Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Reunião da Reitoria e Troféu Maricota

Reunião da Reitoria e Troféu Maricota

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 08 mar 2019 16:22 Data de Atualização: 11 mar 2019 08:33

Olá!

Tivemos uma semana mais curta em função do recesso de Carnaval e retornamos na quarta-feira, com nossa já tradicional reunião-geral da Reitoria, no período da tarde, com todos os servidores. Na pauta, tratamos dos desafios e perspectivas do IFSC para 2019, tivemos a apresentação dos projetos da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público, a CISSP, e a realização da audiência interna para consulta pública do Projeto Pedagógico Institucional e do Planejamento Estratégico Institucional.

Fiz uma rápida retrospectiva de 2018 e uma análise do que devemos enfrentar neste ano. A permanência e o êxito continuam como desafios diários para todos os nossos servidores. Precisamos refletir sobre nosso currículo, flexibilidade de ensino e formas de validar o que o aluno sabe. A integração com a pesquisa e a extensão vem se mostrando potencial de transformação. Estamos investindo em capacitações para que isso apareça cada dia mais nas salas de aula. A partir do momento que o estudante entra no IFSC, somos responsáveis pelo seu êxito e isso significa uma mudança de paradigma e até da cultura institucional. 

Começamos 2019 com preocupação, sem muita clareza do cenário nacional e bem apreensivos com a tramitação do Projeto de Lei nº 11.279/2019, que altera a lei de criação dos institutos federais (Lei nº 11.892/2008), conforme já comentei em posts anteriores. Expus para nossos servidores da Reitoria que o projeto quer aumentar o percentual de oferta de cursos técnicos de 50% para 70%, retirando nosso foco também de formação de formadores e de outras demandas de ensino que também precisamos atender. 

Acreditamos na força da nossa Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com mais de 650 câmpus em mais de 500 cidades, para seguir fazendo o nosso trabalho. Os institutos federais mostram ano a ano que são essenciais para a transformação social que nosso País tanto precisa diante das mazelas que enfrenta.

Abordei ainda a questão das vagas de concurso a que temos direito para podermos atuar de forma plena e com as ofertas planejadas. Temos mais de 300 vagas docentes para serem encaminhadas e 140 vagas de TAEs, mas não recebemos até o momento nenhuma sinalização do agora Ministério da Economia para aumento do nosso banco e de termos esses códigos de vagas.

Essa incerteza e esse cenário difuso nos angustiam em termos de contexto, pois não podemos deixar de planejar, mas sem termos segurança de diretrizes, vagas e orçamento, nosso planejamento pode ser inócuo. Estamos com a construção do nosso próximo Plano de Desenvolvimento Institucional a todo vapor, mas nesse cenário instável. 

Por fim, finalizei minha fala dizendo que precisamos seguir nos posicionando contra as diferenças e desigualdades. Temos o compromisso – ainda mais sendo uma instituição de educação – de seguir na luta contra o machismo, a homofobia e o preconceitos Se queremos uma sociedade mais igualitária, precisamos educar para isso. 

Troféu Maricota

É com muito orgulho que recebi ontem à noite o Troféu Maricota, concedido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis para representantes femininas que tenham relevante atuação em suas áreas. Fui destaque na área de Educação e fiquei muito emocionada porque não é apenas uma conquista pessoal. A homenagem é para todo o IFSC, para todos os servidores que lutam por uma educação pública de qualidade, para todos os alunos que acreditam na nossa instituição e que nos escolhem para trilharmos juntos esse caminho transformador que a educação possibilita.

Em uma época em que temos lutado tanto pelo direito das mulheres, vejo este prêmio como um reconhecimento para todas as mulheres que trabalham para transformar a sociedade, e a educação é fundamental nesse processo. Nós temos que lutar para mudar o cenário de desigualdade e a educação tem a capacidade de transformar o mundo em um lugar mais justo e igual.

Parabenizo às outras homenageadas que fazem a diferença em suas áreas!

O troféu é concedido em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que celebramos hoje. Compartilho nosso cartão institucional para marcar uma data que precisa existir para nos lembrar de que a luta deve ser diária. Me orgulho muito de representar as mulheres na gestão de uma instituição pública, de ser mãe de três fortes mulheres e de conviver diariamente com servidoras e alunas que mostram sua força e sua competência.

Até a próxima semana!
 

BLOG DA REITORA BLOGS