Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Faubai, Consup e reuniões

Faubai, Consup e reuniões

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 26 abr 2019 17:22 Data de Atualização: 26 abr 2019 18:00
Olá!
 
Em função do feriado da Páscoa, não tivemos post na semana passada, mas passei o início da semana participando da  Faubai 2019 Conference, realizada pela Associação Brasileira de Educação Internacional. A edição deste ano foi realizada em Belém.
 
Este é um evento muito importante para trocarmos experiências e vermos novas possibilidades das parcerias. Participei do President's Day, que é um dia de programação todo voltado aos reitores das instituições de ensino. Encontrei vários reitores da Rede Federal.
 
Também representaram o IFSC a nossa assessora de Assuntos Estratégicos e Internacionais, Raquel, que apresentou o nosso programa de intercâmbio, o Propicie; e o professor Rubiara, um dos responsáveis pelo programa de Dupla Titulação que nosso curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Florianópolis tem com o Instituto Superior de Engenharia do Porto, o ISEP. Ele foi apresentar justamente este programa – que recentemente assinamos com o curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Lages.
 
Temos trabalhado bastante a internacionalização no IFSC entendendo-a como uma ferramenta de inclusão. Aliás, na próxima semana, será publicado o próximo edital do nosso programa de intercâmbio para alunos, o Propicie.
 
Consup
 
Nesta semana, começamos a segunda-feira com a reunião do nosso Conselho Superior, nosso órgão máximo e deliberativo. A primeira parte da reunião foi a apreciação de um recurso de um processo administrativo disciplinar, que por uma questão de sigilo, não pode ser transmitida.
 
Depois, os conselheiros apreciaram o relatório de gestão do IFSC 2018. Neste ano, o Tribunal de Contas da União, o TCU, solicitou um formato diferente de relatório que permite ver a instituição de forma mais integrada. Pela mudança na forma, o TCU prorrogou o prazo de entrega das instituições até 30 de abril.
 
Este é um documento que mostra tudo o que fizemos no ano. Ficamos felizes com os resultados! Terminamos o ano de 2018 com 50 mil alunos, 721 cursos e 2,5 mil servidores. Depois que enviarmos o relatório final para o TCU, disponibilizaremos o documento. 
 
A apresentação que foi feita no Consup sobre o relatório de gestão pode ser conferida aqui.
 
Viagem ao Vale
 
Na quarta-feira, fui a Blumenau participar do Conselho Superior do Instituto Federal Catarinense. Tenho buscado estar sempre presente, pois entendo a importância deste colegiado.
 
Aproveite a viagem para visitar nossos câmpus Gaspar e Itajaí e conversar com os diretores-gerais.
 
Outros assuntos:
 
- Ouvidoria: Nesta quinta, participei de uma capacitação promovida pela Controladoria Gestão da União para nossa ouvidoria e do IFC. Foi muito bom, pois temos percebido uma ouvidoria muito mais ativa até pelo controle social, que entendemos ser fundamental.
 
- Eleições de colegiados: Nesta segunda-feira, foi divulgado o edital de eleições para novos integrantes dos nossos colegiados de Ensino Pesquisa e Extensão, o Cepe, e de Desenvolvimento de Pessoas, o CDP. Há vagas para representantes docentes, dos técnicos-administrativos e discentes. O período de inscrições de candidatos será de 29 de abril a 10 de maio. Participem!
 
Até a próxima semana! 
BLOG DA REITORA