EXTENSÃO Data de Publicação: 18 jun 2025 15:39 Data de Atualização: 23 jun 2025 15:39
No último sábado (15), a cidade de Brusque foi palco de mais uma importante ação cultural promovida pelo projeto "Ação de Formação e Mobilização: Resistência Cultural", do Projeto Agentes Territoriais de Cultura, do qual o IFSC faz parte como atual coordenador.
A atividade realizada em Brusque foi liderada pela agente territorial Jaqueline Jorge. O encontro aconteceu no Ponto de Cultura de Brusque, reunindo diversos integrantes do Comitê de Cultura, artistas regionais e representantes de comunidades tradicionais.
Com o objetivo de promover ações formativas, rodas de conversa, exposições e o comércio de artesanato das Aldeias da região imediata, a ação reforçou a importância da articulação entre diferentes setores da cultura e o fortalecimento dos conhecimentos tradicionais. O formato em roda de conversa possibilitou a troca direta de experiências, saberes e estratégias para o desenvolvimento cultural local.
Pela manhã, a conversa foi conduzida pelo coordenador metodológico Fernando Scherer, representante do Comitê de Cultura, que abordou temas centrais das políticas culturais do município, fomentando debates e reflexões sobre os desafios e possibilidades para o setor.
No período da tarde, a assessora de Projetos e Parcerias, Catarina Kinas, também representante do Comitê, deu continuidade às atividades, discutindo o papel do portfólio artístico como ferramenta de representação profissional, oferecendo orientações práticas sobre como estruturar a própria trajetória e identidade no campo artístico. Dinâmicas interativas enriqueceram a experiência, tornando a atividade acessível e potente para todos os participantes.
A ação em Brusque integra um conjunto de iniciativas que vêm se espalhando por todo o estado de Santa Catarina, por meio da atuação dos Agentes Territoriais de Cultura, mobilizados pelo Ministério da Cultura, destaca a assessora da Pró-Reitoria de Extensão do IFSC, Grasiela Lúcia de Pinho, atual coordenadora do Projeto Agentes Territoriais de Cultura.