Nunca é tarde para se realizar um sonho

BLOG DOS INTERCAMBISTAS Data de Publicação: 27 mar 2023 23:10 Data de Atualização: 27 mar 2023 23:25

O nosso relato de hoje demonstra que nunca é tarde para se realizar um sonho! O aluno Paulo Roberto de Souza Dorneles, do Curso Superior em Gestão Ambiental, do Câmpus Garopaba, vai comemorar 63 anos em abril, com os colegas do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, onde está cursando disciplinas do curso de Licenciatura de Educação Ambiental.

Conheça a história do Paulo Roberto:
-------------------------------
No meu tempo de adolescente sequer imaginava o que era telefone, imagine falar em Internet. Os Jetsons nos permitiam imaginar o futuro. Nesta época a possibilidade de cursar uma faculdade pública era para poucos, apenas para os setores mais abastados da sociedade. Faço parte da parcela de brasileiros que precisou trabalhar cedo, com 14 anos já ajudava no sustento da casa. Aos 16 saí do interior e fui para Porto Alegre em busca de melhores oportunidades, consegui um trabalho melhor financeiramente. Aos 24 anos casei com minha querida e lutadora companheira Vera. Temos um casal de filhos, hoje formados. Para formá-los Vera e eu abdicamos de nossa vida de estudantes.

O tempo passou, mas nunca abri mão do sonho de fazer um curso superior, estava apenas esperando uma oportunidade. A porta se abriu por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Voltei a estudar somente depois de aposentado. Fiquei muito contente, pois já fazia 30 anos que não estudava. Hoje curso Gestão Ambiental no Câmpus Garopaba do IFSC.

Já no segundo semestre do curso, ao ler o edital de intercâmbio estudantil no Instituto politécnico de Bragança –Portugal e IFSC, vi naquele momento uma porta se abrindo, então resolvi me candidatar.

Para chegar a Portugal, houve vários contratempos. Encaminhei minha documentação de visto para o consulado português. Havia um prazo para chegada no IPB, e o visto não saia. O primeiro prazo venceu, era o início das aulas, 20 de fevereiro de 2023 e nada do visto. Fiz contato com a coordenadora de assuntos internacionais do IPB, Sra. Natália: “Você pode chegar até meados de março, sua situação não é a única, temos uma professora brasileira na mesma situação”. Todos os dias eu comparecia aos correios, onde moro não passa o carteiro, até que quase findando o segundo prazo, a incerteza deu lugar à certeza. Passaporte com visto em mãos.

Já em terras Portuguesas, caiu a ficha. Aqui estou, no Instituto Politécnico de Bragança cursando cadeiras do curso de Licenciatura de Educação Ambiental. Para quem nunca havia saído do Brasil, o momento era único. A facilidade da língua está ajudando, embora escute pessoas falando francês, espanhol, alemão, polonês, línguas nativas do continente africano, Hindi e o velho e global inglês.

No primeiro dia de aula fui recebido pela professora Maria Conceição, a quem agradeço muito pela presteza e acolhimento, de certo ela notou que eu era marinheiro de primeira viagem. A turma formada por alunos de Porto Príncipe, Cabo Verde, Guiné Bissau e Portugal também me recebeu com hospitalidade.

Já estou adaptado. A instituição é imensa e acolhedora. A metodologia de ensino se aproxima do IFSC. Bragança tem 34,5 mil habitantes e características estudantis.  Data do ano 1187, embora apenas em 1464 tenha sido elevada à categoria de cidade. Cheguei dia 7 de março 2023, ainda pouco tempo para mais relatos.

Vou comemorar meus 63 anos aqui em Bragança – Portugal no mês de abril de 2023.

Quero agradecer à minha esposa Vera, meu filho Rômulo e minha filha Nathália pelo incentivo. Também agradeço ao professor Juliano Gomes, coordenador do curso gestão ambiental e professora Telma Pires Pacheco Amorim, chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, ambos do Câmpus Garopaba, pelo apoio técnico. Um agradecimento em especial à professora Maria Conceição do IPB pela acolhida.

“Somos curiosos e a busca por saciar nossa sede de conhecimentos nos transporta por vastas distâncias” (Paulo Nussenzveig- Físico – Coluna Ciência e Cientistas- Jornal da USP. 17/07/2019)

BLOG DOS INTERCAMBISTAS