Novos aprendizados em Portugal

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 16 mai 2023 11:23 Data de Atualização: 16 mai 2023 11:51

A estudante Dayane Thayse Vieira está na oitava fase do curso de Engenharia Mecânica do nosso Câmpus Joinville e é mais uma das selecionadas no Propicie 19, o nosso programa de intercâmbio. Ela está desde março em Portugal, onde participa do projeto de pesquisa “Projeto Intelligence of Things” no Instituto Superior de Engenharia do Porto

Vejam o que ela nos escreveu sobre a experiência até o momento:

------------------------------------------------------------------------------------------------------


Em relação ao projeto já avancei bastante, terminando a fase de pesquisas e começando a aprender a utilizar todos os hardwares e softwares necessários para elaboração do projeto. Aprendi a programar os microcontroladores Arduino e ESP32, os quais nunca tive contato antes, e no momento estou aprendendo a programar um display e-paper. Com isso, terei dominado todos os componentes do projeto e poderei de fato desenvolver a parte final do projeto. No geral está sendo um baita desafio, pois é tudo muito complexo e o tempo do projeto é muito curto.

Além de todo aprendizado acadêmico, que está sendo muito enriquecedor, estou aprendendo bastante em outras áreas da minha vida, como me virar sozinha por tanto tempo, perder a vergonha de várias interações sociais com estranhos e administrar todas as emoções que esse tempo todo longe de casa está trazendo.

Desde que cheguei, preciso estudar muito mais do que antes, viajei mais, conheci pessoas novas... está tudo mais intenso! 

Além da Maria Eduarda e do Eduardo, alunos também do IFSC que estão aqui no Porto, no último final de semana viajei para Nazaré, onde conheci mais dois alunos do IFSC que também estão aqui no ISEP, porém participando do programa de dupla titulação, o Eduardo Tarifa e o Raphael Timbola. Viajei para Paris, onde encontrei a Maria Helena do Câmpus Florianópolis, que está na Finlândia participando do Propicie na HAMK, e fomos juntas também para Bruxelas e Amsterdam.

Provei muito mais comidas, incluindo a Francesinha, que é o prato mais famoso/típico de Porto. Provei também várias formas de bacalhau, como bacalhau com natas, bolinho de bacalhau etc. Sempre que saio tenho que beber a SuperBock, cerveja local aqui de Porto.

A saudade bate forte todos os dias. Pensar que passei meu aniversário e o Dia das Mães longe de casa dói bastante. Mas, apesar disso, eu me apaixonei por Porto, o que deixa o coração dividido. Não vejo a hora de voltar pra casa, mas irei sentir muita saudade daqui.

BLOG DOS INTERCAMBISTAS