15 anos dos Institutos Federais são comemorados em Brasília

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 08 dez 2023 15:19 Data de Atualização: 02 jan 2024 09:40

Em continuidade à agenda comemorativa dos 15 anos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados pela Lei n. 11.892/2008, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), participou de sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem à criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual os IFs fazem parte. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 7 de dezembro, no Plenário da Câmara.

 A iniciativa foi proposta pelos deputados federais Maria do Rosário (PT-RS), Reginaldo Veras (PV-DF) e Reginaldo Lopes (PT-MG). Na ocasião, o MEC foi representado pelo secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira. Ele recordou a história do ensino profissional desde Nilo Peçanha em 1909 — criador das Escolas de Aprendizes Artífices, destinadas ao ensino profissional primário e gratuito. Em sua fala, passou pela criação dos Institutos Federais em 2008, pelas expansões da Rede Federal, até os dias atuais.

Para apoiar e fortalecer os Institutos Federais, Getúlio Marques considerou crucial garantir recursos adequados; investir na formação continuada de professores; fomentar pesquisa, inovação e internacionalização; promover inclusão e equidade; e, por fim, priorizar a educação profissional de nível médio. “Que os Institutos continuem a ser faróis de conhecimento, transformação e inclusão, impulsionando o desenvolvimento do nosso País, e que possamos iluminar o Brasil com pelo menos mil câmpus dos Institutos Federais”, desejou. Atualmente, os IFs são 680 unidades. 

 A presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitora do IF Sertão-PE, Maria Leopoldina Veras, destacou a importância da educação profissional como instituição de educação pública de qualidade que prepara os jovens para o mercado de trabalho. Também pontuou a importância da parceria tanto da sociedade como dos parlamentares para que os IFs continuem sendo porta de acesso à transformação do Brasil.  

-> Vídeo da transmissão

Já no dia 4 de dezembro, o MEC promoveu, no Auditório do Museu Nacional da República, em Brasília (DF), cerimônia em comemoração aos 15 anos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).

-> Confira a matéria completa no site do MEC.

O reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, esteve presente na solenidade da Câmara dos Deputados e no MEC. Confira o comentário do Reitor no Diálogos com a Gestão.

A diretora de Comunicação, Geisa Golin, participou do Encontro Nacional de Gestores de Comunicação da Rede Federal, que aconteceu paralelamente ao evento no MEC. Ela comenta como foi no Diálogos com a Gestão.

Conheça também a arte comemorativa dos 15 anos dos Institutos Federais.

INSTITUCIONAL