Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Conif em Alagoas

Conif em Alagoas

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 12 abr 2019 14:11 Data de Atualização: 12 abr 2019 14:25

Olá!

Esta semana estive em Maceió, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), para mais uma reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif. Com a posse do novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, discutimos as perspectivas relativas à nova gestão. O Conif já solicitou uma audiência com o novo ministro para apresentar as prioridades dos Institutos Federais para os próximos anos. Extinção de cargos e funções, contingenciamento de recursos e Termos de Execução Descentralizada são algumas das nossas preocupações.

Também debatemos questões relativas à comunicação do Conif, gestão de pessoas, orçamento e gestão em rede, com a presença de representantes do MEC.

No dia 10, estivemos no Câmpus Coruripe do Ifal. Fomos recebidos por uma equipe atenciosa e acolhedora! Conhecemos alguns projetos e práticas exitosas, como o software Mind Share, desenvolvido em conjunto pelo Ifal, IFPR e IFSULDEMINAS. Com esse software, poderemos mapear os palestrantes da Rede Federal, tanto nacionais quanto internacionais. Assim, um palestrante que estiver em um Instituto, pode ser chamado para outro próximo. É uma forma de trabalharmos em rede, reduzindo custos!

Tivemos apresentação do Coral do programa Mulheres Mil e o relato bem emocionante de uma das mulheres atendidas, que teve sua vida transformada. Também fizeram o pedido para a continuidade do programa na Rede, já que hoje não temos aporte de recursos específicos, o que fragiliza nossas ações. Foi muito bom conhecer as experiências do Ifal. Isso fortalece nossa rede e nos une em prol de objetivos comuns! 

Frentes Parlamentares

O Conif apoia a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Técnico e Profissionalizante, criada esta semana e formada por 218 deputados e 14 senadores. A prioridade será a defesa de mais investimentos para o ensino técnico e profissionalizante, além da criação de conselhos técnicos, como os conselhos federais dos Técnicos Industriais e dos Técnicos Agrícolas, além dos conselhos regionais.

Também foi lançada a Frente Parlamentar Mista da Educação, que visa tornar permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb.

Sepei 2019

Foi lançado esta semana o regulamento do 8º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, o Sepei, que este ano será realizado de 30 de julho a 1º de agosto, em Chapecó. O tema será “Mundo digital e futuro do trabalho”. Nossos alunos têm até 30 de maio para se inscrever. Esse é o nosso mais importante evento acadêmico! Não deixem de participar e apresentar seus projetos!

Outros assuntos

Técnicos integrados: Nesta sexta-feira abrimos mais um processo seletivo para nossos cursos técnicos integrados, nosso ensino médio técnico. São quase 500 vagas em seis câmpus. Veja aqui como se inscrever para o exame de classificação.

Cissp: Dia 10 de abril, o Dia Mundial da Saúde, a Comissão Interna de Saúde do Servidor Público, a Cissp, da Reitoria e do Câmpus Florianópolis – Continente, promoveram palestras para os servidores sobre desenvolvimento pessoal e ergonomia no trabalho. Uma ótima iniciativa pelo bem-estar dos nossos servidores!

Até mais!
 

BLOG DA REITORA