Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Eventos, formaturas e Future-se

Eventos, formaturas e Future-se

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 30 ago 2019 16:51 Data de Atualização: 30 ago 2019 18:08
Olá!

Estou em São Paulo hoje para participar da reunião da 10ª reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional. Fui convidada para falar sobre a avaliação da educação profissional. 

Minha fala se concentrou em apresentar os vários níveis e modalidades da educação profissional, e como são avaliados no contexto da educação brasileira, focando na atuação dos institutos federais. Também tratei da questão do reconhecimento dos cursos técnicos e tecnológicos e dos paradigmas culturais que ainda precisamos mudar para a devida valorização dos profissionais. Não temos um sistema nacional de avaliação dos cursos técnicos, nos moldes das graduações, o que dificulta a formulação de diagnósticos e de formulação de políticas públicas. Destaquei também os desafios que enfrentamos no contexto nacional, as dificuldades orçamentárias, o programa Future-se, seus impactos e as alterações drásticas que podem provocar nas instituições públicas.

Future-se

Estive no nosso Câmpus Palhoça Bilíngue, na quarta-feira, para conversar com alunos e servidores. Minha fala tem sido na focada na questão orçamentária e no programa Future-se, pois todos estão buscando se informar e debater as implicações das alterações propostas no Projeto de Lei que altera 16 leis em 48 artigos.

Aliás, nesta semana, fomos surpreendidos com a notícia de que o Governo estuda fazer uma medida provisória para aprovar o Future-se. Isso nos gerou ainda mais preocupação, pois temos defendido uma maior discussão sobre o programa e esclarecimentos para que possamos fazer um debate coletivo nas nossas instituições.

Contávamos com o tempo de trâmite do projeto no Congresso Nacional para buscar essas respostas e até esperávamos que a proposta não avançasse no Congresso para que possa ser modificada e explicada de forma melhor, pois, como está colocada, não nos atende e ainda coloca em risco nossa autonomia.

Estamos vendo junto ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif, como lidar com esta nova possibilidade apresentada de surpresa nesta semana.

Formaturas

Estamos na nossa época de formaturas e, nesta semana, participei das solenidades de colação de grau dos nossos cursos técnicos e de graduação do Câmpus Florianópolis, realizadas  no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. As formaturas são sempre um momento em que nos reabastecemos de energia ao ver a felicidade de quem conclui um curso com a gente.

É a sensação boa de ver como a educação pública e de qualidade faz a diferença na vida das pessoas e nos sentimos muito honrados por cada aluno e aluna que escolher traçar este caminho no IFSC. Em um cenário de tantas incertezas, presenciar essa rito de passagem dos nossos estudantes só nos dá a certeza de que temos que seguir defendendo quem somos e o que fazemos.

Hoje à noite também teremos as formaturas dos cursos técnicos do Câmpus Florianópolis-Continente e fico feliz em poder participar mais uma vez!

Outros assuntos:

- CDP: Na terça-feira, participei da posse dos novos integrantes do nosso Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas, um órgão normativo e consultivo que tem por finalidade subsidiar a Reitoria nos encaminhamentos das políticas de pessoal. Reforcei a importância da atuação dos nossos colegiados no fortalecimento das decisões e escolhas do IFSC.

- E terminamos o mês de agosto ainda na expectativa de liberação do bloqueio orçamentário por parte do Governo Federal, que nos sinalizou que deve ocorrer somente no início de setembro. Tem sido difícil trabalhar neste contexto, mas temos atuado em rede para tentarmos manter nosso funcionamento pelo menos até o final do ano, priorizando o atendimento aos estudantes.

Até a próxima semana!
BLOG DA REITORA