O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Diploma digital é o padrão no IFSC: veja como obter o seu

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 26 mai 2022 17:59 Data de Atualização: 31 mai 2022 18:55

Você concluiu algum curso no IFSC ou precisa de uma certificação intermediária? Atendendo a normativas do Ministério da Educação (MEC), o IFSC adotou a emissão de documentos digitais como padrão.

Quem pode solicitar?

Estudantes de graduação podem solicitar o diploma a partir da data de colação de grau, para os cursos de graduação, ou a partir da solicitação em que o estudante concluiu o curso antes da vigência da Portaria MEC 1.09/2018, e não teve a primeira via emitida.

Para alunos que concluíram cursos de idiomas, qualificação profissional, técnicos e pós-graduação, e no caso de necessidade de certificados intermediários.

Como solicitar?

A solicitação de diplomas e certificados digitais deve ser feita junto ao Registro Acadêmico (RA) do câmpus onde se formou. Alguns câmpus já disponibilizam um formulário para este fim em seus sites, na página Registro Acadêmico, no menu Estudantes. Acesse os sites dos câmpus para obter a informação. 

É necessário que o e-mail do formando esteja atualizado no sistema acadêmico para evitar perda do documento quando do envio do certificado ou diploma por e-mail.

Outros casos de emissão de diploma

Por padrão, o IFSC só fornece diplomas e certificados digitais. Contudo, o fornecimento de diploma impresso poderá ser feito em casos específicos, quando a Instituição para o qual o egresso enviou o diploma não aceitar o formato do documento digital. Se isso acontecer, o estudante deverá encaminhar a solicitação ao RA do seu câmpus, para que formalize este processo junto à Diretoria de Estatística e Informações Acadêmicas (Deia).

O prazo para fornecimento do diploma impresso é de 30 dias, prorrogável por mais 30 dias. Nesse documento, a assinatura é a tradicional.

solicitação de segunda via dos documentos deve ser feita diretamente aos Registros Acadêmicos dos câmpus.

A solicitação de certificados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) têm legislação específica. Veja no portal do IFSC como proceder.

Entenda a Assinatura Digital

Os diplomas e certificados do IFSC são assinados com a assinatura digital, qualificada e com valor legal, utilizando o sistema de assinaturas próprio do IFSC ou do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O reitor e o dirigente de ensino assinam os diplomas de graduação (bacharelado, engenharia, licenciatura ou superior de tecnologia) e pós-graduação (especialização e mestrado). Os demais certificados (cursos técnicos e qualificação profissional) são assinados pelo dirigente de ensino e pelo diretor-geral do câmpus. 

Para entender melhor a emissão de diplomas digitais, quanto o sistema de assinaturas, consulte a Instrução Normativa (IN) 07/2022.

O MEC emitiu portaria determinando que todos os documentos referentes à vida acadêmica dos estudantes seja digitalizado. Saiba mais no site do MEC.

INSTITUCIONAL NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.