#SegundaLiterária

Procurando sugestão de livro digital e com a acesso gratuito? Confira as dicas da equipe de Bibliotecas

Toda a semana, a equipe de Bibliotecas do IFSC vai publicar, neste espaço, indicações de livros online para leitura durante o distanciamento social. Confira abaixo as primeiras dicas e boa leitura!

A Divina Comédia

Já ouviu falar do clássico A Divina Comédia de Dante Alighieri?
Nesta obra que inclui o Inferno, Purgatório e Paraíso, Dante passa por eles e vê suas penas e sofrimentos aos pecados cometidos, atribuindo a estes pecados, nomes importantes da época. Baseado na história da conversão de um homem pecador ao caminho de Deus, o protagonista é um ser humano comum, com dúvidas e tentações. E nessa viagem espiritual e de forte teor moral, Dante busca destacar a importância de seguir o caminho do bem e da ética.

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra

O Cotidiano da Espera

O TCC de um estudante que virou um livro-reportagem, interessante?Ele viajou uns dias ao lado de um caminhoneiro de onde pode observar de perto as experiências vividas, bem como os riscos e desafios que um motorista de caminhão enfrenta durante suas viagens até chegar ao seu destino. 

Além de abordar vários assuntos, a obra de Gustavo Queiroz fala também sobre espera, assim como estamos esperando a pandemia da COVI-19 passar. Embora seja uma espera em outra situação, ainda assim trata-se de termos paciência.

Abaixo um trecho do livro: 

“— A vida do caminhoneiro é esperar. Esse é o dilema do motorista — desabafou Gilson. — A gente espera a vez de descarregar, espera para carregar, espera a vez de enlonar o bitrem, espera a liberação da nota. A gente espera pra tudo, até para o que não é da nossa conta a gente tem que esperar — explicou Furlanetto, muito paciente, mas ansioso para ver sua família. — Em São Paulo, tem gente que se estressa só de esperar em fila de padaria...”

 

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra

A Volta ao Mundo em 80 dias

De autoria do consagrado escritor frânces Júlio Verne, A Volta ao Mundo em 80 dias conta a aventura de Phileas Fogg, um homem da alta sociedade inglesa com uma rotina milimetricamente cronometrada e seu emprego Passepartout. O ano é 1872, em um dos encontros com seus amigos no Reform Club, Fogg aposta metade da sua fortuna ao afirmar que dará a volta ao mundo em apenas 80 dias.

Nessa aventura, um detetive persegue Fogg por suspeitar que ele havia roubado um banco e estaria fugindo. Após muitos obstáculos, Phileas Fogg chega de volta a Londres. Será que ele consgue vencer a aposta e provar a sua inocência?  

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Memórias de um Sargento de Milícias

Único romance de Manuel Antônio de Almeida, a obra, apesar de publicada no auge do Romantismo, em 1854, se distanciou dos traços idealizados e sentimentalistas que prevaleciam na época.

O enredo conta a história de Leonardo Pataca, vendedor português que vem para o Brasil e, no navio, conhece a quitandeira Maria da Hortaliça, com quem se casa e tem um filho (também chamado Leonardo). Criado pelo padrinho, barbeiro de profissão, o garoto cresce acostumado com traquinagens e peraltices de todo tipo: incomoda os fiéis da igreja onde atua como ajudante; tenta conquistar Luisinha, sobrinha de D. Maria; é preso pelo temido Major Vidigal, de quem se torna o principal desafeto.

Com uma linguagem simples e dinâmica, situando seus personagens - verdadeiras caricaturas de figuras do subúrbio carioca - num contexto popular urbano, a história se desenvolve sob um olhar satírico e irônico, uma das marcas estéticas do romance.

 Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

O Mercador de Veneza

A peça 'O Mercador de Veneza' foi escrita por William Shakespeare há mais de quatro séculos, mas ainda coloca em cena temas que parecem relevantes, como discriminação racial, intolerância e violência. A história desenvolve-se em Veneza do século XVI.

Para ajudar o amigo Bassanio a cortejar Portia, o mercador Antonio recorre a um agiota judeu que lhe faz um empréstimo de três mil ducados, a ser pago em três meses. A garantia é um pedaço da sua própria carne.    

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Nós

Breve romance policial de Salim Miguel, com leitura intrigante, mostrando as várias facetas de Nós. São apresentados os personagens nomeados apenas por pronomes (Eu, Tu, Ela, Um Outro, Ele, Ninguém, Nós), à princípio, individualmente e aos poucos com suas narrativas sendo entrelaçadas para desvendar um caso policial nesta complexa trama. 

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Últimos Sonetos

Essa coletânea póstuma de sonetos do catarinense João da Cruz e Sousa é uma típica representante do simbolismo, movimento literário poético surgido na França, no final do século XIX.

"...Os seres virginais que vêm da Terra,

Ensanguentados da tremenda guerra,

Embebedadosdo sinistro vinho."

Este trecho do poema Caminho da Glória dá uma pequena ideia dessa linguagem simbolicamente carregada, subjetiva e transcedental.

Cruz e Souza era um catarinense, filho de pais alforriados, que teve acesso à educação e cultura em uma sociedade extremamente opressora. Poder desfrutar de sua obra é, também, mergulhar nesse mundo e poder despertar a consciência com questões sociais que até hoje permeiam nossas vidas.

Curtiu? Confira o livro digital na íntegra.

Voltar ao Topo