Publicador de Conteúdos e Mídias

Voltar Semana de reuniões

Semana de reuniões

BLOG DA REITORA Data de Publicação: 17 abr 2020 16:43 Data de Atualização: 22 abr 2020 12:11

Olá!

Nesta semana, tive minha agenda cheia de reuniões on-line. Na segunda, tivemos a reunião do Comitê Permanente de Gestão de Crises.

Recomendamos a atualização da Portaria nº1438 para que se estenda também o prazo de atividades não-presenciais administrativas na Reitoria e nos câmpus. Assim, tanto as aulas quanto as atividades administrativas presenciais dos servidores ficam suspensas até 30 de abril e devem seguir sendo feitas de casa, conforme a aprovação realizada na última semana pelo nosso Conselho Superior, o Consup.

Tratamos do último decreto do Governo do Estado, que estabelece a suspensão das aulas até 31 de maio, e entendemos que esse novo panorama deverá ser tratado na próxima reunião do Consup marcada para o final do mês.

Outro ponto que discutimos foi sobre o recebimento de materiais, tanto na Reitoria como nos câmpus. A Pró-Reitoria de Administração irá analisar junto aos câmpus os casos de excepcionalidades. Nos casos autorizados, ficará a critério dos câmpus entrar em contato com fornecedores, estabelecer cronograma de entregas e seguir as medidas sanitárias necessárias.

Recomendamos que todos os processos de compras, contratos e finanças devem ser realizados prioritariamente de forma remota. Nos casos em que houver necessidade, os servidores devem comparecer à instituição apenas nos dias do cronograma para a finalização do processo, obedecendo as regras que serão enviadas pela Proad.

Quanto aos serviços terceirizados, caberá à gestão de cada câmpus definir o retorno necessário da força de trabalho com redução de quantitativo. Seguem mantidos os serviços de vigilância patrimonial de forma integral.

Conif

Na terça-feira, tivemos mais uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Conif.
Tivemos a presença de integrantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, inclusive do secretário Ariosto falando da importância das ofertas de cursos de qualificação a distância e informando que teremos fomento para isso, já que é uma demanda da sociedade. São 55 mil vagas que poderão ser ofertadas.

Tratamos ainda de alguns editais, com destaque para um recurso de R$ 19,5 milhões para prevenção e enfrentamento da Covid-19. O IFSC já organizou nossa participação na primeira etapa com uma chamada pública para seus servidores. Teremos mais um edital do Conif com esse foco, que deve ser divulgado hoje ainda.

A portaria 343 do MEC, que trata das atividades não-presenciais, foi prorrogada por mais 30 dias. Também abordamos as instruções normativas relativas a pessoal e os impactos institucionais. 

Na próxima segunda-feira, o Conif irá iniciar uma série de webinars e realizará uma oficina com o objetivo de apresentar temáticas relevantes que possam impactar positivamente no dia a dia das instituições. Compartilho aqui a programação.

E ontem ainda participei das reuniões do Conselho Superior do Instituto Federal Catarinense e do Senai, em que sou conselheira representante do Ministério da Educação. A questão da pandemia do coronavírus e como fazer diante do cenário tem sido a principal discussão em todas as instituições.

Despedida

Meu mandato de reitora do IFSC termina oficialmente neste sábado, 18 de abril. Não recebemos nenhuma definição da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica em relação à nomeação do professor Mauricio Gariba. Lembro que este é um processo que depende do MEC, já que a posse quem dá é o presidente da República. Estamos aguardando a nomeação. 

Depois de oito anos à frente desta instituição dos quais muito me orgulho, tenho muito a destacar e agradecer e achei melhor escrever um post específico para a comunidade de prestação de contas, retrospectiva e despedida. Vamos publicar aqui na segunda-feira.

Até lá!

BLOG DA REITORA BLOGS