Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Reunião Geral e inauguração na Reitoria e Câmpus Continente

Reunião Geral e inauguração na Reitoria e Câmpus Continente

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 28 fev 2020 17:29 Data de Atualização: 28 fev 2020 17:42

Olá!

Depois do recesso de Carnaval, voltamos às atividades na quarta-feira com nossa tradicional reunião geral com todos os servidores da Reitoria. Fiquei feliz em ver nosso auditório lotado, o que demonstra como conseguimos crescer nos últimos anos em número de servidores.

Durante a conversa que tive com os servidores, fiz uma retrospectiva de 2019, que foi um ano difícil diante do contingenciamento orçamentário, mas em que conseguimos manter nosso trabalho priorizando sempre o atendimento aos alunos.

Neste ano, também estamos apreensivos já que só tivemos 57% do orçamento 2020 aprovado – e sendo que o orçamento deste ano é menor do que o de 2019. Nossa expectativa é que o restante do valor seja aprovado pelo Congresso Nacional até junho.

Por meio de uma articulação política junto à bancada catarinense, conseguimos garantir recursos de emendas parlamentares que iremos utilizar para a reforma do Câmpus São Lourenço do Oeste, para obras de acessibilidade nos câmpus e para a reforma de um prédio na Avenida Mauro Ramos que será utilizado pelo Cerfead. 

Comentei também sobre o ofício que recebemos do MEC em relação a gasto de pessoal e da nota que o Conif publicou na semana passada – e que divulgamos no nosso site - comunicando que os atos oficiais de progressão e promoção funcional e benefícios obrigatórios ocorrerão normalmente na Rede Federal e que, em relação aos novos provimentos e contratações de substitutos, cada instituição fará as avaliações necessárias de modo a não prejudicar o funcionamento das atividades acadêmicas.

Falei ainda da transição de gestão, considerando que meu mandato termina em 18 de abril. Como já divulguei aqui, iniciamos as reuniões com a equipe eleita para fazermos essa mudança de forma tranquila e sem sobressaltos para a instituição.

Como pauta da reunião, tivemos também a apresentação de quatro trabalhos de servidores da Reitoria que tiveram a oportunidade de participar de mestrados. Foi muito bacana poder ver o resultado desse investimento que a instituição faz e perceber como os estudos trazem retorno prático para o IFSC em forma de aprimoramento de processos.

Inauguração da portaria

Para finalizar as atividades de quarta-feira, tivemos a entrega oficial da nova portaria de acesso ao Câmpus Florianópolis-Continente e da Reitoria. Esta era uma demanda necessária desde que nosso câmpus entrou em funcionamento e que se tornou ainda mais fundamental quando o prédio da Reitoria veio para o mesmo terreno em 2011.

Por dificuldades orçamentárias e até de liberações externas, só conseguimos iniciar a obra no ano passado e, finalmente, contamos com uma entrada que garante a segurança dos nossos servidores e alunos. A nova estrutura já foi feita seguindo os princípios de acessibilidade e contribui para nossa divulgação institucional, destacando nossa marca e deixando mais evidente para a comunidade que o IFSC está presente nesta região.

Outros assuntos:

- Formatura: Ontem viajei para o Vale do Itajaí para participar da formatura do curso superior de tecnologia em Design de Moda do Câmpus Gaspar. É sempre emocionante estar presente nesta etapa final dos nossos estudantes e ver a felicidade não só deles, mas de toda a família pela conquista.

- Mestrado: Hoje de manhã, acompanhei a primeira defesa da segunda turma do nosso Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional, o ProfEPT. Este é um programa fundamental, pois é focado na nossa rede e os resultados dos trabalhos são muito relevantes e aplicáveis nos institutos. Inclusive, o mestrado está com inscrições abertas até 18 de março.

E amanhã participo de mais uma formatura no Câmpus Criciúma, dos primeiros cursos superiores do câmpus, Licenciatura em Química e Engenharia Mecatrônica.

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS