O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudantes do Câmpus Gaspar são medalhistas da Olimpíada Brasileira de Neurociências 

ESPECIAL Data de Publicação: 22 abr 2024 18:06 Data de Atualização: 22 abr 2024 18:08

Dois estudantes do Câmpus Gaspar estão entre os três finalistas da etapa local da Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN). João Victor Bacca, da quarta fase do técnico em Química, ficou com a segunda colocação e Alessandra Maria Vieira Custódio, também da quarta fase do técnico em Química, ficou com o terceiro lugar. Além deles, a estudante do técnico em Química Vitória Cardoso de Moura Pereira se classificou para a etapa nacional que será realizada em 9 de junho.
 
Na primeira etapa da OBN, os estudantes precisaram responder quatro provas em que foram abordadas questões referentes à anatomia, à fisiologia e a casos clínicos. “As aulas de Química me ajudaram muito a responder questões que envolviam, por exemplo, compostos iônicos, e as aulas de biologia também me ajudaram nas questões de anatomia. Essa é uma área que eu gosto, porque quero fazer medicina e ser neurocirurgião”, explica o estudante João Bacca, medalhista de prata.
  
Os estudantes do Câmpus Gaspar inscritos na OBN participaram de um curso promovido pela organização local em que puderam conhecer um pouco mais das neurociências antes de participar da Olimpíada. “Foi com o curso que eu me interessei pela área e comecei a estudar, fiz alguns resumos da matéria e mapas mentais para me organizar. As perguntas eram expostas no telão e nós tínhamos dois minutos para responder cada uma delas, quando as 10 questões fossem respondidas, ficávamos 10 minutos livres para comer ou tomar um café e depois voltávamos para a próxima parte da prova, eu achei isso um diferencial importante para eu conseguir a terceira colocação, pois consegui aproveitar desse tempo para pensar em como estava me saindo e me acalmando para as próximas etapas”, explica a estudante Alessandra Custódio.

A OBN é uma competição de neurociência para estudantes do ensino básico que busca motivar os jovens a aprenderem sobre as ciências que estudam o sistema nervoso e despertar vocações nas áreas de ciências humanas, tecnológicas e biológicas que estudam ou interagem com as neurociências. 

 
 

ESPECIAL CÂMPUS GASPAR

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.