 15 dias na Fase 1.

Fase 2

Período de retorno parcial às atividades administrativas e acadêmicas - até 30% da comunidade acadêmica

Atividades presenciais permitidas

  • Prioridade de retorno: Estudantes formandos para aulas de laboratório e realização de experimentos para a conclusão de Projetos Integradores e TCC; aulas de laboratório com escalonamento de dias e horários para que se reduza o fluxo de circulação de pessoas nos câmpus e em cada laboratório em particular; estudantes de cursos EJA-EPT, conforme avaliação de sua pertinência e possibilidade pelo câmpus;
  • Disponibilização de laboratórios de informática a estudantes sem acesso às ANP;
  • Retorno de atividades de pesquisa que não possam permanecer paradas tendo em vista o cumprimento de prazos constantes em edital ou sob risco de prejuízo irreparável ao seu andamento;
  • Retorno de servidores que não constituam grupo de risco e atuem em setores essenciais à realização das atividades acadêmicas.

O retorno presencial da força de trabalho deve ser pensado em termos de quantitativo de pessoas e não de carga horária: assim, deve-se planejar o retorno diário de 30% dos servidores e não o retorno de todos os servidores com 30% da carga horária.

Avaliação/monitoramento

  • Adesão da comunidade aos protocolos de biossegurança;
  • Monitoramento de sintomáticos de Covid-19 entre a comunidade escolar e familiares;
  • Funcionamento dos horários e fluxos de atividades planejados para a Fase 2.

Para acionamento da fase seguinte (Fase 3), caso autorizado pelo Conselho Superior, é necessário que o câmpus se mantenha por pelo menos 21 dias na Fase 2.