Conciliando pesquisa e passeios

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 29 mai 2023 11:37 Data de Atualização: 29 mai 2023 11:43

Hoje compartilhamos o relato da aluna Maria Eduarda Mendes, do curso técnico em Informática do Câmpus Gaspar. Ela está fazendo intercâmbio no Instituto Superior de Engenharia do Porto, o Isep, pelo nosso programa de intercâmbio conhecido como Propicie.

Vejam o que ela nos escreveu sobre sua experiência de atuar no projeto “Informatics and Electronics applied to Health Systems” e suas andanças por Portugal no mês de abril.

--------------------------------------------------------------------------------

Eu fiquei responsável por fazer uma aba de comunicação na qual os médicos poderiam ver as mensagens enviadas pelos pacientes em uma tabela. No início estava com muita dificuldade, pois nunca havia feito nada parecido e até o momento estava só na parte de ver cursos sobre as linguagens e quais programas utilizamos. Mas, com auxílio do outro bolsista do projeto, comecei a entender como funcionava e o que deveria fazer, conseguindo finalizar completamente essa tarefa que foi direcionada a mim. 

Além de ter apenas a tabela para ver as comunicações, coloquei filtros na mesma para facilitar o uso do médico, os quais ele pode utilizar para deixar os nomes dos pacientes em ordem alfabética, pode pesquisar determinado nome, colocar as mensagens ordenadas por data de envio, pesquisar uma mensagem que foi enviada em uma data específica, além de conseguir pesquisar por mensagens que contêm determinados conteúdos. 

Como quando terminei essa aplicação a empresa que comanda o projeto ainda não havia enviado nenhuma nova tarefa, então auxiliei em algumas outras que já estavam sendo feitas, mas precisavam ser terminadas - como criar algumas imagens em SVG para serem colocadas no site e também arrumar alguns erros que estava dando no gráfico de uma das doenças, o gráfico de Claudicação Intermitente. 

Agora falando sobre o meu dia a dia em Portugal, eu acredito que a principal mudança que eu notei é realmente no quesito de adaptação, pois nesse último mês percebi que consegui me acostumar muito melhor com a vida aqui. Já me acostumei a andar pelas ruas de Porto, até mesmo sem precisar utilizar o Google Maps, estou pegando o jeito com a rotina aqui e até mesmo com as pessoas. 

Acabei conhecendo pessoas muito legais no último mês e acredito que, até mesmo por não ter muitas pessoas conhecidas por aqui, acabei me aproximando muito dos outros dois brasileiros que vieram pelo Propicie, Dayane e Eduardo. Principalmente no último mês, começamos a nos apoiar muito e criar uma amizade muito boa, ficamos a maior parte do tempo juntos e tem sido muito divertido conhecer Portugal com eles. 

Abril também foi um mês que consegui conhecer mais alguns lugares maravilhosos. Como a primeira semana do mês tinha o feriado de páscoa, uma família de brasileiros que está morando aqui em Portugal, amigos da minha família, me convidou para passar o fim de semana lá e foi muito divertido. Além de me mostrar um pouco sobre a cidade onde eles moram, Águeda, eles também me levaram para conhecer outras duas cidades, Fátima e Aveiro, e ambas são muito lindas. Como fomos na sexta-feira de páscoa, Fátima estava lotada e incrivelmente linda para a celebração. Já Aveiro, a famosa “Veneza de Portugal”, é muito linda e me deixou completamente apaixonada por suas praias, pois elas são extremamente tranquilas e muito bonitas. 

No segundo fim de semana, eu, Eduardo e Dayane fomos conhecer Guimarães, uma cidade perto de Porto. A cidade é incrível e eu fiquei encantada pelo castelo presente na mesma, pois nunca havia visto um em minha vida, o que foi uma realização de um sonho.  Já no fim de semana seguinte eu e o Eduardo aproveitamos para conhecer um pouco mais do Porto e visitamos o planetário, algo que valeu muito a pena. Nunca tinha ido em um na minha vida e amei a experiência. Com certeza quero ir em algum de novo se tiver a oportunidade. Para fechar o mês, fomos conhecer Nazaré, a cidade famosa pelas ondas gigantes, porém não tivemos tanta sorte, pois não conseguimos ver nenhuma no dia. Mas, mesmo sem as ondas gigantes, a viagem foi ótima, pois o lugar é muito lindo e nos divertimos muito passeando por lá. 

Acredito que esse mês foi muito produtivo, pois, além de conseguir avançar muito em meus trabalhos no projeto, consegui conhecer muitos lugares novos e aproveitar muito minha estadia aqui. Estou ansiosa para o próximo mês também, pois já temos muitas coisas planejadas e acredito que será melhor ainda.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS