#SegundaLiterária

Procurando sugestão de livro digital e com acesso gratuito? Confira as dicas da equipe de Bibliotecas

Toda semana, a equipe de Bibliotecas do IFSC publica neste espaço indicações de livros on-line para leitura durante o distanciamento social. Confira abaixo nossas dicas e boa leitura!

A Divina Comédia

Já ouviu falar do clássico A Divina Comédia de Dante Alighieri?
Nesta obra que inclui o Inferno, Purgatório e Paraíso, Dante passa por eles e vê suas penas e sofrimentos aos pecados cometidos, atribuindo a estes pecados, nomes importantes da época. Baseado na história da conversão de um homem pecador ao caminho de Deus, o protagonista é um ser humano comum, com dúvidas e tentações. E nessa viagem espiritual e de forte teor moral, Dante busca destacar a importância de seguir o caminho do bem e da ética.

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra

O Cotidiano da Espera

O TCC de um estudante que virou um livro-reportagem, interessante?Ele viajou uns dias ao lado de um caminhoneiro de onde pode observar de perto as experiências vividas, bem como os riscos e desafios que um motorista de caminhão enfrenta durante suas viagens até chegar ao seu destino. 

Além de abordar vários assuntos, a obra de Gustavo Queiroz fala também sobre espera, assim como estamos esperando a pandemia da COVI-19 passar. Embora seja uma espera em outra situação, ainda assim trata-se de termos paciência.

Abaixo um trecho do livro: 

“— A vida do caminhoneiro é esperar. Esse é o dilema do motorista — desabafou Gilson. — A gente espera a vez de descarregar, espera para carregar, espera a vez de enlonar o bitrem, espera a liberação da nota. A gente espera pra tudo, até para o que não é da nossa conta a gente tem que esperar — explicou Furlanetto, muito paciente, mas ansioso para ver sua família. — Em São Paulo, tem gente que se estressa só de esperar em fila de padaria...”

 

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra

A Volta ao Mundo em 80 dias

De autoria do consagrado escritor frânces Júlio Verne, A Volta ao Mundo em 80 dias conta a aventura de Phileas Fogg, um homem da alta sociedade inglesa com uma rotina milimetricamente cronometrada e seu emprego Passepartout. O ano é 1872, em um dos encontros com seus amigos no Reform Club, Fogg aposta metade da sua fortuna ao afirmar que dará a volta ao mundo em apenas 80 dias.

Nessa aventura, um detetive persegue Fogg por suspeitar que ele havia roubado um banco e estaria fugindo. Após muitos obstáculos, Phileas Fogg chega de volta a Londres. Será que ele consgue vencer a aposta e provar a sua inocência?  

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Memórias de um Sargento de Milícias

Único romance de Manuel Antônio de Almeida, a obra, apesar de publicada no auge do Romantismo, em 1854, se distanciou dos traços idealizados e sentimentalistas que prevaleciam na época.

O enredo conta a história de Leonardo Pataca, vendedor português que vem para o Brasil e, no navio, conhece a quitandeira Maria da Hortaliça, com quem se casa e tem um filho (também chamado Leonardo). Criado pelo padrinho, barbeiro de profissão, o garoto cresce acostumado com traquinagens e peraltices de todo tipo: incomoda os fiéis da igreja onde atua como ajudante; tenta conquistar Luisinha, sobrinha de D. Maria; é preso pelo temido Major Vidigal, de quem se torna o principal desafeto.

Com uma linguagem simples e dinâmica, situando seus personagens - verdadeiras caricaturas de figuras do subúrbio carioca - num contexto popular urbano, a história se desenvolve sob um olhar satírico e irônico, uma das marcas estéticas do romance.

 Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

O Mercador de Veneza

A peça 'O Mercador de Veneza' foi escrita por William Shakespeare há mais de quatro séculos, mas ainda coloca em cena temas que parecem relevantes, como discriminação racial, intolerância e violência. A história desenvolve-se em Veneza do século XVI.

Para ajudar o amigo Bassanio a cortejar Portia, o mercador Antonio recorre a um agiota judeu que lhe faz um empréstimo de três mil ducados, a ser pago em três meses. A garantia é um pedaço da sua própria carne.    

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Nós

Breve romance policial de Salim Miguel, com leitura intrigante, mostrando as várias facetas de Nós. São apresentados os personagens nomeados apenas por pronomes (Eu, Tu, Ela, Um Outro, Ele, Ninguém, Nós), à princípio, individualmente e aos poucos com suas narrativas sendo entrelaçadas para desvendar um caso policial nesta complexa trama. 

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Últimos Sonetos

Essa coletânea póstuma de sonetos do catarinense João da Cruz e Sousa é uma típica representante do simbolismo, movimento literário poético surgido na França, no final do século XIX.

"...Os seres virginais que vêm da Terra,

Ensanguentados da tremenda guerra,

Embebedadosdo sinistro vinho."

Este trecho do poema Caminho da Glória dá uma pequena ideia dessa linguagem simbolicamente carregada, subjetiva e transcedental.

Cruz e Souza era um catarinense, filho de pais alforriados, que teve acesso à educação e cultura em uma sociedade extremamente opressora. Poder desfrutar de sua obra é, também, mergulhar nesse mundo e poder despertar a consciência com questões sociais que até hoje permeiam nossas vidas.

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Amor de Perdição

Amor de Perdição, do autor Camilo Castelo Branco, trata da saga romântica entre dois jovens de famílias vizinhas, Simão Botelho e Teresa de Albuquerque. O ponto central da trama é o ódio entre as famílias dos dois, tal qual a obra de Shakespeare, tem tudo para dar errado.

Simão e Teresa se amam loucamente. Enquanto ela vive na casa dos pais, ele parte para cidade de Coimbra, onde leva a vida como valentão, enquanto deveria estar estudando. Ainda assim, Simão conseguia apresentar boas notas, mas se envolve em uma tragédia e acaba preso.

Ao lembrar-se de sua amada, assim que consegue, Simão volta para a casa dos pais. Finalmente, os apaixonados vivem um romance discreto que dura apenas três meses, pois o pai da moça descobre o romance entre os dois e frusta os planos do casal.

Prometida em casamento ao seu primo, Teresa enfrenta seu pai e toda sua família, preferindo viver reclusa em um convento a viver um casamento sem amor. Apesar da juventude dos dois, nada mais importa se um não tem ao outro. Ao invés do amor, o que vivem de fato é a perdição.

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

10 Perguntas para Você alcançar o Autoconhecimento

De conteúdo leve, a obra de Paula Fragoso, traz conteúdo pertinente e objetivo sobre o autoconhecimento.

"Muitas pessoas pensam que é dfícil encontrar o autoconhecimento (conhecer a si mesmo). Isso pode ser facilitado a partir do momento em que você se volta para dentro de si e começa a fazer determinadas perguntas. E quanto mais sinceras forem suas respostas, mais você conhecerá a si mesmo".

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

A Dama das Camélias

Alexandre Dumas Filho escreveu, a partir de uma experiência pessoal, a mais famosa história de amor de uma cortesã, A Dama das Camélias (1848). Por meio do uso de uma descrição detalhada e realista, o autor narra a bela e proibida história de amor de Marguerite Gautier e Armand Duval.

Este romance, onde o casal luta entre o amor verdadeiro e os deveres sociais, é um clássico da literatura mundial, tendo diversas adaptações para o cinema e o teatro. A obra é um documento social, mas sobretudo um belo hino de amor.

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

O Poder nos tempos da Peste

A obra de Mário Jorge da Motta Bastos se debruça sobre os surtos de peste bubônica, mais conhecida como "peste negra", que dizimou cerca de 1/3 da população da Europa entre os séculos XIV e XVI. O flagelo da peste influenciou profundamente a sociedade ocidental, pôs em xeque as estruturas de poder estabelecidas e inaugurou o campo da saúde pública no continente. Com a morte à espreita, a população buscou a religiosidade, mas, também, a fruição dos prazeres mundanos, tornando comuns cenas de luxúria, gula e bebedeira.

Ao discutir o tema, o pesquisador reproduziu acontecimentos e afirmações que falam das várias catástrofes, em diferentes épocas. Mário Jorge discute, ainda, a questão do temor das pestes, as imagens e as expressões do castigo que afligiam a humanidade; e conseguiu levantar a origem e o sentido do próprio castigo: pecado, culpa e redenção.   

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

O Seminarista

O seminarista, obra de Bernardo Guimarães, narra o drama de Eugênio e Margarida, que, na infância, passada no sertão mineiro, estabelecem uma amizade que logo vira paixão. O pai de Eugênio, indiferente aos sentimentos do filho, o obriga a ir para um seminário. E agora como ficará a paixão?

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Dom Casmurro

Afinal, Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Esse mistério marca o romance de Machado de Assis, que se tornou um dos grandes clássicos da literatura brasileira. A obra é narrada sob a ótica de Bento Santiago (Bentinho), de modo que o mesmo faz um panorama sobre sua vida. 

A obra confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira. Também a temática do ciúme, abordada com brilhantismo nesse livro, provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens feministas da literatura brasileira: Capitu.

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Clara dos Anjos

No romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto, o autor denuncia os problemas cotidianos do início do século XX: preconceitos raciais, sociais e de gênero.

Filha de um carteiro e de uma dona de casa, Clara dos Anjos, jovem mulata do subúrbio carioca, fica conhecendo Cassi Jones, rapaz de família rica e socialmente bem posta, numa roda de viola na casa de seus pais. Conquistador, sem caráter, Cassi é famoso por seduzir mulheres casadas e moças humildes, engravidando-as e destruindo suas vidas.

A obra expõe o feminismo e os preconceitos que a mulher sofria naquela época, como submissão, o abandono, a violência e o constrangimento público.

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Elogio da Loucura

Considerado um grande crítico, cujas ideias impulsinariam mais tarde a reforma protestante, Erasmo de Rotterdam foi um filósofo e humanista cristão e várias de seus obras foram para o Index, que era o índice de livros proibidos pela igreja católica.

Em Elogio da Loucura, publicado em 1511, Erasmo retrata a sociedade em que vive através dos "olhos" da deusa Loucura, que toma "voz", se apresenta e narra, em tom de sátiras, como enxerga a humanidade. No livro, a Loucura que é filha do deus da riqueza (Platão) e da ninfa da juventude (Neotetes) mostra como ela se manifesta nas diferentes áreas da existência humana e que, portanto, é ela quem guia nossas ações.

Seria mesmo a loucura quem melhor representa nossas condutas e atuações? Você vai descobrir essa e outras questões desse livro escrito para a sociedade do início do século XVI, mas que parece transpor as barreiras do tempo para nos trazer muitas reflexões sobre o mundo a nossa volta.

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Gralha Azul: nas asas da esperança

Gralha azul: nas asas da esperança é um livro de poemas lançado em 2012, e tem por autoria Leonilda Antunes Pereira, agricultora e agente comunitária na região do meio oeste catarinense. Na obra, esssa mulher do campo registra de maneira singela seu encantamento pelo convíveo com a natureza e pelas possibilidades do trabalho social voluntário.

As duas vertentes dessa poesia narrativa estão sintetizadas pelo símbolo da gralha azul, nome do programa social e ambiental que a autora homenageia no livro. Ao mesmo tempo que pinta o mundo com seu azul exuberante, o pássaro faz sua tarefa social e ecológica, semeando o fruto do pinhão, ajudando a salvar a araucária da extinção e preservando a fonte de renda das famílias do planalto serrano.   

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Infiltrado

Um professor vive uma vida tranquila com suas duas filhas. Mas tudo isso muda quando, numa noite, alguém bate à sua porta e ele é sequestrado por três terroristas - e se vê atravessando o aceano para ser interrogado em um porão em Paris. Eles estão convencidos de que o professor é o espião mais letal que a CIA já conheceu. Será que pegaram a pessoa certa?  

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

O Cabeleira

Romance regionalista do cearense Franklin Távora, escrito no século XIX e que se passa em Pernambuco, terra do cangaço. Cabeleira é o apelido de José de Gomes, um homem naturalmente bom que é corrompido a ser cruel pelo pai e meio social em que vive. Agindo várias vezes por instinto, mas reforma-se pelo todo-poderoso amor. Reencontra Luísa, um amor de infância, e logo foge com ela, rendendo-se ao amor ao mesmo tempo que tem instintos violentos ao tentar se defender. 

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Se não fosse por você, hoje eu não estaria aqui: cartas para quando eu era adolescente

Já imaginou poder reencontrar quem você foi na adolescência e poder dar conselhos?

Esta obra composta por 26 cartas escritas pelos participantes para eles mesmos, quando adolescentes, traz mensagens de força e resistência. Lembram que, mesmo que tempos difíceis sejam inevitáveis, nós podemos atravessá-los e muitas vezes chegamos do outro lado ainda melhores! Também mostram que a adolescência é muito mais que uma fase e é por ter passado por ela que chegamos aqui hoje.   

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Memórias póstumas de Brás Cubas

No romance de Machado de Assis, Brás Cubas é o protagonista e narrador da sua própria vida a partir de suas memórias póstumas, ou seja, depois de morto ele relembra diversas fases da sua vida com muito humor, e por vezes pessimista. 

Na infância, Brás foi uma criança levada e nunca levou os estudos a sério. Seus romances não foram bem sucedidos, e na última tentativa de não envelhecer sozinho e sem filhos, a sua noiva adoece e morre antes mesmo do casamento. Brás Cubas chegou ao final de sua vida sem ter deixado nada que fizesse as pessoas lembrarem dele após sua morte. 

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

O Guarani

A obra O Guarani, de José de Alencar, foi publicada como folhetim em 1957, e lançada em formato de livro no final do mesmo ano. Nessa época, a literatura brasileira vivia uma fase de valorização do índio, representado como herói. Saído dos folhetins, O Guarani é reconhecido como o primeiro grande romance brasileiro, contando a história de amor entre Peri e Ceci, e assim trazendo à tona o tema da miscigenação entre o índio e o branco.

Diversos personagens da obra são inspirados em pessoas reais, e o Brasil da época é retratado como um espelho da Europa Medieval, inclusive nas relações que ocorriam entre os senhores feudais e seus vassalos. 

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

O fantástico na ilha de Santa Catarina

O fantástico na ilha de Santa Catarina, como o próprio nome já faz referência, é uma abordagem sobre contos da região de Florianópolis. A obra nos apresenta 24 histórias, todas elas datadas e correspondentes aos anos de 1946 a 1975. A temática central de todos os contos gira em torno da crença popular da bruxaria.

Franklin Cascaes vem com uma obra rica em elementos culturais, com uma linguagem descontraída. As narrativas de bruxas, contadas pelos descendentes de portugueses e de açorianos, são recriadas por nosso autor, e são muito semelhantes umas com as outras. Porém, os contos não se limitam nas histórias, temos também inúmeras outras informações relativos a hábitos alimentares, saúde, brincadeiras, crendices, entre outros.  

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Cinco minutos

O romance de José de Alencar se passa no Rio de Janeiro. Por meio de um narrador é feita a leitura de uma carta que conta a história de como um casal se conheceu. Foi um amor à primeira vista por parte do rapaz, mesmo que esse não consiga ver o rosto da moça que estava encoberto com um véu. Em carta, ela conta que tem uma doença mortal, e por isso o amor deles não suportaria, causando ao fim dor e separação. O rapaz não se dá por vencido e sai do Brasil atrás dela, e com um beijo ela é curada. Um romance ingênuo em que o destino se coloca entre os dois, onde um atraso de cinco minutos deu início a essa linda história.

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Voltar ao Topo