Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Codir e reuniões

Codir e reuniões

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 22 mar 2019 14:57 Data de Atualização: 22 mar 2019 16:48

Olá!

Nesta semana, tivemos mais uma reunião do nosso Colégio de Dirigentes, o Codir, que reúne os pró-reitores e diretores-gerais de todos os nossos 22 câmpus. Na pauta, fizemos uma avaliação dos Jogos do IFSC e ainda estamos discutindo onde faremos a edição deste ano, que deve ocorrer em junho. Também tratamos da construção do nosso próximo Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI, que abrange o período de 2020-2024. 

Constituímos câmaras temáticas no Codir para tratar de Assuntos Acadêmicos, Gestão de Pessoas, Relações Externas e Eventos, Planejamento, Orçamento e Infraestrutura e Tecnologia da Informação. Cada câmara está fazendo seus encaminhamentos de pautas e o tempo nos permitiu que tivéssemos encaminhamento da Câmara de Gestão de Pessoas.

Na terça-feira, os integrantes do Codir tiveram um dia de capacitação. No período da manhã, nosso assessor de Correição e Transparência, Oscar Silva Neto, fez uma apresentação sobre processos administrativos disciplinares e sindicâncias e ressaltou a necessidade de estarmos atentos a essas questões, tendo em vista não só o controle exercido por órgãos como também o controle social exercido pela sociedade. Ele explicou como as denúncias podem chegar – pela nossa Ouvidoria ou pelo Ministério Público – e como os processos devem ser encaminhados. Foi muito esclarecedor e importante tanto a apresentação como as dúvidas esclarecidas. 

De tarde, o tema da capacitação foi a matriz orçamentária e quem conduziu foi o pró-reitor de Administração do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Marco Antônio Maciel Pereira. Os nossos dirigentes puderam entender melhor como ela é constituída, as suas regras e as dificuldades que enfrentamos. Regras de distribuição do recurso, a importância da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), a necessidade de trabalhar a permanência e o êxito e a revisão dos projetos de cursos à luz das regras da matriz. Ainda temos muitos desafios para melhorar a elaboração da matriz. Foi um momento muito importante para esclarecer e aprendermos mais sobre o assunto.

Como sempre, a reunião foi transmitida pela IFSCTV e a gravação pode ser conferida aqui.

Seminário de Curricularização

Nesta semana, durante dois dias, servidores de todos os nossos câmpus e da Reitoria se reuniram para discutir a curricularização da extensão. Conforme estabelece o Plano Nacional de Educação 2014-2024, os projetos pedagógicos de todos os cursos superiores do País deverão assegurar em suas matrizes curriculares, no mínimo, 10% da carga horária total em extensão nas áreas de grande pertinência social. 

Depois da palestra de abertura do professor Gilberto Gonçalves Garcia, que atuou como conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e foi relator do parecer que aprovou as diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira, fiz uma fala para os participantes reforçando a necessidade que temos de pensar o currículo como um todo. Se continuarmos com nosso currículo engessado, acabamos perdendo os alunos por desinteresse e também restringimos nossas possibilidades de parceria e mobilidades nacionais e internacionais.

Este movimento de pensar a curricularização na extensão nos proporciona esta reflexão geral de também pensar a Educação a Distância no nosso currículo. É uma discussão muito importante não só por uma questão legal, mas por darmos um retorno à sociedade com atividades de extensão e por tentarmos engajar ainda mais nossos alunos, fazendo-os perceber como podem transformar a sua comunidade a partir da educação.

Reunião com estudantes

Recebi hoje de manhã alguns representantes dos estudantes no Gabinete. Os nossos alunos estão organizando um encontro estadual de representações estudantis do IFSC no próximo dia 3 de abril, no Câmpus São José, mas já quiseram tirar algumas dúvidas sobre pautas de que já vêm tratando com nossa Diretoria de Assuntos Estudantis. 

Conversamos sobre assistência estudantil, alimentação escolar e esclarecemos algumas ações do Governo Federal, como o projeto de lei que propõe alterar a lei dos institutos federais e o corte de funções gratificadas. Já foi solicitada a retirada desse PL da apreciação no Congresso Nacional, conforme já relatei em post anterior. Estamos sempre à disposição para prestar estes esclarecimentos.

Outros assuntos:

Formatura: Na terça-feira, participei da formatura dos cursos técnicos integrados do nosso Câmpus Florianópolis. Sempre muita emoção nesses momentos. Desejo sucesso para todos!

IFC: Na quinta-feira, viajei a Blumenau para participar da reunião do Conselho Superior do Instituto Federal Catarinense. Como conselheira, é um importante momento para trocarmos ideias, aprendermos e contribuirmos.

Cursos de Qualificação: Nesta segunda-feira, abrimos as inscrições para mais um ciclo de nossos cursos de qualificação. Desta vez, temos 1,8 mil vagas em 17 cidades de SC. Todas as informações estão no nosso Portal.

Até a próxima semana!
 

BLOG DA REITORA BLOGS