Assistência Estudantil

Assistência Estudantil

Selecione abaixo um tema específico ou role a página para ver todas as respostas

1 - Quais ações de assistência estudantil são oferecidas aos estudantes do IFSC

2 - O que é o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)

1 - Quais ações de assistência estudantil são oferecidas aos estudantes do IFSC

Quais são as ações da Assistência Estudantil do IFSC?

A política de Assistência Estudantil prevê:

Todas as informações podem ser conferidas em nosso site, na área da Assistência Estudantil -> https://www.ifsc.edu.br/assistencia-estudantil

O que é PAEVS?

PAEVS é a sigla para Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social. É por meio dele que o IFSC disponibiliza auxílio financeiro para contribuir no atendimento às necessidades de estudantes em vulnerabilidade social, visando a sua permanência e êxito acadêmico.

Veja outras dúvidas sobre o PAEVS em https://www.ifsc.edu.br/perguntas-frequentes-paevs

Quais são os auxílios do PAEVS e quem pode acessar?

Por meio do Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (PAEVS), o estudante do IFSC pode acessar diversos auxílios financeiros para sua permanência no curso. Veja abaixo quais são eles e quais os critérios para participar dos editais:

  • Auxílio Permanência: é destinado a estudantes matriculados em cursos presenciais, com renda bruta familiar por pessoa de até 2 salários mínimos e IVS válido (clique aqui para entender o que é o IVS).
  • Auxílio Compulsório: é destinado a estudantes inscritos no Cadúnico, os matriculados em cursos Proeja e os matriculados em cursos que façam parte de ações voltadas a públicos estratégicos.
  • Auxílio Ingressante Cotista: é destinado a estudantes que entraram no IFSC por meio da cota de escola pública, com renda familiar por pessoa inferior a 1,5 salário mínimo, matriculados em curso presencial.
  • Auxílio Emergencial: de caráter eventual, destina-se a estudantes matriculados em curso presencial, em situação financeira adversa e não previsível que impossibilite a permanência no curso.

Veja como solicitar cada um deles e outras informações nos editais do PAEVS

Veja outras dúvidas sobre o PAEVS clicando aqui

O IFSC fornece algum tipo de auxílio financeiro para estudantes de outras cidades?

Sim, o IFSC realiza pagamento de auxílio-moradia para estudantes de outras cidades, mas somente para aprovados em cursos de graduação. Os interessados devem participar do edital para solicitação do auxílio. Veja mais informações em https://www.ifsc.edu.br/editais-moradia

O IFSC oferece alimentação aos seus estudantes?

Sim, o IFSC oferece Alimentação Escolar aos estudantes no horário dos intervalos das aulas. Normalmente são oferecidas frutas e biscoitos.

Os contatos das comissões locais de Alimentação Escolar estão disponíveis em https://www.ifsc.edu.br/alimentacao-estudantil

Veja outras dúvidas sobre a Alimentação Estudantil em https://www.ifsc.edu.br/perguntas-frequentes-alimentacao-estudantil

Voltar para o início ↑

2 - O que é o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)

O que é o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)?

É um índice que caracteriza a situação de vulnerabilidade social do estudante, calculado com base na renda familiar e em agravantes sociais, e que pode ser usado como critério de acesso em programas de assistência estudantil e/ou editais destinados aos estudantes do IFSC.

Em caso de dúvidas sobre como proceder para solicitar seu IVS, a Coordenadoria Pedagógica do câmpus onde o estudante tem matrícula pode ajudar. Clique aqui para ver os contatos no seu câmpus.

Veja outras dúvidas sobre o IVS em https://www.ifsc.edu.br/perguntas-frequentes-ivs

Quem pode solicitar o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)?

Estudantes com renda familiar por pessoa de até 2 salários mínimos em situação de vulnerabilidade social que comprometa a sua condição de permanência e êxito no curso.

Voltar para o início ↑

Voltar ao Top

Voltar ao Topo