Documentação de Estágio

Veja quais são os principais documentos e orientações para estágio

Tutoriais do SIGAA Central de Estágios:

Tutorial Docente

Tutorial Estudante

 

Declaração de atividade avaliativa

Este documento é utilizado para redução de carga horário do estágio em dias de avaliação. 

 

Termo de Realização de Estágio (TRE)

Por ocasião do desligamento do estagiário, a concedente deve entregar termo de realização do estágio com indicação resumida das atividades desenvolvidas, dos períodos e da avaliação de desempenho, conforme Art. 9º, V da lei 11.788/2008. 

 

Relatório de Visita Técnica (Professor da Àrea)

De acordo o Artigo 7º - II, da lei 11.788/2008 – cabe a Instituição de ensino avaliar as instalações da parte concedente do estágio e sua adequação à formação cultural e profissional do educando. Em cumprimento a legislação em vigor disponibilizamos aos Professores orientadores de estágio esse documento para auxiliá-los na fiscalização das unidades concedente e dos educandos.

 

Plano de Estágio

É um documento formal anexo ao Termo de Compromisso, que relata os objetivos e as atividades a serem realizadas pelo estagiário.

O Plano de Estágio deverá conter as informações completas sobre o Supervisor do Estágio na Instituição Concedente, do aluno estagiário e de suas atividades a serem executadas durante vigência do período de estágio.

Deverá ser impresso em 2 (duas) vias e entregue no Setor de estágio. 

 

Relatório Final de Estágio

Este é o modelo do relatório de estágio obrigatório (faz parte da grade curricular do curso).  Este relatório deverá ser apresentado ao final do estágio e será avaliado pela Escola e, após aprovado, será expedido o diploma de técnico. 

 

Requerimento de Validação de Atividades

A validação da atividade profissional como estágio obrigatório poderá ser concedida pela Escola, quando o aluno possuir nos Cursos Superiores de Tecnologia tempo Mínimo de 1 (um) ano de experiência comprovado na sua área de formação. Para os Cursos Técnicos Profissionalizantes, o tempo mínimo de é 3 (três) meses de experiência comprovada na sua área de formação, para carga horária de estágio até 200 horas, e tempo mínimo de 6 (seis) meses, para carga horária superior a 200 horas de estágio.

Este é um modelo que deve ser utilizado pelo aluno para comprovar a experiência profissional entregue ao Setor de Estágio e, após, será analisado pelo Coordenaria de Estágio da Área.   

 

Relatório Final para Validação de Atividades

Após aprovação do processo de validação das atividades profissionais como estágio, o aluno deverá fazer um relatório final conforme modelo e entregue em até 60 dias. 

 

Termo Aditivo de Estágio

É um documento formal, vinculado ao Termo de Compromisso, que visa alterar as cláusulas acordadas, tais como: prorrogação do período, alteração da carga horária e/ou do valor da bolsa educacional etc.


A empresa deve utilizar o termo aditivo para autorizar ao aluno/estagiário a permanecer no estágio por um período inferior a um semestre. Caso a empresa necessite que o aluno permaneça no estágio, “em prorrogação”, por um período igual ou superior a um semestre, recomendamos nova contratação através do termo de compromisso.

Esclarecemos que, junto ao termo de compromisso e ao termo aditivo, que prorroga o período do estágio, devem ser entregues 3 (três) vias do plano de estágio, assinadas pelo aluno/estagiário e pelo supervisor de estágio na empresa. 

 

Termo de Compromisso de Estágio

O Estágio será precedido da celebração do Termo de Compromisso entre estudante e a entidade concedente, com interveniência do IFSC, o qual preverá as condições de sua realização e sua duração, que não poderá ser superior a 2 (dois) anos, exceto quando tratar de aprendiz portador de deficiência.

O termo de compromisso com o programa de atividades deverá ser devidamente preenchido e assinado pela empresa e estagiário, devendo ser encaminhado para o Setor de Estágios  por e-mail juntamente com a cópia da apólice de seguros, para que sejam tomadas as providências para aprovação do estágio.

Este documento estará sujeito à aprovação do programa das atividades pelo coordenador de área do respectivo curso. O estágio somente poderá ser iniciado após aprovação e assinatura de todas as partes.

O prazo para avaliação da documentação é de 10 dias após entrega junto à Coordenação de Estágio. A aprovação do termo de compromisso seguirá o trâmite interno conforme fluxograma. 

 

Declaração para a Concedente

 

Termo de Rescisão de Estágio

A rescisão de estágio significa o desligamento do estagiário antes da data de término estabelecida no contrato de estágio. Este documento se faz necessário quando o estágio é interrompido antes da data estabelecida no termo de compromisso.


O documento de rescisão deverá ser:

  • preenchido pela empresa ou estagiário;
  • enviado ao setor de estágio da instituição de ensino;
  • preenchido em 3 (três) vias e entregue no Setor de estágio.