Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Posse em Urupema e formaturas

Posse em Urupema e formaturas

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 06 mar 2020 14:14 Data de Atualização: 06 mar 2020 14:37

Olá!

Nesta semana, tivemos a posse da nova direção-geral do Câmpus Urupema. Participei da cerimônia ontem no câmpus.

A professora Evelise Zerger é a nova diretora e tem, como chefe do Departamento de Administração, a técnica Andreia Willrich, e como chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, a professora Carolina Panceri.

Como já mencionei aqui, já tivemos a troca de direção-geral em quatro dos 21 câmpus que tiveram eleições no ano passado. Nos demais, as novas equipes iniciarão a gestão a partir de abril.

Formaturas

Estamos na época de formaturas, quando sempre nos emocionamos com a conquista dos nossos alunos e “entregamos” para a comunidade bons profissionais que irão ajudar no desenvolvimento do nosso País.

No sábado passado, participei da formatura das primeiras turmas de cursos superiores do Câmpus Criciúma, um momento histórico para o câmpus e para o IFSC. No discurso que fiz na solenidade, destaquei a importância da expansão dos Institutos Federais e a necessidade, ainda mais no contexto atual, de que a educação seja uma política de Estado e não de governo. Contamos com o engajamento da sociedade neste movimento de defesa e de luta pela educação pública.

Ao vermos toda uma comunidade em festa, como ocorreu em Criciúma, ficamos satisfeitos ao ver que estamos fazendo um trabalho importante em cada região do nosso estado. 

Na terça-feira, participei da formatura dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Câmpus Florianópolis, realizada no Centro de Eventos da UFSC. Foram 170 novos técnicos formados e foi um momento de muita emoção e alegria! 

Hoje passei o dia no Câmpus Lages, conversando com os servidores. À noite também participo de formatura.

Imprensa

Recebemos, na manhã de terça, o jornalista Marcello Corrêa Petrelli, presidente executivo do Grupo ND - empresa de comunicação multiplataforma que atua em todo o estado e é um parceiro estratégico do IFSC. Na reunião, acompanhada pelo pró-reitor de Extensão e Relações Externas, André Dala Possa, conhecemos melhor os indicadores de audiência e a abrangência dos veículos web, televisivos, de rádio e de jornal impresso.

Tratamos de dois temas principais: o interesse de uma parceria institucional para promovermos a prática esportiva utilizando a infraestrutura do Câmpus Florianópolis dentro de um projeto de extensão e fomos convidados a participar da inauguração do que Petrelli chamou de primeira redação integrada da região. O evento será em abril, aqui em Florianópolis.

Tenho feito esforços durante minha gestão para atender a imprensa e, como comentei na reunião, temos colhido bons resultados dessa prática de transparência. Por exemplo, quando da crise dos cortes orçamentários em 2019, conseguimos pela imprensa séria e responsável informar nossa comunidade IFSC e a sociedade em geral sobre a realidade dos recursos e tranquilizar principalmente pais e alunos quanto aos impactos que poderiam vir à tona se o MEC mantivesse os bloqueios.

Esperamos continuar com o apoio da imprensa que tanto nos ajuda a divulgar nossas oportunidades à população, além de mostrar os nossos projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Outros assuntos:

- Dia Internacional da Mulher: Na quarta-feira, estive no Câmpus São José, que preparou uma Semana da Mulher. A data sempre fortalece a reflexão para a presença das mulheres em diversos contextos e para a desigualdade de gênero que ainda sofremos. Como mulher e gestora de uma instituição como o IFSC, vejo o quanto precisamos discutir a questão e apoiar a formação de mulheres empoderadas e cientes do seu papel de transformação.

- Nota de pesar: Infelizmente, ontem recebemos com muito pesar noticia  do falecimento de uma servidora nossa, a Mariana Gomes Santos, que, atuava no Registro Acadêmico do Câmpus Florianópolis. É muito triste perdemos uma pessoa tão jovem. Manifestamos nossas condolências a sua família, amigos e colegas. 

Até a próxima semana!

BLOG DA REITORA BLOGS