O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícia Aberta

Aplicações Aninhadas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Estudantes e servidores podem participar da 2ª fase das Olimpíadas de Matemática

EVENTOS Data de Publicação: 27 out 2020 12:59 Data de Atualização: 27 out 2020 13:06

Entre os dias 20 e 22 de novembro será realizada a segunda fase das Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) que este ano, em função da pandemia, terá um formato diferenciado. Ao invés de realizar uma prova, como costuma acontecer, o evento será um encontro on-line, com a participação de alunos e professores, para a realização de palestras, minicursos, oficinas, mostras de jogos e dinâmicas e atividades culturais. 

Também haverá a cerimônia de entrega das premiações aos vencedores da Olimpíada, que realizaram as provas na primeira fase, em 25 de outubro. Os alunos serão ranqueados conforme suas notas e serão concedidos certificados em formato digital referentes à premiação de medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa.

A inscrição no evento é gratuita e aberta a comunidade. Clique aqui para se inscrever

Sobre a OMIF

A 1ª fase da III Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais - OMIF 2020 foi realizada no dia 25 de outubro com a realização de uma prova que teve a participação de cerca de 5350 alunos, de 285 câmpus da rede. A prova continha 15 questões que foram elaboradas por professores da Rede Federal.

Essa foi uma edição histórica porque pela primeira vez, desde o início da Olimpíada em 2017, o evento foi realizado totalmente on-line, com apoio de professores-coordenadores cadastrados como responsáveis por cada câmpus em todo o Brasil. Com o tema “A Matemática está em tudo”, as questões de matemática da prova também foram abordadas da perspectiva de outras áreas do conhecimento tais como exatas, natureza, humanas e linguagens. 

Anualmente a olimpíada possui duas fases mas, exclusivamente nesta edição, devido a pandemia, foi realizada apenas uma prova. Segundo um dos idealizadores e organizador da Olimpíada, professor Renato Machado Pereira,  "muitas adaptações foram necessárias para estabelecer uma OMIF 2020 dentro do cenário atual (pandemia de Covid-19). Construímos, então, uma olimpíada completamente remota, mas que carregasse em si características do projeto inicial, e que pudesse ser acessível para todos os estudantes do país".

-> Mais informações no site das Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais.

EVENTOS NEWS

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Leia Mais.