Publicador de Conteúdos e Mídias

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje gostaria de compartilhar algumas das muitas ações que estão sendo realizadas pela nossa Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, a Prodin. No momento, estou participando de duas comissões especiais vinculadas ao FDI. A primeira é a Comissão Especial de Governança Pública, da qual sou coordenadora, e a segunda é a Comissão Especial de Indicadores.

A Comissão Especial de Governança Pública tem como objetivo desenvolver instrumentos para coletar informações sobre o diagnóstico de governança da Rede Federal, a fim de identificar fragilidades e oportunidades de melhoria. Nosso trabalho contribuirá para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes. Já realizamos algumas reuniões e estamos trabalhando para entregar o diagnóstico da rede na próxima Reditec, que é a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica. A Reditec 2024 será de 21 a 24 de outubro em Goiás.

Já a Comissão Especial de Indicadores está focada na criação de um Guia para Análise e Interpretação de Indicadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT). Nosso principal objetivo é promover o nivelamento de conhecimento entre os gestores, auxiliando-os na compreensão e na correta análise dos indicadores institucionalizados.

Os indicadores sob responsabilidade da Comissão serão discutidos separadamente, conforme o Plano de Trabalho elaborado, seguindo a ordem de prioridade abaixo:

- Indicadores Acadêmicos da Matriz Orçamentária - Plataforma Nilo Peçanha (PNP);
- Indicadores de Governança e Gestão - Tribunal de Contas da União (TCU);
- Indicadores de Pesquisa e Extensão - Monitor SETEC;
- Indicadores de Avaliação do Ensino Superior - Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES);
- Indicadores do Programa de Gestão de Desempenho (PGD).

Na última sexta-feira, tivemos um momento de formação muito enriquecedor com Gustavo Henrique Moraes, idealizador da Plataforma Nilo Peçanha, que reúne dados de toda a Rede Federal. Durante o encontro, discutimos a importância dos indicadores e o trabalho que estamos desenvolvendo. Nosso objetivo é entregar o Guia na reunião da Reditec em outubro deste ano.


 

A Plataforma Nilo Peçanha nasceu a partir do trabalho de coleta de dados e do censo escolar realizado por Gustavo no IFSC. Ele foi convidado a criar um sistema que reunisse informações de toda a Rede Federal e o resultado desse esforço é uma plataforma que armazena estatísticas e estudos sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil. Esse trabalho contou com a colaboração de vários servidores dos IFs e de outras instituições federais.

Para acessar a plataforma, clique aqui.

Para encerrar a semana com chave de ouro, tive a honra de participar da cerimônia de formatura dos cursos técnicos subsequentes em Eletromecânica, Produção de Moda e Têxtil do Câmpus Araranguá. Foi uma cerimônia emocionante, que reafirmou minha convicção sobre o sucesso.


 

Até mais!