Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Eventos e reuniões

Eventos e reuniões

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 15 mar 2019 14:35 Data de Atualização: 15 mar 2019 15:04

Olá!

Comecei a semana participando da aula magna do curso de Agronomia do Câmpus Canoinhas na segunda-feira. O evento teve uma palestra do professor da Universidade Federal do Paraná, Flávio Zanette, reconhecido como um dos maiores pesquisadores de araucárias do país.

Foi bonito ver o auditório do câmpus lotado com alunos, servidores e representantes da sociedade, o que nos mostra a importância que nossos cursos têm para a região. Na minha fala, inclusive, enfatizei a importância da Agronomia para o desenvolvimento e transformação social do país. Para pensar que uma outra agricultura é possível, nós precisamos que os pequenos agricultores tenham melhores condições, precisamos reduzir os agrotóxicos e investir em sustentabilidade e produção de alimentos. E não tenho dúvidas de que, com esse curso, podemos formar profissionais que vão ajudar nessa mudança.

Aproveitei a ida a Canoinhas para me reunir com servidores do câmpus. Entre o assunto que abordados, estava a alteração nossa resolução 23/2014/Consup, que regulamenta a atividade dos docentes, como já comentei por aqui.

Palestra na UFSC

Na quarta-feira, fiz uma palestra para a nova turma do mestrado em Administração Universitária do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC. Contei um pouco da minha trajetória e dos desafios que enfrentamos na gestão de uma instituição tão complexa como somos. Destaquei ainda a importância de termos uma gestão democrática e de como buscamos fazer isso no nosso instituto. Também destaquei a questão de gênero na gestão pública, como ainda temos que avançar para conseguirmos valorização e reconhecimento do nosso trabalho e como podemos superar juntas a discriminação.

Fico muito feliz de ver muitos mestrandos neste curso – inclusive servidores nossos já se formaram e outros estão nas turmas atuais! É fundamental que tenhamos este olhar diferenciado de gestão de instituições de Ensino. Termos a oportunidade de conciliar pesquisas aplicadas para melhorar nossas práticas é necessário para avançarmos.

Reunião IPP

Na quinta-feira, recebi o assessor de Relações Internacionais do Instituto Politécnico do Porto, Gustavo Alves, e a presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto, Maria João Viamonte. Eles vieram ao Brasil para participar de uma feira de estudantes em São Paulo e aproveitamos a agenda para fazer uma reunião em que assinamos uma carta de intenções para a dupla titulação entre o curso de Engenharia Mecânica do nosso Câmpus Lages e o mestrado em Mecânica do IPP.

A oficialização aguarda uma aprovação interna do IPP que deve sair até o final do mês. Nossa intenção é já no segundo semestre enviarmos os primeiros alunos para Portugal.

Fico muito contente em conseguirmos viabilizar mais esse curso no programa de Dupla Titulação. Já temos o acordo com nosso curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis em que os primeiros alunos a participarem apresentaram seus trabalhos finais agora no início do ano. Inclusive, participamos das bancas em Portugal como relatei aqui.

Parabenizo o coordenador do curso no câmpus, Matheus Fontanelle, por ter iniciado a aproximação com o IPP, e o diretor-geral do Câmpus Lages, Thiago Meneghel, que se dedicaram à parceria e que agora irão proporcionar esta mobilidade acadêmica enriquecedora.

Queremos incentivar que, além dos estudantes, os servidores também possam passar um período em instituições estrangeiras em que temos parceria. Como servidores públicos federais, temos direito à licença-capacitação e, pela nossa resolução interna, é possível fazer estágio em outras instituições. Acredito que quanto mais servidores nossos tivermos tendo esta troca de experiência, mais poderemos ajudar nossos alunos e melhorar enquanto instituição, com novas ideias e projetos.

Outros assuntos

- Conselho Editorial: Nesta sexta de manhã, participei da abertura da primeira reunião do Conselho Editorial do IFSC, que está sendo reconstituído. Coloquei como desafios trabalharmos com publicações digitais, que nos permitem um maior alcance, e também fazermos associações com outras instituições para potencializarmos nosso trabalho em rede. Desejo um bom trabalho aos servidores envolvidos e aos novos integrantes do conselho e espero que consigamos dar mais visibilidade para nossas publicações.

E como estamos na fase das formaturas, tenho participado de diversas solenidades. Na terça, participei da cerimônia dos alunos do Câmpus Florianópolis - Centro. Agora de tarde, participo da formatura dos alunos do Câmpus Gaspar e amanhã é a vez dos estudantes do Câmpus São José.

Como sempre digo, nos sentimos honrados em fazer parte da história de vocês e desejamos sucesso na nova etapa!

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS